Quais são as melhores maneiras de agir para tratar queimaduras?

· 25 de agosto de 2013
É preciso saber como tratar queimaduras, pois são acidentes muito frequentes. Costumam acontecer principalmente quando estamos cozinhando ou passando roupa.

Queimaduras são acidentes muito frequentes. Costumam acontecer principalmente enquanto estamos cozinhando, manipulando o forno ou passando roupa. De fato, esses são os acidentes domésticos mais comuns. Por isso, se torna de extrema importância saber como tratar queimaduras.

Mediante esse tipo de acidente muitas pessoas creem que apenas expor a região afetada a muita água fria será mais que suficiente para tratar a ferida. Porém, não é assim que funciona. Para tratar queimaduras, é importante saber a gravidade do problema, se a queimadura só afetou a pele ou a tecidos mais internos, articulações ou tendões.

Mas, se você já passou pela situação de sofrer queimaduras leves e não soube como lidar com elas de imediato, te daremos agora dicas sobre como proceder nesses casos mais simples, de forma rápida, efetiva e menos dolorosa.

Recomendamos também a leitura: Atenuar os hematomas com 5 soluções naturais

Métodos para tratar queimaduras

queimaduras

– Esfriar a zona afetada. Primeiramente, depois de sofrer a queimadura, o que se deve fazer é aplicar água fria imediatamente. Dessa forma a região afetada se resfriará, o que ajudará a estancar o avanço do ferimento. A primeira coisa que deve-se fazer é ir direto à cozinha. Em seguida, deixe que o jato d’água da torneira caia sobre a queimadura durante alguns minutos.

– Cobrir o ferimento. Uma vez resfriado é necessário cobrir o ferimento com um pedaço de papel ou plástico leve e transparente. Dessa forma, fazemos com que a ferida não se infecte nem piore, já que está protegida.

– Usar mel. Existe o preconceito de que a água ou o gelo são as melhores opções para “curar” a região afetada, mas isso está longe da realidade. O melhor para que a pele se recupere é usar mel, sim, isso mesmo, dessa maneira a epiderme se hidratará e se isolará de agentes externos como micróbios ou luz solar, que podem piorar o quadro.

Não se esqueça de ler: Controlar o colesterol alto: os 5 melhores remédios caseiros

– Se a queimadura for química, então o melhor a fazer é recorrer a um médico. Queimaduras mais graves não devem ser tocadas sem conhecimento exato do que se faz. O indicado é tomar um ibuprofeno para aliviar a dor até que seja atendido por um médico.

Definitivamente, cada queimadura é um mundo, e dependendo de como foi adquirida e da gravidade da mesma (1º, 2º ou 3º graus) haverão formas diferentes de atuar sobre ela. As mais leves podem ser tratadas diretamente em casa e em poucos dias desaparecerão completamente.

Siviero Do Vale, E. C. (2005). Primeiro atendimento em queimaduras: A abordagem do dermatologista. Anais Brasileiros de Dermatologia. https://doi.org/10.1590/S0365-05962005000100003 Castro, A. C. (2016). Primeiros Socorros. Teaching. https://doi.org/10.1016/S0378-4290(97)00091-9