Receitas simples para acabar com as caspas

· 15 de outubro de 2013
A caspa é um problema que atinge várias pessoas. Pode ter várias causas. Saiba mais a seguir!

Todo mundo pode imaginar como é desagradável ficar com vários pontinhos brancos nos cabelos. E o pior: muitas pessoas associam as caspas à falta de higiene.

No entanto, o que muita gente não sabe é que o problema causado pelas caspas atinge boa parte da população brasileira.

Além disso, podem ser várias as causas da escamação do coro cabeludo: estresse, mudança no clima e problemas hormonais são alguns exemplos.

Cuidados importantes

Até então, não há cura para as caspas, mas é possível controlá-las. Em primeiro lugar, deve-se encontrar um xampu anticaspas adequado.

Estes produtos são imprescindíveis porque de fato ajudam no tratamento das caspas. Apresentam em sua composição substâncias que são capazes de diminuir a divisão celular.

Se a sua escamação for muito intensa, seu dermatologista deve prescrever medicamentos via oral para conter o problema.

Mulher lavando o cabelo com caspas
Procurar um xampu anti-caspas adequado é um passo fundamental, pois esse tipo de produto apresenta em sua composição substâncias que são capazes de diminuir a divisão celular.

Leia mais: Truques para eliminar a caspa em crianças

Amenize os problemas

Alguns hábitos quando adotados são muito eficazes no tratamento das caspas. Lavar a cabeça com água morna é uma boa solução.

Isto serve para evitar o acúmulo de escamas. O que também ajuda é sempre secar os cabelos com o secador.

Sempre que possível, pegue sol. O sol serve como um excelente anti-inflamatório natural que age diretamente no couro cabeludo.

Mas tenha cuidado: sol em excesso pode proporcionar o efeito contrário.

Saiba mais: 5 recomendações na hora de tomar sol 

Cinco receitas caseiras

É claro que hoje em dia a industria de cosméticos nos oferece uma abrangente variedade de produtos para eliminar as caspas.

No entanto, o que é novidade para muita gente é que com simples produtos, é possível resolver o problema de forma bem saudável.

Conheça agora receitas rápidas que podem eliminar o seu problema com as caspas.

  • Pegue um punhado de cravo-da-índia e ferva em um litro de água por aproximadamente dez minutos. Use esta mesma água para enxaguar seus cabelos após o banho. Além de tratar e combater as caspas, seus fios ficarão com o cheirinho do cravo-da-índia;
  • Tenha óleo morno de rícino ou até mesmo aloe vera. Com um dos dois, friccione no período da noite no couro cabeludo. Após passar em todo o couro, cubra sua cabeça com um pano. Passe a noite toda com o produto na cabeça e o retire somente pela manhã;
  • Pegue dois tomates maduros. Lave-os e retire as sementes. Feito isso, bata no liquidificador juntamente com duas colheres de sopa de vinagre de vinho branco. Coloque nos cabelos e deixe agir por vinte minutos. Em seguida, lave a cabeça normalmente;
  • Nesta, você precisará de três figos secos amassados, uma gema de ovo, suco de meio limão e uma colher de sobremesa de sal. Misture todos os ingredientes até formar a consistência de uma pasta. Aplique nos cabelos com o auxílio de um algodão e deixe agindo por trinta minutos. Depois é só lavar;
  • Por fim, bata no liquidificador meio limão e uma gema de ovo. Aplique sobre os cabelos esta mistura e deixe agindo por vinte minutos. Posteriormente, lave os cabelos normalmente.
  • Fenner, R., Betti, A. H., Mentz, L. A., & Rates, S. M. K. (2006). Plantas utilizadas na medicina popular brasileira com potencial atividade antifúngica. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas42(3), 369-394.
  • GRUTZMACHER, D. R., VOGT, G., REDIN, L., TORCATTO, T. C. M., SCHUH, C., & MULLER, C. R. AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO TRATAMENTO COSMÉTICO NO CONTROLE DA CASPA E DO EXCESSO DE OLEOSIDADE DO COURO CABELUDO. Anais do Salão de Ensino e de Extensão, 105.
  • Kuczera, M. E. B. (2017). Saúde dos cabelos.