Envelhecimento da pele, por que ocorre?

9 de dezembro de 2019
O envelhecimento da pele é caracterizado principalmente por ressecamento, rugas e maior refinamento da pele.

O envelhecimento da pele é algo que assusta especialmente as mulheres. Quem não gostaria de manter a pele macia e jovem para sempre? No entanto, embora possamos desacelerar um pouco, sabemos que é um processo inevitável. Mas sabemos por que isso acontece?

A pele é o maior órgão do corpo humano. Está em constante renovação e em relação com o resto dos órgãos. Serve para proteger o corpo de agressões físicas, químicas ou infecções. Além disso, permite transmitir e trocar informações entre o corpo e o exterior.

Mas é inegável que a pele também cumpre uma função estética muito importante. Neste artigo explicamos por que o envelhecimento da pele ocorre.

Sinais do envelhecimento da pele

O envelhecimento da pele começa a se manifestar a partir dos 25 anos. A princípio aparecem linhas finas que, com o tempo, se tornam rugas. A pele pouco a pouco vai perdendo volume e densidade. Torna-se mais pálida e translúcida, além de flácida.

Por outro lado, manchas podem aparecer em áreas expostas ao sol. Elas são comuns no rosto, no dorso da mão e nas costas, onde a pele também costuma perder elasticidade. Da mesma forma, os vasos sanguíneos da derme se tornam mais frágeis e, por isso pequenas áreas de sangramento aparecem sob a pele.

As glândulas sebáceas são responsáveis ​​pela produção de substâncias que mantêm a hidratação. Com o envelhecimento da pele essas glândulas diminuem seu desempenho. Por isso, a pele fica mais seca e tende a coçar.

O mesmo acontece com as glândulas sudoríparas. Do mesmo modo que as sebáceas, elas reduzem o seu rendimento. O suor ajuda a manter a temperatura corporal. Quando este diminui, o risco de sofre uma hipertermia aumenta (que é um aumento acentuado da temperatura corporal).

Conheça os: 5 remédios caseiros para aliviar queimaduras solares imediatamente

Por que a pele envelhece?

O envelhecimento da pele ocorre por diferentes razões. Com o tempo, a pele produz menos proteína, como o colágeno, que é o que lhe permite desempenhar adequadamente sua função. Existem inúmeros fatores que influenciam isso; alguns são evitáveis ​​e controláveis.

Os fatores evitáveis ​​são aqueles que conhecemos e que podemos reduzir. Por exemplo, falta de sono ou estresse, que altera os hormônios envolvidos na renovação da pele. Não hidratar-se adequadamente também influencia a saúde da pele.

A exposição ao sol acelera intensamente o envelhecimento. O sol danifica os mecanismos que permitem que a pele se renove. Ou seja, altera a produção de colágeno e elastina. Da mesma forma, uma dieta inadequada também altera essas proteínas, tornando a pele menos jovem.

No entanto, existem fatores que estão além do nosso alcance. Em primeiro lugar encontramos a genética, que tem um peso importante. A raça e o tipo de pele com a qual nascemos também determinam, em parte, o envelhecimento.

Por exemplo, a pele clara e sensível tende a desenvolver rugas mais cedo. Por outro lado, os asiáticos tendem a mostrar um tom pouco uniforme e menos rugas. Além disso, a pele seca, que mencionamos anteriormente, também é influenciada pela genética.

Fases do envelhecimento da pele

Você pode gostar de: 6 alterações que você deve fazer em sua dieta para cuidar da pele

Como podemos prevenir o envelhecimento da pele?

Não há solução definitiva para isso. Embora não possamos pará-lo, podemos atrasar esse processo. Para fazer isso, basta levar um estilo de vida saudável. O exercício físico moderado é um antioxidante, pois reduz os radicais livres que também influenciam no envelhecimento da pele.

Uma boa dieta, sem deficiências, ajuda a pele a ter os nutrientes necessários para que a pele se renove. Da mesma forma, é muito importante se manter adequadamente hidratado. De igual modo, deve-se evitar o estresse e tentar não levar uma vida muito rápido.

No entanto, o mais importante é reduzir a exposição excessiva ao sol. O sol é o pior inimigo da pele, pois acelera bastante o seu envelhecimento. Não basta apenas usar filtros solares, a melhor maneira de reduzir os danos causados ​​pela radiação é evitar o banho de sol.

Concluindo

O envelhecimento da pele é um processo que não podemos evitar. No entanto, manter um cuidado adequado pode nos ajudar a freá-lo. Tente dar uma atenção especial à sua pele, e você verá os resultados!

 

  • EL ENVEJECIMIENTO CUTANEO | Instituto Gerontológico. (n.d.). Retrieved July 6, 2019, from http://www.igerontologico.com/salud/dermatologia-salud/envejecimiento-cutaneo-6402.htm
  • Eucerin: Envejecimiento de la piel | Envejecimiento de la piel en general. (n.d.). Retrieved July 6, 2019, from https://www.eucerin.es/problemas-de-la-piel/piel-envejecida/envejecimiento-de-la-piel-en-general
  • 8 factores que aceleran el envejecimiento | El Comercio. (n.d.). Retrieved July 6, 2019, from https://www.elcomercio.com/tendencias/factores-aceleran-envejecimiento.html
  • ¿Qué envejece nuestra piel y cómo lo evitamos? (n.d.). Retrieved July 6, 2019, from https://www.lavanguardia.com/vivo/20180502/443169050683/que-envejece-piel-como-evitamos.html