Por que lavar o cabelo com vinagre de maçã?

· 7 de julho de 2015
Como muita gente já sabe, o vinagre de maçã proporciona muitos benefícios. Mas, você sabia que também pode lavar o cabelo com ele?

O vinagre de maçã é um produto muito popular em todo o mundo, famoso por suas múltiplas aplicações no lar e a nível medicinal. Mas, você sabia que pode lavar o cabelo com vinagre de maçã?

Muitos de nós já sabemos que este produto natural é um grande aliado para combater o colesterol, controlar os níveis de açúcar no sangue, desintoxicar o corpo, combater alterações na pele e infecções, por exemplo.

No entanto, o que muitos ainda desconhecem é que o vinagre de maçã também é um grande aliado da beleza, especialmente quando se trata de cuidar do cabelo.

No mercado há muitos produtos para o cuidado capilar que podem ajudar a conservar um cabelo suave e charmoso. Só que, muitas vezes, estes produtos acabam sendo um pouco agressivos com o cabelo e o couro cabeludo, provocando problemas como a queda e a caspa.

Por isso, é bom ter em mente um produto como este, já que lavar o cabelo com vinagre de maçã oferece inúmeros benefícios, além de ser muito suave.

Benefícios de lavar o cabelo com vinagre de maçã

Lavar o cabelo com vinagre de maçã

Ajuda a equilibrar o pH do cabelo e do couro cabeludo

Sabemos que existem diferentes produtos que maltratam o cabelo e o couro cabeludo, alterando o seu pH e, assim, deixando-o seco e quebradiço.

O cabelo deve manter um pH ideal de 4 a 5, por isso, a acidez do vinagre de maçã pode ser uma grande aliada. Sendo assim, ao utilizar este vinagre, você poderá restaurar o pH natural do seu cabelo sem danificar seus óleos essenciais.

Sela a cutícula do cabelo

Seu uso no cabelo ajuda a selar a cutícula, permitindo, assim, exibir fios suaves e brilhantes. Além disso, este benefício também ajuda a conservar a umidade natural do cabelo, evitando problemas como as pontas duplas.

Combate a caspa

Lavar o cabelo com vinagre de maçã combate a caspa

O vinagre de maçã tem propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam a combater as bactérias e fungos causadores da caspa, da coceira e do ressecamento do couro cabeludo.

A caspa aparece por diversas razões, mas a maioria surge pela presença do fungo FM (conhecido como Pityrosporum ovale), que é o que forma as crostas e uma irritação na pele do couro cabeludo, que pode causar uma infecção.

O vinagre de maçã atua como um poderoso desinfetante para combater o fungo que provoca este problema.

Leia também: Acabe com as caspas

Funciona como um condicionador natural

O vinagre de maçã ajuda a desembaraçar facilmente o cabelo, o suaviza e o deixa mais maleável.

Este produto é um substituto perfeito para os condicionadores comerciais, já que cuida do seu cabelo e o deixa sedoso, com um brilho único.

Estimula o crescimento do cabelo

As propriedades antissépticas e desinfetantes do vinagre de maçã podem tratar os folículos capilares afetados pela infecção bacteriana responsável pela caspa.

Somado a ação para estimular a circulação nestes folículos, fortalece as raízes do cabelo e promove, assim, um crescimento saudável.

Você também vai gostar de ler: Como fazer os cabelos crescerem?

Como utilizar o vinagre de maçã para o cabelo?

Lavar o cabelo com vinagre de maçã proporciona brilho

Em primeiro lugar, é muito importante saber escolher o tipo de vinagre de maçã que se deseja utilizar. Isso porque existem no mercado algumas variedades que não são 100% puras. Sendo assim, escolha um que seja orgânico, pois ele conservará melhor as suas propriedades.

Sua versão pura conserva enzimas benéficas, bactérias, pectina e oligoelementos minerais que proporcionam diversos benefícios. Dessa forma, segue abaixo uma receita de como lavar o cabelo com vinagre de maçã:

Ingredientes

  • 1 copo de água (250ml)
  • 2 colheres de vinagre de maçã orgânico (30ml)

Instruções

  • Em um borrifador, coloque um copo de água com duas colheres de vinagre de maçã orgânico. Este líquido deve ser aplicado depois do xampu, antes do último enxágue.
  • Pulverize-o sobre o cabelo e o couro cabeludo e faça uma massagem circular para que ele penetre bem no cabelo.
  • Deixe agir durante dois minutos e enxágue. Não é necessário usar um condicionador.

Se seu cabelo for oleoso, recomenda-se utilizar uma quantidade maior de vinagre de maçã do que a recomendada acima.

Dessa forma, para conhecer a quantidade adequada, comece com as proporções recomendadas e, aos poucos, adicione um pouco mais de vinagre até encontrar a versão mais adequada para o seu tipo de cabelo.

Este produto ajudará a eliminar o excesso de óleo e deixará o cabelo mais suave e fresco.

Embora tenha um cheiro forte no início, à medida que o cabelo seca, o odor desaparece. Como você pôde ver, lavar o cabelo com vinagre de maçã faz bem, por isso, repita duas vezes por semana.