6 usos do limão em tratamentos de beleza

· 31 de dezembro de 2018
A gente sabe que o limão, quando usado sobre a pele exposta ao sol, causa queimaduras que duram semanas e que podem deixar marcas permanentes.

Conhecemos os usos do limão como remédios, tratamentos de beleza e na culinária, entre outros. Apesar de muitos benefícios, entretanto, ele pode ser prejudicial.

Os usos do limão na culinária, por exemplo, são inúmeros. Podemos usá-lo sobre saladas, peixes, pratos à base de frutos do mar, ou para preparar drinques, como a caipirinha. Mas, mesmo quem apenas tocou o limão e até lavou as mãos após contato com o suco, pode apresentar queimaduras, que ocorrem principalmente nas mãos e cantos da boca.

Assim, nossas mãos ficam cobertas de suco, e uma lavagem superficial não vai impedir que o ácido cítrico, em contato com a luz do sol, manche a pele.

Outro dos usos do limão é combater o odor da transpiração e clarear a pele da região. Entretanto, algumas pessoas tiveram experiências muito desagradáveis com essa aplicação.

Usos do limao nas axilas

Algumas reações alérgicas ou a exposição do limão com o sol, como explicado acima, podem fazer com que a pele das axilas escureça bastante. Por isso, antes de realizar qualquer tratamento com a fruta, é preciso testar uma pequena área da pele.

Passe o suco sobre uma pequena região na face interna no antebraço e espere 15 minutos (não tome sol nesse período). Observe se aparece alguma irritação.

Mas esses riscos não são motivo para desconsiderar os inúmeros benefícios dos usos do limão para a beleza. O segredo está em saber como utilizá-lo, sem expor sua pele, dentes ou cabelos ao risco de queimaduras.

Neste artigo, falaremos como aproveitar as propriedades antioxidantes, bactericidas e adstringentes do limão para cuidar da beleza.

1. Usos do limão como máscara facial

Em uma vasilha pequena, misture duas colheres de suco de limão e uma clara de ovo. Incorpore bem os dois ingredientes e aplique sobre a pele bem limpa. Use um algodão ou pincel de maquiagem nunca usado antes. Forme uma camada sobre a pele e deixe atuar até que seque bem.

Essa máscara deve ser usada apenas à noite. Remova muito bem usando um sabão neutro e água morna. Lembre-se também de lavar bem as mãos para retirar todo o suco da pele.

Mascara facial com usos do limão

2. Tônico adstringente para a pele oleosa

O limão tem a capacidade de regular o pH da pele, eliminar o excesso de oleosidade e clarear a cútis, podendo ser usado para prevenir o aparecimento da acne. Como sempre, o tratamento deve ser realizado apenas à noite, e assegurar-se de retirar o resto do produto das mãos e do rosto.

Para diminuir a oleosidade da região T da face, por exemplo, passe o suco de limão puro com um algodão, deixe atuar por 30 minutos e enxágue bem.

Isso também pode interessar você: 7 dicas de maquiagem para mulheres de pele oleosa

Usos do limão para peles oléosas

3. Fortificante das unhas

Os nutrientes essenciais do limão contribuem para unhas mais fortes e com brilho. Misture três colheres de suco de limão com seis colheres de azeite de oliva. Deixe suas unhas de molho na mistura durante 10 minutos. Passado esse tempo, enxágue bem com água morna e depois passe seu hidratante habitual.

4. Para clarear os dentes

Se você não quiser gastar muito em um tratamento de clareamento dental, por que não tentar esse tratamento caseiro com bicarbonato e limão? O bicarbonato de sódio é conhecido por suas muitas propriedades terapêuticas.

Associado ao limão, pode deixar os dentes mais claros, sem o uso de produtos químicos caros e que podem deixar resíduos. Misture o suco de limão com o bicarbonato, passe sobre os dentes com algodão ou cotonete e escove-os como de costume.

Não deixe de ler: Bicarbonato de sódio: o pesadelo da indústria farmacêutica

Usos do limão nos cabelos

5. Para eliminar a caspa

Extraia o suco de um ou dois limões e aplique-os sobre o couro cabeludo, massageando para penetrar bem na pele. Deixe atuar por entre 10 a 15 minutos e enxágue bem os cabelos com seu xampu e creme habituais, para eliminar quaisquer resíduos. O limão também vai regular o pH do couro cabeludo e dar brilho aos fios, eliminando o excesso de oleosidade.

6. Óleo essencial de limão contra aftas

Apesar de não ser especificamente um problema de beleza, as aftas são extremamente incômodas. Elas podem evoluir para feridas na delicada mucosa da boca. Então, tente combatê-las com o óleo essencial de limão orgânico. Mas compre uma marca sem substâncias químicas, como por exemplo, fragrâncias artificiais.

Finalmente, lembramos que a água morna com limão consumida em jejum contribui para a saúde do corpo todo e facilita a perda de peso.

Então, gostou das nossas dicas? Sendo assim, continue lendo os próximos artigos com mais sugestões para a sua beleza e bem-estar.

Luzia, D. M. M., & Jorge, N. (2010). Potencial antioxidante de extratos de sementes de limão (Citrus limon). Ciência e Tecnologia de Alimentos. https://doi.org/10.1590/S0101-20612010000200029