8 alimentos e plantas para evitar o aparecimento precoce de rugas

Você sabia que o consumo de peixes gordurosos, além de ajudar na regulação do colesterol, pode ajudar a promover a regeneração celular? Acredita-se que também pode ajudar a interromper o dano oxidativo no sistema.
8 alimentos e plantas para evitar o aparecimento precoce de rugas

Última atualização: 02 Dezembro, 2021

Por questões biológicas, a pele sofre uma série de transformações com o passar dos anos e, em algum momento da vida, todos teremos que aceitar os chamados “sinais da idade”. Porém, o aparecimento precoce das rugas pode estar nas mãos de qualquer pessoa.

Os hábitos de vida, os cuidados estéticos ou alimentares, entre outros, influenciam diretamente na preservação da beleza e da juventude. Nesse sentido, existe uma série de alimentos e plantas cujas propriedades são benéficas na prevenção das rugas precoces.

Evite o aparecimento precoce de rugas com esses alimentos

1. Peixe

Peixe

Peixes azuis são um excelente alimento para consumir com freqüência na dieta regular. Segundo o resumo deste estudo, eles contêm proteínas e ácidos graxos essenciais que participam ativamente da regeneração celular, interrompendo os danos oxidativos e os processos inflamatórios que afetam a pele.

Os mais recomendados são:

  • O salmão.
  • O atum.
  • Sardinhas.
  • Cavalinha.
  • O bacalhau.

2. Aloe vera

No que diz respeito aos cuidados com a pele, o gel contido na planta de aloe vera é um dos ingredientes mais completos e benéficos.

É rico em água, antioxidantes e nutrientes essenciais que revertem os danos causados pelos radicais livres, reduzindo seu impacto negativo na pele e atenuando as alterações.

Sua aplicação direta na pele é eficaz para:

  • Aliviar queimaduras e ferimentos.
  • Hidratar a pele seca.
  • Prevenir e reduzir as rugas.
  • Combater as estrias.
  • Acalmar a vermelhidão e a irritação.
  • Atenuar as manchas.

3. Azeite de oliva

Azeite, o mais saudavel

As gorduras que compõem esse óleo vegetal são classificadas como saudáveis, pois têm efeitos positivos no organismo e proporcionam uma variedade de benefícios muito saudáveis quando consumidas com equilíbrio, de acordo com este estudo.

Agora, até o momento, não há evidências científicas que comprovem que  seu uso tópico atue no tratamento contra rugas, ou previna o seu aparecimento.

O que se sabe é que seu consumo é muito mais saudável que o de outros óleos, e isso se deve às suas características por atuar como hidratante e antioxidante.

Acredita-se que pode ser útil para:

  • Hidratar o rosto, pescoço e decote.
  • Hidratar os lábios.
  • Remover a maquiagem e as impurezas.
  • Aliviar o ressecamento.

4. Ginkgo Biloba

Esta planta foi muito popular há alguns anos, porque se dizia que representava um suplemento alimentar para emagrecer e melhorar a saúde.

Agora, sabe-se que é útil na prevenção de rugas, pois contém bioflavonóides, substância que consegue bloquear a gênese do superóxido, um dos principais radicais livres derivados do oxigênio. Embora isto não tenha nenhum aval comprovado, acredita-se que ajudaria a reduzir o aparecimento de rugas precoces.

5. Mirtilos

Têm um sabor delicioso, acredita-se que possam prevenir distúrbios no trato urinário. Devido ao seu alto teor de nutrientes, eles têm o título de um dos alimentos mais saudáveis.

Seus principais benefícios são atribuídos às antocianinas, fitoquímicos que atuam como antioxidantes e que atuam dia e noite protegendo a pele contra os danos oxidativos.

Por outro lado, acredita-se que a sua ingestão e aplicação como máscara pode ser uma alternativa natural para combater a flacidez e as rugas que surgem prematuramente.

Embora não haja evidências científicas para apoiar isso, é atribuído a informações orais transmitidas na sabedoria popular.

6. Centella asiática

Fagulha

Esta erva, também conhecida como Gotu Kola, tem origem na China e na Índia.

A sabedoria popular acredita que seu uso na pele tem sido um dos grandes segredos da beleza e da juventude, pois concentra substâncias que promovem seu reparo natural. No entanto, isso também não tem respaldo científico.

Sua riqueza em antioxidantes e agentes anti-inflamatórios a torna um bom produto para o tratamento precoce de rugas, manchas, cicatrizes e outras doenças da pele.

7. Melão

Uma máscara de melão e, claro, seu consumo, é considerada um dos melhores tratamentos estéticos contra as rugas iniciais.

Esta fruta rica em água contém vitamina C, vitamina A, betacaroteno e outros carotenóides que inibem os danos dos radicais livres, ao mesmo tempo que evitam os danos do sol e distúrbios como o ressecamento.

8. Rosa Mosqueta

Óleo de rosa mosqueta

A Rosa Mosqueta tem sido usada desde os tempos antigos em muitos sistemas alternativos de saúde devido às suas propriedades e benefícios.

Desta popular planta, para ser mais exato, da sua semente, se obtém um produto natural antirrugas que se destaca pelo seu aporte significativo de vitamina A, ácidos e antioxidantes que estimulam a reparação da pele.

Sua aplicação tópica previne rugas, mas também atua como remédio contra queimaduras e irritações.

Lembre-se!

Esses alimentos e plantas podem ser úteis na prevenção de rugas, desde que sejam apoiados por outros hábitos de vida saudáveis. Ou seja, as rugas não podem ser evitadas apenas usando essas alternativas.

Embora seus efeitos não sejam imediatamente perceptíveis, esses alimentos são sentidos quando ingeridos ou aplicados regularmente.

Por fim, nunca se esqueça de consultar um profissional, pelo menos uma vez por ano, para que possa receber orientações mais adequadas.

Pode interessar a você...
Quais são os diferentes tipos de rugas?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Quais são os diferentes tipos de rugas?

Existem vários tipos de rugas. Embora geralmente elas sejam semelhantes, o tratamento pode variar dependendo do fator que as causou.