7 razões pelas quais as amizades são importantes

As amizades com as quais você se cerca no dia a dia são aquela família que você escolhe e que te encoraja e te ajuda a alcançar os seus objetivos.
7 razões pelas quais as amizades são importantes

Última atualização: 01 Agosto, 2021

Não há dúvida de que as amizades tornam a vida muito melhor. Elas ajudam você a sorrir, a levantar o ânimo quando você se sente triste e, sem dúvida, sempre farão com que uma noite na cidade ou uma tarde na praia seja muito mais interessante.

As amizades são boas por motivos que você provavelmente ignora. Na verdade, elas melhoram muito a sua resistência psicológica e física e fazem com que você tenha uma mente muito mais aguçada e pronta para o sucesso. Mas… quais outros benefícios elas oferecem?

7 razões pelas quais as amizades são importantes

1. Os amigos fazem com que você seja mais saudável

Com isso, não queremos dizer que você não precise fazer exercícios, se alimentar de forma saudável e adotar hábitos saudáveis para si mesmo, mas, além de tudo isso, você deve adicionar a essa lista o fato de socializar.

Cercar-se de bons amigos é uma forma importante de se manter saudável por toda a vida.

Amigos tomando uma cerveja no bar

Talvez isso não seja algo com que você deva se surpreender; afinal, os humanos sempre estiveram ligados ao trabalho em equipe para sobreviver e prosperar. É algo que fazemos há milhões de anos, mas não custa lembrar.

Pessoas de todas as idades que não têm fortes ligações com outras pessoas tendem a ter pressão alta, um maior risco de obesidade abdominal e maiores níveis de risco quando se trata de doenças cardíacas, câncer e artrite.

2. As amizades ajudam você a viver mais

Independentemente da sua idade, se você estiver cercado de bons amigos e familiares, suas chances de morrer por qualquer motivo são reduzidas em 50%.

Vista de outro ponto de vista, a solidão pode ser um assassino silencioso que leva a maus hábitos, como fumar, comer demais ou não praticar exercícios.

Quando você está vinculado a um grupo ou é responsável por outros, é mais provável que você cuide de si mesmo e evite riscos desnecessários.

3. Quando você fica doente, os laços sociais reduzem o risco de piorar

Da mesma forma que as amizades são muito influentes quando se trata de prevenir doenças, elas também aumentam suas chances de sobreviver a uma doença que ameaça a vida.

Na verdade, de acordo com um estudo, as mulheres diagnosticadas com câncer de mama em estágio inicial que não tinham laços sociais próximos tinham uma chance 34% maior de morrer.

O mesmo se aplica a outras doenças potencialmente fatais, como ataques cardíacos, doenças renais e muito mais.

4. A socialização melhora a qualidade do sono

Quanto mais próximo você estiver de outras pessoas, melhores serão suas horas de sono.

Pessoas que se sentem socialmente isoladas ou excluídas geralmente têm problemas para dormir, são mais inquietas na cama e dormem em intervalos de sono rasos.

Na verdade, quanto maior a escala de solidão, as pessoas costumam experimentar um aumento de até 8% na agitação durante as horas de sono.

Isso acontece porque nosso instinto primitivo nos faz descansar melhor quando nos sentimos seguros com o relacionamento que temos com os outros.

5. As amizades aumentam a capacidade intelectual

Passar um tempo com seus amigos, mesmo por 10 minutos, melhora o funcionamento do cérebro e a capacidade de resolver problemas.

Razões pelas quais você não tem amigos

Além disso, quando você para de compartilhar tempo com seus amigos, causa danos ao seu cérebro. Isso pode até acelerar o declínio cognitivo que vem com o envelhecimento.

Idosos que não têm apoio social tendem a ter uma maior probabilidade de desenvolver demência do que aqueles que são socialmente ativos, devido ao sentimento de isolamento.

6. Os amigos melhoram a resistência emocional

Compartilhar as coisas boas e ruins que acontecem com seus amigos ajuda a aumentar seu bem-estar psicológico, permitindo que você navegue melhor pelos altos e baixos da vida.

Isso reduz o estresse, melhora os sentimentos de otimismo e diminui as chances de doença mental.

A comunicação com os amigos proporciona um sentimento de pertencimento e, sem dúvida, aumenta os seus níveis de segurança e autoestima.

Isso, por sua vez, fortalece sua força psicológica e amortece as respostas que seu corpo tem para a angústia que certas emoções podem produzir. Isso ocorre porque os vínculos geralmente reduzem os efeitos neuroquímicos negativos do estresse crônico.

7. Um círculo social forte  ajuda você a atingir objetivos

As amizades podem ajudar a perder alguns quilos e a conseguir a promoção no emprego que você tanto deseja.

Cercar-se de amigos que o apoiam e que têm objetivos semelhantes aos seus pode tornar mais fácil o seu caminho para atingir as suas metas. Isso não ocorre apenas pelo fato de eles torcerem por você. Os seres humanos imitam aqueles que os rodeiam e são influenciados por hábitos e preferências de um grupo social.

Por esse motivo, é importante que você se cerque de pessoas que tenham a mesma determinação que você para atingir determinados objetivos. Assim, vocês podem se apoiar no caminho para o sucesso.

Valorize as amizades que realmente importam para você

Não é fácil encontrar amigos verdadeiros. Portanto, valorize os que você tem e dê a eles a importância que merecem.

Pode interessar a você...
Os efeitos benéficos de ter amigos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Os efeitos benéficos de ter amigos

Para aproveitar os efeitos benéficos da amizade não é necessário ter muitos amigos. O importante é que o laço que os una seja forte.