28 dicas de autocuidado e beleza para mulheres

A beleza é um direito de todas as mulheres, e não precisa ser cara ou complicada. Confira as nossas dicas simples de autocuidado.
28 dicas de autocuidado e beleza para mulheres

Última atualização: 17 Dezembro, 2021

Gostar da própria aparência é sentir-se bem; sentir-se bem é gostar da própria aparência. Os autocuidado e a beleza andam de mãos dadas. Você projeta o que é e o que tem por dentro.

Essa não é apenas uma questão de estética, mas de saúde e bem-estar tanto físico como emocional. Além disso não podemos cuidar dos outros se não soubermos cuidar de nós mesmas.

O autocuidado é uma necessidade. E não precisa ser algo apenas para as estrelas de cinema ou divas da música. Esse é um direito de todas as mulheres.

O que significa autocuidado?

O autocuidado pode ser definido, segundo Dorothea Orem, como uma atividade voltada para nós mesmas com o objetivo de alcançar o bem-estar. Mas quando falamos em autocuidado, transcendemos o campo da saúde. Ele engloba tudo o que está relacionado ao físico, mental, emocional e até espiritual.

O cuidado pessoal exige a capacidade de observar, analisar e avaliar a si mesma em diferentes facetas. Nem todas essas atitudes precisam ser realizadas pela própria pessoa; de fato, o cuidado pessoal envolve a atuação de profissionais de diversas áreas.

Embora obviamente a maior parte da responsabilidade recai sobre a própria pessoa. Portanto, é necessário investir tempo, esforço e recursos para alcançar o bem-estar. Isso não é um desperdício nem uma alteração excessiva na rotina. Existem maneiras de cuidar de si mesmo e se sentir bem com o mínimo de gasto de tempo e dinheiro.

Dicas de autocuidado e beleza

Na realidade, quase todas as questões de saúde também são de beleza, e vice-versa. Por isso as dicas que mostraremos a seguir foram pensadas para que você se sinta bem por dentro e tenha uma boa aparência por fora.

1. Maquiagem

A maquiagem te deixa linda. Com ela você transmite a aparência de uma pessoa bem cuidada, e não desarrumada ou desleixada. Além disso, ela ajuda a destacar seus melhores traços e ocultar os detalhes que não te favorecem.

Além disso, use os produtos certos para o seu tipo de pele. Se você não quer causar dano ao seu rosto passe a maquiagem de forma correta, evitando os excessos. Lembre-se de que o exagero é um dos maus hábitos que provocam envelhecimento.

2. A base não é a base

A base da maquiagem deve ser usada apenas para cobrir algumas imperfeições e alcançar um tom uniforme. Se você exagera, seu rosto e maquiagem parecerão pouco naturais, a pele não poderá transpirar e envelhecerá mais rápido.

3. Sempre remova a maquiagem

Sempre tire a maquiagem, todas as noites. Nunca vá dormir com ela, nem mesmo se você estiver na casa de outra pessoa e não quiser ser vista com a pele natural. Lembre-se de que a melhor maneira de fazer isso é usando lenços demaquilantes.

Sempre remover a maquiagem é um conselho de autocuidado e beleza..
É muito importante tirar a maquiagem sempre, todas as noites. Desta forma, os efeitos adversos na pele são evitados.

4. Validade da maquiagem

Tanto os utensílios de maquiagem quanto os produtos cosméticos têm uma vida útil. De vez em quando, é necessário substituí-los. Isso acontece em média após 6 meses após a fabricação.

Depois disso, eles não serão mais tão eficazes, e podem até provocar danos. Segundo estudos, produtos cosméticos vencidos apresentam contaminação por microrganismos patogênicos.

5. Limpe os utensílios

Você deve limpar os utensílios que usa para se maquiar (como pincéis e similares) a cada 15 dias aproximadamente. Não se esqueça de que bactérias e células mortas de pele podem se acumular.

6. Lave ou limpe o rosto

O aconselhável é usar não é apenas água e sabão para o rosto, mas sim um limpador suave. Lavar o rosto muitas vezes afeta a barreira lipídica natural. Além disso, os limpadores são mais eficazes na remoção de pó e resíduos de maquiagem.

