3 maneiras de emagrecer com as alcachofras

A alcachofra é um complemento ideal para perder peso. Ela é rica em fibras, nos permite digerir melhor as gorduras e as sintetiza para facilitar a sua eliminação.
3 maneiras de emagrecer com as alcachofras

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

Todos sabem o quanto custa perder aqueles quilinhos a mais. Precisamos passar fome? Claro que não. O segredo é comer melhor e mudar certos hábitos em nossa vida. E, além do mais, podemos inclusive desfrutar daquilo que comemos e emagrecer com as alcachofras.

Descubra aqui com a gente 3 modos de emagrecer com este alimento.

Emagrecer com as alcachofras é possível

perder-peso

Podemos considerar a alcachofra como uma das melhores plantas com propriedades medicinais para a nossa saúde e nossa beleza.

É um dos alimentos mais depurativos que existem, tem a capacidade de acelerar nosso metabolismo e é um excelente diurético.

Cabe destacar que, com frequência, diz-se que a alcachofra atua como um “queima gorduras”, mesmo que não seja completamente verdadeiro.

O que a alcachofra realmente faz é melhorar a digestão das gorduras, ou melhor ainda, ela não as digere, as “transforma” para facilitar sua eliminação.

Outra informação importante é que para perder peso, não devemos nos limitar a consumir unicamente alcachofras durante duas ou três semanas.

Ainda que elas apresentem uma grande quantidade de fibras, numerosos minerais como o fósforo, ferro, magnésio, cálcio, potássio e a excelente vitamina B1, temos que consumi-la junto com outros alimentos.

Consumir a alcachofra é um complemento ideal para perder peso. Sempre que estivermos em uma dieta com pouca gordura e açúcares, este vegetal melhorará as digestões, depurará, drenará e evitará a retenção de líquidos graças à cinarina, que também estimula a produção da bile.

A alcachofra é realmente muito saudável e recomendada para dietas de emagrecimento.

Que tal aprender 3 receitas com a alcachofra para perder aqueles quilos extras? Vamos lá?

1. Opção 1 para emagrecer com as alcachofras

Ingredientes

  • 1 alcachofra cozida, que esteja macia.
  • 2 rodelas de abacaxi.
  • 4 amêndoas.
  • O suco de meio limão.
  • Um copo da água de cozimento da alcachofra.

Modo de preparo

Muito fácil. Talvez esta combinação de ingredientes tenha surpreendido você, mas temos certeza de que esta receita é tão saborosa quanto saudável e efetiva no emagrecimento.

O abacaxi é uma fruta mais do que apropriada para depurar e perder gordura, e ao ser combinada com um pouco de limão e com a alcachofra, potencia o efeito.

As amêndoas trazem o magnésio, excelente para prover energia e cuidar dos ossos e músculos. Para começar o preparo, cozinhe as alcachofras. Assim que estiverem macias, retire-as, mas preserve a água.

Agora coloque os ingredientes no liquidificador, misture a alcachofra com o abacaxi e as amêndoas até obter um suco fino e agradável.

Depois, adicione o suco de meio limão e um copo da água de cozimento da alcachofra até a mistura ficar bem homogênea. Delicioso, não? Ideal para ser tomado pelas manhãs.

licuados-para-bajar-de-peso1-500x293

Opção 2 para emagrecer com as alcachofras: chá

Ingredientes

  • 2 alcachofras
  • Meio litro de água
  • O suco de um limão

Modo de preparo

Este é o modo mais clássico de perder peso com a alcachofra: utilizar a água do seu cozimento. Muito fácil de ser feito.

Primeiro, cozinhe as alcachofras com água até amolecerem; pode usar a água resultante para beber ao longo do dia e preparar a alcachofra com um pouco de azeite de oliva e vinagre de maçã para comê-la no jantar, você já sabe que é delicioso.

Misture a água da alcachofra obtida com o suco de meio limão, para depois tomar uma xícara pequena meia hora antes das refeições.

E lembre-se, de acordo com os especialistas e diversos estudos, como o publicado no The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, se consumirmos pelo menos meio litro de água fria por dia, aceleramos o metabolismo em até 30%, com isso queimamos mais calorias naturalmente.

Por isso, o melhor é colocar a água da alcachofra na geladeira por alguns minutos antes de consumi-la. Muito fácil!

Tratamiento-natural-de-una-infeccion

3. Opção 3 para emagrecer com as alcachofras

Ingredientes

  • Uma alcachofra cozida.
  • A água de cozimento da alcachofra, meio copo.
  • Uma pitada de pimenta-caiena.
  • Uma pitada de gengibre.

Modo de preparo

Este remédio é fantástico e deve ser tomado pelo menos 3 vezes na semana durante o jantar. Pense que, por exemplo, a pimenta é o acelerador do metabolismo mais efetivo que pode ser encontrado, e combinada com o gengibre e a alcachofra, transforma-se em um suco único e muito efetivo na perda de peso.

Primeiramente, cozinhe a alcachofra. Reserve ambas as coisas, tanto a água quanto o vegetal. Agora faça a infusão, basta meio copo de água com a pitada de pimenta e gengibre. Deixe que a mistura ferva e depois repouse.

Pronto! O último passo é fácil: com o liquidificador, misture todos os ingredientes (a alcachofra, meio copo de água de cozimento e a infusão de pimenta e gengibre), até obter uma consistência homogênea.

O sabor deste suco é peculiar, mas se tomado pelo menos duas ou três vezes na semana durante o jantar, será maravilhoso para perder peso.

Pode interessar a você...

Combata o colesterol com esta receita com alcachofra
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Combata o colesterol com esta receita com alcachofra

Descubra neste artigo uma receita com alcachofra para reduzir os níveis altos de colesterol no sangue. Fique ligado e cuide de sua sapude cardiovascular!



  • Alonso, M. R., Spagnuolo, M. A., Rubio, M., & Ferraro, G. (2007). Comprimidos comerciales con extracto de alcachofa en el mercado farmacéutico Argentino: Comparación de los perfiles de disolución y valoración de cinarina y ácido clorogénico por HPLC. Latin American Journal of Pharmacy26(3), 399–403.
  • Cortes Mejía, H. D., Díaz Díaz, A., Mejía Sierra, C., & Mesa Monsalve, J. G. (2003). Trastornos de la alimentación: su prevalencia y principales factores de riesgo – estudiantes universitarias de primer y segundo año. Revista CES Medicina17(1), 33–45. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.15381/anales.v71i3.93
  • Sandoval, G. L., Fernandez, R. J. ., Terraes, J. C. 2, & Revidatti, F. A. 2. (2004). Efectos de la suplementación con extracto de alcachofa (Cynara scolimus L.) y cloruro de colina sobre algunas variables bioquímicas en pollos. InVet6(1), 12. Retrieved from http://wb.fvet.uba.ar/publicaciones/archivos/ant/volumen6art3.pdf