Incríveis benefícios do vinagre de maçã

· 11 de novembro de 2013
Desfrutar de uma salada com vinagre de maçã é sempre bom, pois além de ser um produto agradável ao paladar, também apresenta grandes propriedades que beneficiam a saúde.

Desfrutar de uma salada com vinagre de maçã é sempre bom. Pois além de ser um produto agradável ao paladar, também apresenta grandes propriedades que beneficiam a saúde.

As propriedades do vinagre de sidra de maçã

O vinagre de sidra de maçã não apenas é um produto apreciado na gastronomia devido ao seu sabor. Ele também previne alguns problemas de saúde e melhora o funcionamento do organismo em geral. Por ser um produto ácido, ele é excelente para limpar e regenerar o organismo.

É rico em substâncias nutritivas

Este alimento contém uma boa quantidade de substâncias nutritivas, como vitaminas, ácidos essenciais, enzimas, pectinas, celulose e minerais; além disso, possui muito potássio e micro minerais como cálcio, magnésio, ferro, fósforo, flúor, boro e silício.

A pectina, que se encontra em grandes quantidades no vinagre de sidra, é excelente para regular os níveis de açúcar e colesterol presentes no organismo. A celulose é importante para manter a saúde do intestino. O vinagre de sidra ajuda também a renovar as reservas de minerais de modo constante.

Também recomendamos a leitura: Combata o colesterol com esta receita com alcachofra

Se consumido diariamente, ele te proporciona cálcio para os ossos e potássio para os músculos, bem como estabiliza o metabolismo. O vinagre de sidra também é conhecido como o “elixir da juventude”, já que tem a capacidade de ajudar o corpo a se manter jovem.

vinagre-maca1

Benefícios do vinagre de maçã

Melhora o funcionamento do trânsito intestinal

O vinagre de maçã é bom trânsito intestinal, evitando dessa maneira a prisão de ventre, regenera a flora intestinal, eliminando a toxinas e reduz algumas dores reumáticas. Ele é diurético, ajudando no processo de perda de peso.

Ajuda a aliviar a menopausa

O hábito de consumir o vinagre com regularidade pode ser muito benéfico para as mulheres que estão na menopausa, pois ajuda a controlar os calores, a fraqueza e o cansaço repentino, os nervos e o estresse, mal estares que são típicos desta etapa pela qual todas as mulheres devem passar. Felizmente com produtos como esse, os sintomas se tornam muito mais toleráveis.

Este vinagre também pode acabar com os resfriados, gripe, inflamações bucais, dores de garganta, cáries e hipertensão.

Também recomendamos a leitura: Mistura de gengibre e azeite de oliva para acalmar a dor

Alivia dores

O vinagre também é ideal para aliviar as dores de cabeça, especialmente as enxaquecas. Com essa finalidade, adicione três colheres de sopa do vinagre em meio litro de água fervendo e em seguida inale o vapor.

Pode aliviar dores musculares com compressas na parte afetada, e igualmente podemos utilizar as compressas para curar a urticária, eczemas e queimaduras leves provocadas pelo sol, para este último se pode aplicar compressas de água com o vinagre, mas a temperatura ambiente ou fria.

vinagre-maca3

Com todos os benefícios que o vinagre de sidra apresenta, devemos levar em conta que é um produto que jamais deve faltar em nossa casa, seja utilizando na salada ou em carnes para realçar o sabor, ou para realizar os tratamentos que nos ajudarão a estar por mais tempo em perfeito estado de saúde.

O vinagre de sidra de maçã é um produto natural, por isso os benefícios que traz para as pessoas que o consomem são muito importantes. Recomenda-se incorporar a sua dieta o quanto antes, pois assim poderá desfrutar de todas as qualidades tanto terapêuticas como nutritivas.