7. Pele lisa

Se você deseja ter uma pele lisa, use sabonetes ou géis de banho à base de produtos naturais, como aveia, aloe vera, coco, amêndoas ou azeite de oliva. Embora cada um tenha suas propriedades, esses produtos naturais trazem muitos benefícios.

8. A sua pele se alimenta

Lembre-se também de nutrir a sua pele. Inclua cenoura, espinafre, agrião, acelga, cebola, pepino, abacate, nozes, toranja e chá verde à sua dieta. Você pode usar suplementos de vitamina C como suplemento.

9. Livre-se das células mortas

Utilize um esfoliante periodicamente para remover as células mortas que se acumulam no estrato córneo, promovendo assim o processo de renovação da pele. Existem esfoliantes caseiros e naturais que você mesma pode fazer.

10. Proteção solar

Os danos que o sol pode produzir na pele, tanto do ponto de vista de saúde quanto em relação à estética, são amplamente estudados e descritos: queimaduras, irritações, fotoenvelhecimento, fotocarcinogênese. Portanto, é muito importante usar protetor solar.

11. Umectação

Não importa se você tem a pele seca, normal ou oleosa, aplique uma loção corporal imediatamente após o banho. Isso manterá a umidade por mais tempo. Se essa umidade se perde, a pele se torna áspera e dura, e as rugas são acentuadas. Você pode hidratar a pele com produtos naturais.

12. Hidratação

Por falar em hidratação, é importante esclarecer o que você pode fazer externamente, com cremes hidratantes. Mas é aconselhável tomar pelo menos 2 litros de água por dia.

Ao manter o organismo hidratado você não apenas perceberá uma aparência mais saudável da sua pele, mas também se sentirá melhor e com mais energia. Além disso, a hidratação evita danos aos rins e reduz inflamações.

13. Segredos para um cabelo sedoso

Inclua na sua dieta alimentos ricos em ômega 3, proteínas e antioxidantes, assim como vitamina C (cítricos) e outras vitaminas (vegetais, oleaginosas). Você pode tomar um suplemento de biotina para o seu cabelo.

14. As suas mãos falam

Não estamos nos referindo apenas a gestos ou ênfases, mas dizendo que a pele das mãos e o aspecto das unhas revelam muito sobre você, e precisam de atenção. Use hidratantes especiais e não exagere na limpeza. Lixe as unhas e use esmaltes de boa qualidade.

15. Sua postura também é importante

Além de ser esteticamente desagradável, uma postura curvada provoca problemas de saúde, desde dores nas costas, pescoço e cabeça até fadiga e problemas respiratórios. Manter o corpo reto evita esses problemas e transmite confiança.

16. A beleza entra pela boca

Tudo o que você come te afeta, para o bem ou para o mal. Portanto, escolha sempre os alimentos mais saudáveis. Os efeitos serão perceptíveis na pele, gordura acumulada e estado geral de saúde.

17. Cuidado com as gorduras trans

Coma menos alimentos com gorduras trans, também chamadas de gorduras hidrogenadas. Elas aumentam os níveis de colesterol ruim, obstruem as artérias e aumentam o risco de doenças coronárias.

Além disso, as gorduras saturadas se acumulam no organismo no abdome, glúteos e coxas. Portanto, elas não são boas para o seu autocuidado ou para a sua beleza.

18. Um doce amargo

Um alto nível de consumo de açúcar pode se traduzir em diversos problemas de saúde. Aqui podemos citar cáries, acne, sobrepeso, predisposição ao diabetes e aumento no risco de hipertensão.

19. Não existem vícios saudáveis

O álcool danifica o fígado, está associado à obesidade e afeta o cérebro. Fumar aumenta o risco de câncer de pulmão e mancha os dentes. Se você quer bons conselhos de autocuidado e beleza, evite todos os vícios.

20. Desintoxicação

Consuma produtos naturais para ajudar a eliminar as toxinas acumuladas no corpo de forma periódica. Existem várias opções, a de preparo mais simples é a água de pepino com água de limão.

Continue lendo sobre o assunto aqui: 3 vitaminas desintoxicantes para aumentar a vitalidade

21. A curva mais bonita

A mais bela curva de uma mulher é o sorriso, disse um poeta. Sorria ao acordar, mesmo que não haja ninguém por perto. Assim você sempre manterá uma boa atitude perante a vida.

