Você está infeliz? Então você precisa mudar a sua vida

Você deve ter em mente que o seu bem-estar depende das decisões que você toma. Se você se sente infeliz com o que faz, tente fazer outras coisas até encontrar o que o satisfaça.
Você está infeliz? Então você precisa mudar a sua vida

Última atualização: 20 Agosto, 2021

Você se sente infeliz diante do seu dia a dia? É normal que, ao sair da sua zona de conforto, você comece a sentir insegurança, incerteza e infelicidade. Mas a boa notícia é que isso não acaba aqui. Na vida, pode ser difícil aspirar a mais quando você se sente infeliz com o que faz. Mesmo que ocorra uma melhora, isso implica fazer ou passar por mudanças radicais.

Embora sair da sua zona de conforto possa ser assustador ou muito desconfortável, oferece a oportunidade de crescer. Se você conseguir se forçar a sair do seu ambiente normal, vai ver que é muito mais capaz do que pensa. Vamos falar sobre quatro situações comuns em que você pode se sentir infeliz e como superá-las.

Você se sente infeliz e perdido na sua vida profissional?

Você se sente infeliz no trabalho?

Em muitos casos, podemos pensar que precisamos de ajuda para encontrar nosso rumo na vida. No entanto, você deve entender que é responsável pelo seu próprio crescimento. Você não pode seguir sempre o fluxo e depender da sorte ou dos outros para se tornar um profissional de sucesso.

Se você se sente insatisfeito com seu desenvolvimento profissional ou como pessoa, deve começar a assumir o controle da sua vida. Para isso, é importante que você se esforce para substituir os sentimentos de desconforto pela força de vontade. Então, as suas verdadeiras aspirações ficarão claras. Você pode construir seus próprios planos de desenvolvimento para alcançar seus objetivos. Não se trata de onde ou com o que você trabalha, e sim de se conectar com o que você aspira, ser aberto e honesto a respeito do que você quer e espera e mostrar a sua determinação.

Você teme que seja muito difícil crescer na sua carreira?

Você pode estar começando a achar que o caminho que escolheu é mais difícil do que esperava. Isso pode encher sua cabeça de sentimentos de insegurança. Em vez de entrar em pânico, você precisa se acalmar e avaliar os motivos pelos quais escolheu a sua profissão.

Quando você se sente infeliz, pode ser mais difícil encontrar o caminho para o crescimento pessoal. Se você conseguir se concentrar, poderá superar as dificuldades e associá-las a sentimentos de realização e orgulho. Carreiras desafiadoras geralmente trazem grandes recompensas que o orientam em direção ao sucesso.

  • Vejamos o design gráfico, por exemplo.
    • Ao trabalhar para novos clientes, é provável que a sua criatividade seja testada ao limite no início. No entanto, conforme você progride, suas habilidades serão complementadas pelo seu conhecimento e você será capaz de satisfazer as pessoas ao seu redor. Isso lhe dará uma sensação incomparável de realização.

Você se sente infeliz porque não sabe se gosta da sua vida?

Embora você deva gostar da maneira como vive, é um erro muito comum acreditar que deve amar tudo ao seu redor. O crescimento pessoal é como um jardim de rosas: pode ser lindo, mas de vez em quando você pode se machucar com seus espinhos.

É inevitável que você passe por certos períodos de frustração, dificuldade, tédio ou falta de apreço por você e pelo que acontece na sua vida. No entanto, se você está se sentindo infeliz, deve fazer o melhor para permitir que sua paixão continue a impulsioná-lo em tempos difíceis. Não veja as dificuldades como motivo para duvidar das suas escolhas.

Por outro lado, independentemente de como você vive, sempre terá que enfrentar atividades que podem desagradá-lo. Se você se concentrar nos aspectos positivos da sua vida, se lembrará de por que está onde está e para onde está indo.

Você se sente infeliz quando não recebe a aprovação dos demais?

Mulher infeliz

Nem sempre é fácil receber críticas negativas em relação à sua vida, especialmente se você trabalhou arduamente para chegar onde está. Quando você se sente infeliz, deixa que o desânimo se apodere de você. Se você tomar as opiniões negativas como conselhos para melhorar, e não como críticas destrutivas, você se tornará melhor no que faz. Você deve pavimentar sua vida com pequenos desafios e momentos de crescimento.

Não deixe que correções ou críticas afetem a sua autoestima. Se perceber que está perdendo o controle sobre esses pensamentos, concentre-se em dar o melhor de si. Dessa forma, você corrigirá seus erros e fará com que os outros percebam que você está melhorando. Por outro lado, se você se sente infeliz porque os outros tendem a ficar satisfeitos com o que você faz sem exigir mais nada, talvez seja a hora de buscar novos rumos.

Pensamentos finais

Se você se permitir ficar muito confortável onde está, mesmo que sinta que não está tirando proveito das suas habilidades, poderá, mais tarde, ficar paralisado sem perceber. Isso o deixará frustrado com o tempo, porque você sentirá que não pode dar mais do que já está dando. A sua felicidade, assim como o seu crescimento pessoal e profissional, dependem apenas de você.

Pode interessar a você...
Tentar muito às vezes não compensa
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Tentar muito às vezes não compensa

Tentar muito nem sempre dá os frutos desejados, principalmente quando insistimos naquilo em que estamos errados. Reflita sobre isso.



  • Carr, A. (2007). Psicología positiva: la ciencia de la felicidad. Barcelona: Paidós.
  • Csikszentmihalyi, M. (2008) Fluir: una psicología de la felicidad. Madrid: Debolsillo
  • Frankl, V. (2005) El hombre en busca de sentido. Herder