As 14 melhores formas de utilizar limão na saúde e na beleza

04 Fevereiro, 2019
Graças às suas múltiplas propriedades, o limão pode nos ajudar tanto de forma tópica quando interna. Seu rico teor de vitaminas e minerais o torna um aliado perfeito para a saúde.

O limão é um fruto cítrico muito popular em todo o mundo. Dele são conhecidas diferentes variedades e muitas receitas onde são aproveitadas suas particularidades, inclusive seu sabor ácido.

Durante muitos anos o limão tem sido parte fundamental da gastronomia, já que, por ser tão versátil, pode ser combinado com muitos outros ingredientes e sabores.

Além disso, há séculos são conhecidas as valiosas propriedades do limão, as quais trazem para o organismo e para a beleza incríveis benefícios.

Por ser um alimento consumido quase todos os dias e que não é muito caro, todos deveriam conhecer pelo menos uma parte de suas aplicações.

Por isso, neste artigo decidimos compartilhar as formas mais comuns de aproveitar o limão na vida diária, tanto para a saúde quanto para questões de beleza.

1. O limão fortalece o sistema imunológico

sistema-imunologico

Um dos nutrientes que mais se destacam no limão é o seu alto conteúdo de vitamina C.

Somado a isso, temos o rico teor de vitaminas B e E, minerais como o potássio, cálcio, magnésio, cobre, fósforo, zinco, ferro e magnésio, que tornam o limão um alimento poderoso para aumentar a resposta imunológica do corpo e prevenir doenças.

2. Manchas da pele

A vitamina C é um poderoso antioxidante que contribui para evitar o fotoenvelhecimento provocado pelo sol. Além disso, a vitamina E deste cítrico estimula a produção de colágeno para facilitar a eliminação de manchas.

Não se esqueça de ler: Remédios caseiros para as manchas e as sardas

3. Combate a hipertensão

Seu alto aporte de potássio e mínimas quantidades de sódio criam um equilíbrio adequado para eliminar os líquidos que ficam retidos no corpo e que estão associados à hipertensão.

4. Clareia as unhas

limao-clarear-unhas

Devido as suas vitaminas e minerais, este cítrico pode ajudar a fortalecer as unhas e, ao mesmo tempo, reduzir o tom amarelado que elas podem apresentar.

5. Facilita a digestão

Tem propriedades digestivas que aumentam a saliva e a produção de sucos gástricos para uma correta digestão dos alimentos.

Seu leve efeito alcalino combate a acidez de todo o organismo, apoia a eliminação de substâncias tóxicas acumuladas no corpo e previne a prisão de ventre.

6. Elimina a oleosidade do cabelo

Sem afetar os óleos naturais do cabelo, o limão regula o pH do couro cabeludo para eliminar o excesso de gordura e prevenir problemas como a caspa.

Poucas gotas de limão já apresentam vitaminas B, A e C que dão mais brilho e vitalidade ao cabelo.

7. Combate a acne

O limão tem propriedades adstringentes e antibacterianas que combatem a acne, já que reduzem o excesso de gordura, combatem as bactérias e limpam a profundidade dos poros.

Quando for aplicado na pele com esta ou qualquer outra finalidade, deve-se evitar a posterior exposição ao sol porque pode provocar manchas.

8. Esfolia a pele

esfoliante-limao

Por sua capacidade de limpar a pele profundamente, o limão combinado com ingredientes como o sal e o azeite de oliva pode servir como um esfoliante natural.

Basta preparar uma mistura com estes três ingredientes e aplicar com suaves massagens circulares para facilitar a eliminação de células mortas.

9. Metaboliza as gorduras

Os ácidos e nutrientes que o limão contém ajudam a oxidar e eliminar as gorduras, incluindo aquela que “gruda” nas paredes arteriais e impede o bom funcionamento do coração.

10. Neutraliza maus cheiros

O ácido cítrico e o forte aroma do limão proporcionam uma ação desodorante que, ao ser aplicada na pele, pode controlar os maus odores corporais.