22. Para um sorriso perfeito

É claro que para um sorriso largo e confiante é preciso cuidar da saúde dos dentes. Escove-os bem após cada refeição, use fio dental e enxágue.

23. Pratique exercícios

Não negligencie o seu corpo. Uma rotina de exercícios moderados, até mesmo de meia hora por dia, é vital para o autocuidado. Os benefícios da atividade física são inúmeros, em relação à saúde e à beleza.

24. O segredo da bela adormecida

Não existe produto de beleza que se iguale ao efeito restaurador do sono no corpo, pele e rosto. Descanse o máximo que puder, ou pelo tempo que o seu corpo precisar.

25. Dê presentes a si mesma

Sempre que puder, faça algo de que gosta, que te agrade ou que ame. Dê a si mesma um presente: um banho de espuma ou uma visita a um spa.

Um banho de espuma para o autocuidado e beleza.
Um banho de espuma para um momento de relaxamento pode ser uma boa forma de presentear a si mesma.

26. Nada deve te perturbar

Os cuidados pessoais não são apenas físicos; você também deve estar atenta ao lado emocional. Manter a calma e a serenidade é algo que necessário para o seu autocuidado e beleza. Nada enruga tanto o rosto quanto as preocupações excessivas.

Quando você se sentir inquieta, angustiada ou com medo, tente meditar. Pesquisas mostram evidências sobre a utilidade da yoga para a saúde das pessoas.

27. Inimigos do autocuidado

Expectativas muito altas ou muito baixas, autoexigência excessiva, querer dar conta de tudo, ser autossuficiente e superprotetora com os filhos. Livre-se de tudo isso. Essas atitudes não acrescentam nada à sua vida.

28. Cuide da sua autoestima

Se não existe autoestima, não há autocuidado que ajude. Tudo o que você tentar começar irá fracassar se você pensar que não terá sucesso. É difícil para uma pessoa com baixa autoestima se preocupar até mesmo com seus modos e aparência.

Por isso essa é a última dica, mas também a primeira. Ame a si mesma incondicionalmente. Você vale muito e sabe disso.

Beleza e autocuidado não são um luxo

Podemos dizer que os cuidados pessoais e a beleza começam de dentro e irradiam para fora, e não o contrário. A maquiagem pode te ajudar, mas não cura uma alma que está em sofrimento.

Por outro lado, se cuidando por dentro, com bons hábitos, uma alimentação equilibrada, pensamentos positivos e uma vida saudável em geral, você verá que gastará cada vez menos com tratamentos de beleza.

Com o tempo você descobrirá que, se algo vale a pena, é você mesma. Você estará consigo por toda a sua vida. E, de fato, investir no autocuidado é melhor do que investir na cura de uma doença que poderia ter sido evitada.

Pode interessar a você...
5 tipos de exercícios que melhoram a qualidade de vida
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 tipos de exercícios que melhoram a qualidade de vida

Existem alguns tipos de exercícios que melhoram a qualidade de vida sem que você perceba. Falamos sobre eles neste artigo. Confira!



  • Gattoronchieri, V. La postura correcta. México: De Vecchi, 2016.
  • Méndez V, M. Riesgo de infecciones dermatológicas por la mala higienización de brochas utilizadas en procedimientos de maquillaje realizados por maquillistas en la ciudad de Guatemala. [Tesis de grado.] Guatemala: Universidad Galileo, 2019. URL disponible en: http://biblioteca.galileo.edu/tesario/handle/123456789/787
  • Nadinic J, Bandoni A, Martino V, Ferraro G. Fitocosmética: Fitoingredientes y otros productos naturales. Buenos Aires: Eudeba, 2015.
  • Pérez E, Montalván B, Ruiz M. Una postura correcta garantiza elevados niveles de salud. Universidad&Ciencia. 2019; 8: 742-751.
  • Ruiz M, Mora G, Gómez D. Asociación del consumo de alcohol y tabaco con la obesidad en adultos de Cartagena de Indias, Colombia. Salud Barranquilla. 2018;  34(1): 109-111.
  • Vázquez E, Calderón Z, Arias J, et al. Sedentarismo, alimentación, obesidad, consumo de alcohol y tabaco como factores de riesgo para el desarrollo de diabetes tipo 2. JNNPR. 2019; 1o(4): 1011-1021.