10 deficiências de vitaminas comuns e suas soluções

· 6 de abril de 2018
É provável que não relacionemos, mas tanto a incidência de espigas nas unhas como o aparecimento de caspa podem ser devidos a uma falta de vitaminas, por isso é bom revisar nossa alimentação

Sofre com acne ou mau hálito? Muitos problemas de saúde que acreditamos serem comuns são causados por deficiência de vitaminas que podemos encontrar de forma natural em certos alimentos.

1. Acne

A acne é um problema bastante comum que se caracteriza pela presença de seborreia, cravos e espinhas na pele do rosto e corpo. Seu aparecimento é bastante comum durante a adolescência, mas se a acne não desaparece ou reaparece anos depois da adolescência pode ser causada por uma deficiência de vitaminas A, B2, B6, C e D.

Estas vitaminas afetam diretamente o bom funcionamento dos hormônios. Entre os alimentos que devem ser consumidos estão os aspargos, abacate, cítricos, pimentão e cenoura.

2. Mau hálito

Mau hálito é umsinal de deficiências de vitamina

Uma das deficiências de vitaminas mais comuns é a de vitamina B, principalmente entre os vegetarianos.

Esta vitamina é vital para ter uma boa digestão e, quando falta, pode reduzir a quantidade de enzimas que combatem as bactérias da boca e do trato digestivo.

Os nutricionistas indicam que com 50 mg de niacina por dia poderemos evitar o mau hálito. Os alimentos recomendados são: frango, peixe, tomate, grãos integrais e champignons, entre outros.

3. Lábios rachados

Os lábios são um órgão externo do corpo que não costuma apresentar graves problemas de deficiências de vitaminas.

Biologicamente, os lábios requerem mais atenção e cuidado durante o inverno. Isso se deve ao fato da pele gerar certos óleos naturais que fornecem a umidade necessária, mas com o clima frio, esta umidade se perde.

Os lábios rachados são evitados com vitamina E, que age como um poderoso antioxidante. Os melhores produtos para obter este nutriente são os óleos: óleo de gérmen de trigo, óleo de amêndoas, óleo de girassol, azeite de oliva, etc.

4. Caspa

Caspa é um sinal de deficiências de vitamina

A caspa se origina quando existe excesso de células mortas no couro cabeludo. Todos temos uma quantidade normal de células mortas, mas se existir um excesso, existe um problema.

As principais causas da caspa são a dermatite seborreica, excesso de xampu, psoríase, fungos, deficiências de vitaminas B, zinco e magnésio. 

Os alimentos recomendados são: mostarda, amêndoas, chocolate amargo, cordeiro e vegetais de folha verde.

5. Espigas nas unhas

Provavelmente você percebeu que nos meses de inverno você apresentou um aumento das espigas nos dedos.

Isso se deve ao fato do clima frio ressecar consideravelmente a pele. Este efeito aumenta com certos químicos corrosivos ou a imersão constante das mãos na água.

As deficiências de vitaminas que geram este problema são solucionadas consumindo proteínas, ácido fólico e vitamina C.

6. Pele ressecada

Pele ressecada é um sinal de deficiências de vitamina

Milhões de pessoas estão buscando uma alternativa para manter uma pele que pareça mais suave e hidratada. Temos que lembrar que pode ser uma característica própria da pessoa causada por genética.

Caso você veja que este seja um problema que apareceu faz pouco tempo, o que você está consciente de que sua dieta não é muito variada, talvez tenha deficiência de vitaminas e consuma pouca água.

Se esta for sua situação, procure incluir alimentos ricos em vitamina A e C que reestruturarão sua pele.

7. Pé de atleta

As vitaminas D2 e D3 são necessárias para o correto cuidado da pele. Sua deficiência pode propiciar o aparecimento de diversas doenças como o pé de atleta.

Estas duas vitaminas requerem cálcio para sua correta absorção. É necessário consumir 10 microgramas de vitamina D por dia, mas a maioria somente consome a metade ou menos.

8. Icterícia

Icteríciapor deficiências de vitamina

Este problema deixa as zonas brancas dos olhos e da pele de coloração amarela por causa do excesso de bilirrubina. Esta substância se acumula quando o fígado não trabalha de forma natural e aparece esta coloração.

A icterícia pode aparecer em qualquer idade e suas causas são doenças do sangue, síndromes genéticas, hepatite, infecções e certos medicamentos. As deficiências de vitaminas que a provocam incluem A, C, E, B12 e B6.

9. Palidez

A pigmentação da pele se deve à presença de melanina que depende de diversos fatores genéticos, da quantidade de tempo que nos expomos à luz solar…

Também existem deficiências de vitaminas que podem afetar negativamente a cor da pele.

A vitamina C ajuda a produzir colágeno e a falta desta vitamina gera uma palidez extrema, danos na pele e vasos sanguíneos e até perda dos dentes. Basta consumir 80 miligramas desta vitamina por dia.

A falta de ácido fólico ou vitamina B9 também pode fazer com que a pele perca pigmentação. Esta vitamina é vital na produção de energia e das células vermelhas do sangue.

Quando não consumimos vitamina B9 suficiente estamos em risco de sofrer anemia, outra situação que nos provoca palidez. Devemos consumir um total de 400 microgramas de vitamina por dia.

10. Problemas de vista

Mulher com problema na vista por causa da deficiência de vitamina

As vitaminas antioxidantes (A, C, E e os beta-carotenos) junto com as do complexo B, são muito importantes para nossa saúde ocular.

Inclusive uma mínima deficiência de vitamina A pode causar cansaço ocular, sensibilidade à luz, secura e maiores chances de contrair infecção ocular.

Quando as deficiências são severas, pode ter presença de úlceras, problemas na córnea e cegueira, no pior dos casos. A vitamina A é essencial para melhorar a visão noturna.

As deficiências de vitaminas do complexo B geram sensibilidade à luz, paralisia dos músculos do olho, sensação de ardência e lacrimejo excessivo.