11. Desintoxica o organismo

O suco de limão diluído em um xícara de água morna apoia o processo de desintoxicação do corpo que é realizado pelos órgãos depurativos.

12. Diminui as varizes

varizes

Por ajudar a melhorar a circulação sanguínea, o limão é um ingrediente natural que contribui para reduzir a aparição de varizes. Uma forma especial de potenciar seus efeitos é preparando uma mistura de seu suco com dentes de alho triturados e azeite de oliva.

13. Melhora a saúde ocular

Sua concentração de compostos antioxidantes melhora a saúde ocular, prevenindo doenças degenerativas como a perda da visão e as cataratas.

Conheça: Prevenção e tratamento natural da catarata

14. Suaviza cotovelos e joelhos

A pele que recobre estas duas partes do corpo é mais grossa e tende a se ressecar com mais facilidade.

Para eliminar as células mortas e proporcionar uma hidratação, prepare uma mistura de limão, azeite de oliva e açúcar e utilize-a para esfoliar a região.

  • Baudoux D. Limón: Con importantes propiedades antibacterianas. Integral: Vive mejor en un mundo mejor 2014 (409): 80-81. Available at: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4611807. Accessed 01/03, 2019.
  • Dongmo PMJ, Tchoumbougnang F, Boyom FF, Sonwa ET, Zollo PHA, Menut C. Antiradical, antioxidant activities and anti-inflammatory potential of the essential oils of the varieties of Citrus limon and Citrus aurantifolia growing in Cameroon. Journal of Asian Scientific Research 2013; 3 (10): 1046-1057. Available at: http://www.aessweb.com/pdf-files/jasr%203(10),%201046-1057.pdf. Accessed 01/03, 2019.
  • Mauro-Martín S, Garicano-Vilar E. Papel de la vitamina C y los β-glucanos sobre el sistema inmunitario: revisión. Revista Española de Nutrición Humana y Dietética 2015; 19 (4): 238-245. Available at: http://dx.doi.org/10.14306/renhyd.19.4.173. Accessed 01/03, 2019.
  • Tuero BB. Funciones de la vitamina C en el metabolismo del colágeno. Revista Cubana de Alimentación y Nutrición 2000; 14 (1): 46-54. Available at: http://cmapspublic3.ihmc.us/rid=1GQ861HNG-L3S88S-LKM/VITAMINAS%20PDF.pdf. Accessed 01/03, 2019.
  • Valero MP, Fletcher AE, De Stavola BL, Vioque J, Alepuz VC. Vitamin C is associated with reduced risk of cataract in a Mediterranean population. The Journal of Nutrition 2002; 132 (6): 1299-1306. Available at: https://doi.org/10.1093/jn/132.6.1299. Accessed 01/03, 2019.
  • Talib WH., Consumption of garlic and lemon aqueous extracts combination reduces tumor burden by angiogenesis inhibition, apoptosis induction, and immune system modulation. Nutrition, 2017. 43-44: 89-97.
  • Pullar JM., Carr AC., Vissers MCM., The roles of vitamin C in skin health. Nutrients, 2017.
  • Lis DM., Baar K., Effects of different vitamin C enriched collagen derivatives on collagen synthesis. Int J Sport Nutr Exerc Metab, 2019. 29 (5): 526-531.
  • Parhiz H., Roohbakhsh A., Soltani F., Rezaee R., Iranshahi M., Antioxidant and anti inflammatory properties of the citrus flavonoids hesperidin and hesperetin: an updated review of their molecular mechanisms and experimental models. Phytother Res, 2015. 29 (3): 323-31.
  • Kim SS., Baik JS., Oh TH., Yoon WJ., Lee NH., Hyun CG., Biological activities of Korean citrus obovoides and citrus natsudaidai essential oils against acne inducing bacteria. Biosci Biotechnol Biochem, 2008. 72 (10): 2507-13.
  • Grover AK., Samson SE., Antioxidants and vision health: facts and fiction. Mol Cell Biochem, 2014. 388 (1-2): 173-83.