Como restaurar as pontas duplas sem cortá-las

Basta manter uma série de cuidados, tanto internos como externos, para conseguir que nosso cabelo esteja saudável e nutrido e assim podermos reverter as pontas duplas.
Como restaurar as pontas duplas sem cortá-las

Escrito por Solimar Cedeño

Última atualização: 23 agosto, 2022

Você gosta de ter madeixas grandes e bonitas, mas não quer ir ao cabelereiro? Se há algum tempo que você não cuida direito de seu cabelo, com certeza ele está com pontas duplas, fraco e quebradiço. Por isso, daremos algumas dicas para restaurar sua beleza e saúde.

O terror das mulheres que querem ter um cabelo bonito são as pontas duplas. Por isso, se o seu cabelo estiver comprido o suficiente e fizer você se sentir confiante e bela, comece a cuidar dele para evitar esse problema. Não se preocupe, já que não será necessário visitar um salão de beleza. Somente devemos aprender a restaurar as pontas duplas sem cortá-las.

O que são as pontas duplas e por que aparecem?

Pontas duplas

As pontas duplas são a fragmentação dos fios do cabelo. São mais frequentes em cabelos ressecados, maltratados e danificados.

São a principal razão pela qual seu cabeleireiro te diz que somente cortará 2 centímetros de cabelo e acaba cortando 10. Mas, não o culpe, ele somente quer devolver a vida ao seu cabelo, e para isso deve cortar as pontas duplas desde o seu nascimento.

Entre as razões por trás das pontas duplas encontramos:

  • Ressecamento
  • Falta de hidratação
  • Mudanças bruscas de temperatura
  • Químicos
  • A água do mar
  • O cloro
  • Excesso de xampu
  • Penteá-lo ou escová-lo com muita força

Seu cabelo se enfraquece quando é submetido à chapinha, ao secador, às tintas, ao sol e à piscina. Claro que sabemos que pode ser difícil renunciar a tudo isso para manter um cabelo saudável, mas não se preocupe porque há soluções bem simples.

Certamente, devemos evitar os excessos para que o cabelo não sofra as consequências. No entanto, podemos continuar com as rotinas de beleza se incluirmos sessões de cuidado e restauração.

É possível restaurar as pontas duplas sem cortá-las?

Claro que é! Primeira coisa a fazer é tomar consciência do tratamento que damos ao cabelo para deixar para trás os maus hábitos que o danificam. Em segundo lugar, devemos recuperar sua beleza… Mas, como podemos fazê-lo?

Hidrate o cabelo a cada quinze dias

O motivo principal do aparecimento de pontas duplas é o ressecamento, por isso devemos aprender a hidratar o cabelo adequadamente.

  • A cada quinze dias aplique máscaras naturais no cabelo para hidratá-lo e mantê-lo saudável e forte.

Tome mais água

A água é vital para nosso organismo, e isso inclui nosso cabelo. Se estivermos desidratados ou não bebermos muita água, isso se refletirá nas madeixas, já que internamente não estará recebendo a hidratação necessária.

  • Tomar água melhora a pele, o cabelo e o funcionamento do organismo. Não deixe de beber seus dois litros diários!

Não prenda seu cabelo com elásticos muito apertados

Remédios naturais para restaurar as pontas duplas

Prender o cabelo muito apertado fará com que este se quebre. Evite os acessórios com peças de metal, elásticos que façam muita pressão ou qualquer outra coisa que maltrate muito o cabelo.

  • Quando o cabelo está maltratado e quebradiço, o aparecimento das pontas duplas é iminente. Assim, não devemos prendê-lo muito forte.
  • Tampouco aperte muito os acessórios porque depois será difícil retirá-los. Em certos casos é possível que tenha que arrancar um pouco de cabelo para se livrar deles.

Aplique óleos essenciais todas as noites

Adote uma rotina de aplicação de óleos essenciais todas as noites para restaurar seu cabelo. Assim como você escova os dentes ou vai ao banheiro antes de dormir, deve dedicar alguns minutos ao seu cabelo.

  • Desembarace-o e penteie-o suavemente.
  • Depois, aplique um óleo essencial nas pontas, pode ser de amêndoas, oliva e coco. Lembre-se de aplicá-lo somente nas pontas para que seu cabelo não fique muito oleoso.

Corte-o a cada três meses

Pode ser que você entre em pânico ao ler que deve cortar o cabelo, mas é necessário adotar o hábito de cortar as pontas do cabelo de tempo em tempo. Não se preocupe, o cabelo cresce aproximadamente um ou dois centímetros todo mês e somente terá que cortar alguns poucos milímetros para mantê-lo livre das pontas duplas.

  • Ao cortá-lo, comece a aplicar máscaras umectantes imediatamente e inicie sua terapia restauradora e de cuidado constante.
  • O ideal é trabalhar sobre o cabelo saudável para prevenir o aparecimento de pontas duplas.

Siga estes simples conselhos e verá que, aos poucos, as pontas duplas serão restauradas. Assim você poderá impressionar a todos com madeixas longas, bonitas e saudáveis. Experimente!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Suro RJÁ, Gutiérrez FLM, Ruiz ÁJ, et al. El pelo. Generalidades y funciones. Dermatología Cosmética, Médica y Quirúrgica. 2007;5(4):218-223. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=55952.
  • Molero Palancar C, Aguado Cabellos E, Arranz Sanz MJ y Molero Palancar A. “Procesos de Peluquería; volumen II”. Editorial Síntesis. Madrid.1997.
  • Encarnación María Pérez Ruiz (2010). Cuidados estéticos para el embellecimiento capilar. WEB de la Federación de Enseñanza de CC.OO. de Andalucía – Trajano, 1, 7º – Sevilla. https://www.feandalucia.ccoo.es/indcontei.aspx?d=5342&s=5&ind=233.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.