Remédios caseiros para as manchas e as sardas

· 5 de setembro de 2015
Ainda que possamos aplicar estes tratamentos a qualquer momento, recomenda-se fazer isso à noite, já que, em algumas ocasiões, o contato com o sol pode favorecer o surgimento de mais manchas.

Quando somos jovens, as sardas são algo simpático e próprio da idade. No entanto, na medida em que crescemos, as sardas e manchas no rosto envelhecem o nosso aspecto e, em alguns casos, podem até chegar a ser perigosas se a sua aparência vai mudando.

Hoje, apresentaremos alguns remédios naturais e caseiros para eliminar as sardas e manchas. Eles também ajudam a clarear a pele do rosto sem efeitos colaterais para a saúde.

Tratamentos convencionais

Existem no mercado inúmeros cremes clareadores e substâncias químicas esfoliantes que garantem clarear a pele e eliminar as manchas. No entanto, esse tipo de produto pode ser muito agressivo para o pH da pele e, a longo prazo, podem ser prejudiciais.

Existem outros métodos de fazer isso, através de sistemas como a crioterapia ou o laser; que também estão sendo utilizados atualmente.

Recomendamos que você sempre busque um bom dermatologista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.

A seguir, vamos falar sobre alguns métodos 100% naturais para eliminar as manchas de maneira progressiva.

Leia também: Como eliminar as manchas da idade na pele

sardas

Sinais de alerta

É importante destacar que as manchas e as sardas costumam ser uma questão que nos afeta por motivos estéticos.

No entanto, sempre devemos prestar atenção a aquelas que mudam de tamanho, forma ou cor, ou inclusive se sentirmos que ao tocá-las sofremos com alguma dor ou incômodo.

Nestes casos, não devemos aplicar nenhum remédio, e sim consultar um dermatologista o quanto antes.

As pessoas que devem ter mais cuidado são aquelas com a pele clara e tendência a sardas; assim como aquelas que estejam expostas à radiação solar com frequência.

O primeiro passo é a prevenção

O melhor remédio para tratar as manchas na pele é evitar os fatores que as produzem:

  • Excesso de exposição ao sol: devemos sempre usar um protetor solar adequado para o nosso tipo de pele, óculos escuros e chapéu se for necessário, e evitar aquelas horas próximas ao meio dia sempre que for possível.
  • Alterações hormonais durante a gestação: nos meses de gravidez, é comum surgirem manchas na pele por causa do excesso de produção de melanina. Em alguns casos, as manchas desaparecem depois da gestação, mas em outros permanecem na pele.
  • Uso de anticoncepcionais orais: também alteram os níveis hormonais, como ocorre na gravidez, ainda que as manchas costumem sumir naturalmente depois do fim do tratamento.
  • Acne crônica: nestes casos, as cicatrizes causadas pela acne crônica acabam provocando o surgimento de manchas se não forem tratadas de forma adequada.
  • Envelhecimento: os déficits de nutrientes, o ressecamento da pele, a constante exposição às alterações climáticas e os transtornos orgânicos também afetam, a longo prazo, a saúde e a aparência da pele.
manchas de idade

Limão, rico em vitamina C

O limão é um potente limpador rico em vitamina C e é um dos ingredientes dos cremes anti-manchas; graças ao seu teor de antioxidantes e à sua capacidade de proporcionar colágeno à pele.

Aplicaremos o suco de limão fresco sobre as manchas com a ajuda de um algodão. Também podemos esfregar a parte interna da casca do limão contra a pele.

Leia também: Creme de vitamina C: antioxidante e regenerador cutâneo

máscara natural de limão

Rosa mosqueta para regular a pigmentação

O óleo de rosa mosqueta é o melhor remédio para regular a pigmentação da pele, tanto pela falta quanto pelo excesso, por isso é ideal tanto para manchas claras quanto escuras.

Este óleo pode ser aplicado puro, sem diluir, sobre a pele, duas vezes ao dia.

Iremos conservá-lo em um frasco de vidro escuro e hermeticamente fechado; para que não perca suas propriedades.

Máscara de morango

Esta deliciosa fruta vermelha tem a capacidade de eliminar progressivamente as manchas escuras da pele.

Já que sua aplicação é mais complicada do que a do limão ou a do óleo de rosa mosqueta, aqui vão algumas sugestões para que você possa utilizá-lo:

  • Faça uma máscara de morangos amassados uma vez por semana, e deixe-a agir durante meia hora.
  • Congele os morangos amassados em uma forma de gelo e vá usando os cubos de morango para ter sempre a fruta disponível.
morangos

Aloe vera para os casos de acne

O gel natural de aloe vera é a solução para aquelas pessoas que sofrem com acne crônica e querem prevenir e tratar as manchas que vão surgindo na pele.

Ele tem propriedades hidratantes e cicatrizantes excelentes para cuidar de peles delicadas. Você pode aplicá-lo diretamente duas vezes ao dia.

Lembre-se de que não devemos aplicar nenhum destes remédios antes de nos expormos ao sol.

Aquino, D., Silva, R., Gomes, V., & Araújo, E. (2007). Nível de conhecimento sobre riscos e benefícios do uso de plantas medicinais e fitoterápicos de uma comunidade do Recife — PE. Revista de Enfermagem UFPE on Line. https://doi.org/10.5205/reuol.19-8785-1-LE.0101200714