Atenuar os hematomas com 5 soluções naturais

· 19 de novembro de 2018
Desde que não apresentem complicações, existem alguns remédios caseiros e ingredientes naturais que podem ajudar a atenuar os hematomas, e inclusive evitar o seu aparecimento quando aplicados a tempo.

Em questão de segundos podemos sofrer um golpe em um braço ou perna, que mais tarde se transformará em uma mancha roxa. Continue lendo para saber como atenuar os hematomas.

Os hematomas não são mais do que manchas que aparecem em nosso corpo por um golpe, queda, ou contusão, que causam uma pequena ruptura nos minúsculos vasos sanguíneos.

Esses sinais podem adquirir diferentes cores e tonalidades. Mais comumente tornam-se violetas no começo devido à quantidade de sangue que permanece nos tecidos, e com o passar do tempo começam a desaparecer.

O tempo de recuperação dessa área da pele sempre dependerá das estruturas danificadas ou do golpe.

Características dos hematomas

Características dos hematomas

Existem enfermidades que fazem com que os hematomas apareçam mais facilmente sem nenhuma contusão. No entanto, isso geralmente acontece em enfermidades com patologias mais graves.

A falta de vitaminas também pode nos tornar mais propensos a contusões: qualquer pancada deixaria uma pele marcada, por isso é muito importante manter uma boa dieta.

Remédios caseiros para atenuar os hematomas

Se seus hematomas costumam ser muito evidentes, pode recuperar a condição de sua pele com os seguintes remédios que indicaremos abaixo. Existem técnicas muito eficazes para atenuar essas manchas e melhorar a sua aparência.

1. Bife ou filé para atenuar os hematomas

Certamente você já viu isso em muitos filmes ou séries de televisão. É uma imagem cômica mas, ao mesmo tempo, é um remédio muito antigo e respeitado.

Esse bife ou filé ajuda na absorção da marca, que mais tarde teremos em nosso corpo. É altamente recomendável não esperar que a contusão apareça, mas aplicar imediatamente o pedaço de carne fria, para que não fique uma marca ainda maior.

2. Cubos de gelo

Devemos ter um cuidado especial quando optarmos por esse método. Não podemos colocar o cubo de gelo diretamente sobre a pele, pois ela ficaria irritada, ou se queimaria.

Se tivermos uma ferida aberta, o gelo não deve ser aplicado. No entanto, se o que temos é um hematoma, podemos adicionar alguns cubos em um pano limpo ou um saco, e depois apoiá-lo sobre a ferida para diminuir o inchaço.

Sabia?  8 benefícios de consumir uma colher de sopa de vinagre de maçã por dia

3. Vinagre de maçã

Como sempre comentamos, o vinagre de maçã é um superalimento que nos ajuda a manter o bom funcionamento do nosso organismo.

  • Dilua um pouco de vinagre em água fria.
  • Com um algodão, aplique sobre a área. Você verá como o vinagre ajudará o sangue a circular melhor, e a contusão desaparecerá gradualmente.

4. Sal e limão

O limão também nos ajuda a melhorar a aparência da nossa pele, em caso de hematomas ou contusões.

  • Para fazer este tratamento caseiro, coloque o suco de limão espremido na hora em um pano, com um pouco de sal.
  • Aplique sobre o hematoma, e deixe por 30 minutos.

5. Raios solares e massagens

Raios solares e massagens para atenuar os hematomas

Os raios do sol ou a luz solar podem ser muito benéficos quando se trata de atenuar os hematomas. Os raios ultravioleta quebram a bilirrubina que o hematoma causa, deixando aquela cor amarelada tão característica.

  • Se, além disso, você massagear a área com cuidado e atenção, ajudará esse sangue a se distribuir e melhorará a aparência da sua pele.

Leia este artigo: 8 usos medicinais do Vick Vaporub que muitos ainda não conhecem

Dicas para tratar e atenuar os hematomas

A seguir nós lhes diremos quais são as melhores dicas e métodos que você deve usar, quando leva uma boa pancada nas pernas ou braços.

  • Levante a área afetada pelo trauma, para ajudar a aliviar a dor e a pressão no momento da contusão.
  • Aplique frio rapidamente: isso aliviará você e ajudará a desinchar.
  • Mantenha a área em repouso, isto é, se você bateu na batata da perna, evite ficar em pé por longos períodos de tempo.
  • O ideal é evitar os golpes e não chegar a ter hematomas. Para fazer isso, você deve proteger o seu corpo com roupas apropriadas em todos os momentos. No caso das crianças, você deve ensiná-las a serem cuidadosas quando brincarem. Não devem subir em locais perigosos, ou dar chutes e golpes sem controle.
  • Se o golpe foi forte, você pode tomar um analgésico para acalmar a dor.
  • Não é recomendado tomar aspirina quando se tem dor, porque a aspirina pode aumentar o fluxo sanguíneo.
  • Aumente o consumo de vitamina C para que as contusões desapareçam mais facilmente.
  • Se você tiver uma contusão, dê tempo e atenção para observar sua evolução. Se, mesmo com isso, sua aparência não melhorar ou piorar, você deve ir à emergência ou ao médico para conhecer a causa.
  • No caso de o hematoma se localizar na área dos olhos e afetar nossa visão, devemos ir ao médico para uma avaliação completa.

Não se esqueça de cuidar dos hematomas para evitar complicações

Às vezes não levamos os hematomas muito a sério, e os vejamos como a coisa mais normal do mundo quando caímos. No entanto temos que saber como tratá-los e curá-los da melhor maneira possível, para que não causem grandes problemas. Tome nota dos nossos conselhos acima, e coloque-os em prática na próxima vez que você precisar.