7 hábitos para viver mais

Controlar o estresse e afastar os pensamentos negativos beneficiará nossa saúde mental e física. Além disso, nos ajudará a aumentar nossa expectativa de vida.
7 hábitos para viver mais

Última atualização: 17 Outubro, 2021

Você quer saber quais hábitos pode adotar para viver mais? A expectativa de vida e a idade máxima dos humanos aumentaram constantemente durante o século XX. No entanto, essa tendência vem desacelerando nas últimas décadas, ou seja, as chances de sobrevivência diminuem significativamente após 100 anos.

O novo estudo realizado por pesquisadores do Albert Einstein College of Medicine de Nova York (EUA) afirma que o limite de longevidade foi atingido e termina em 115 anos.

Embora seja verdade que a longevidade pode ser uma questão de sorte e genética, é claro que incorporar bons hábitos em nossa rotina é algo que tem muito a dizer sobre isso e que influenciará drasticamente a nossa expectativa de vida.

A seguir, abordaremos brevemente 7 dicas essenciais que podem contribuir para uma melhoria na nossa qualidade de vida. Nunca é tarde para adotar esses hábitos para viver mais.

Junte-se a nós!

Hábitos fundamentais para viver mais

1. Cuide da sua dieta

Manter uma boa dieta para viver mais

Não devemos cuidar da nossa dieta apenas para manter uma boa aparência, mas devemos fazê-lo conscientemente para nos mantermos saudáveis por dentro e por fora. A ingestão calórica diária adequada para cada um depende de múltiplos fatores que devem ser indicados por um profissional.

De acordo com especialistas neste campo, nem todo mundo está saudável o suficiente para jejuar. Portanto, dado que o jejum rigoroso pode ser prejudicial à saúde devido ao forte choque que acarreta em nosso organismo, a reeducação alimentar é a solução perfeita.

Lembre-se: Não há necessidade de submeter o corpo a dietas extremas e, acima de tudo, não devemos deixar de comer em hipótese alguma. Os nutricionistas nos aconselham a fazer 5 refeições por dia; portanto, não comer causaria um efeito negativo e prejudicial em nosso corpo.

2. Seja fisicamente ativo

Mulheres caminhando

Praticar esportes 2 ou 3 vezes por semana pode aumentar sua expectativa de vida em até 6 anos. De acordo com dados do estudo Copenhagen City Heart, exercícios moderados, como 1 ou 2 horas semanais de corrida, preservam um pouco do nosso vigor juvenil.

O fato de praticar esportes previne um grande número de doenças de vários tipos, como osteoporose, obesidade e problemas cardiovasculares.

Por isso, você tem um bom motivo para incorporar esse hábito à sua vida. Deixe o sedentarismo para trás e mova-se para viver mais.

3. Livre-se dos maus hábitos

Parar de fumar

Evite o cigarro, o álcool, o açúcar em excesso e tudo o que sabemos muito bem que faz mal ao nosso organismo. Só porque você não quer ver, não significa que seus pulmões não estejam carbonizados pelo alcatrão.

Preste uma atenção especial em incutir um estilo de vida saudável nas crianças e dar o exemplo. Além disso, se você tem mais de 50 anos, deve se repensar seriamente e eliminar pela raiz o que está prejudicando o seu corpo.

3. Ria e cultive pensamentos positivos

Pensamentos positivos

São muitas as pesquisas que reafirmam a ideia de que pessoas que mantêm uma atitude positiva em relação à vida e ao passar dos anos vivem mais do que aquelas que costumam fazer o contrário.

Embora seja perturbador que nossas atitudes negativas pesem tanto no número de anos que viveremos, é uma esperança que, trabalhando o nosso interior, possamos prolongar a longevidade.

4. Exercite sua mente todos os dias

Exercitar a sua mente

Precisamos exercitar nossas habilidades mentais todos os dias. Pare de se desculpar por falta de tempo: leia, faça palavras cruzadas, monte quebra-cabeças ou escreva, pois isso pode adicionar anos à sua vida.

Conscientize-se de que você não é uma máquina e reflita sobre os assuntos que o preocupam ou interessam você. A atividade mental nos torna capazes e habilidosos para enfrentar com eficácia a vida cotidiana, resolvendo problemas e mantendo o pensamento jovem.

5. Combata o estresse: respire e relaxe

Respirar profundamente

Não deixe a pressa te consumir e cuide desse ponto com atenção especial. O fato de controlar o estresse o ajudará a manter os demais hábitos que explicamos neste artigo.

Manter-se em paz tem vários benefícios psicofisiológicos, como regulação hormonal e equilíbrio metabólico cerebral e físico. Isso, é claro, resultará em benefícios importantes para a sua saúde e em um aumento na expectativa de vida.

6. Cuide da sua vida emocional

Saúde emocional: um dos hábitos para viver mais

Cuide dos seus entes queridos e mantenha-os por perto, pois a vida emocional é uma das mais importantes para nos manter neste mundo por mais tempo. Seja constante, consciente e cuidadoso ao lidar com os outros.

Isso o ajudará a se manter física e mentalmente ativo, além de fazer parte de uma rede de apoio social que sempre desempenhará funções essenciais para o seu bem-estar.

Se você tem um companheiro(a), cuide do seu relacionamento, incentive as trocas constantes e, é claro, não desista da sua vida sexual. Esse aspecto é especialmente importante, uma vez que tendemos a esquecê-lo demais com o passar dos anos. Estimule e explore todas as opções que seu corpo lhe oferece.

7. Durma o suficiente

Dormir bem para viver mais

Durma o suficiente e tente manter horários de sono regulares. Além disso, é importante que seu ritmo biológico esteja em sintonia com o ritmo da natureza; isto é, dormir à noite e permanecer acordado durante o dia.

Alguns de nós precisam de 8 horas de sono, outros de 9 e outros talvez de 7; não se preocupe se é muito ou pouco, durma o que precisar. Este é um dos hábitos revigorantes que vão ajudá-lo a viver mais.

Pode interessar a você...
4 bons hábitos que ajudam a aumentar a imunidade
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
4 bons hábitos que ajudam a aumentar a imunidade

Você precisa aumentar a imunidade? Durante as mudanças de estação ou em períodos de gripe, é importante manter hábitos que ajudam a fortalecer as d...