5 maneiras de despertar a criatividade

Para que a inspiração apareça, você tem que se desafiar diariamente e tentar manter sua mente e curiosidade despertas. A natureza também pode nos ajudar.
5 maneiras de despertar a criatividade

Última atualização: 01 Agosto, 2021

Saber despertar a criatividade pode ser essencial para o dia a dia. Na verdade, ela costuma estar presente até nas coisas mais simples. Agora, o que queremos dizer quando falamos em criatividade? Criatividade é a capacidade que todos temos de imaginar, criar, inovar, gerar novas ideias e desenvolver novas competências.

É possível que, graças a ela, possamos resolver as dificuldades com eficácia, encontrar soluções para os problemas, inovar e ser mais produtivos. Tende-se a pensar que apenas certos tipos de pessoas precisam ser criativas, como as que se dedicam à pintura, música ou escrita.

No entanto, todos precisamos de inventividade e imaginação para superar alguns obstáculos em nossas vidas e encontrar o sucesso. Aqui estão 5 maneiras diferentes de estimular a nossa criatividade. Você vai adorar conhecê-las!

5 maneiras de despertar a criatividade

Se você está procurando uma maneira de criar e produzir coisas novas ou está tentando resolver um problema de forma original e está com dificuldade, pode ser necessário dar um pequeno impulso à sua criatividade para fazê-la flutuar.

Preste atenção a estas 5 dicas:

1. Desconecte-se para despertar a criatividade

Planeje um dia para se dedicar a si mesmo e desconecte-se da rotina diária e do estresse. Apenas se isole para pensar e refletir. Encontre um lugar onde você possa pensar com conforto. Você não precisa ir muito longe se não quiser, pode ser simplesmente um canto da sua casa onde ninguém o interrompa ou incomode.

Você também pode dar um passeio ou ir à praia, às montanhas ou a um parque. A ideia é encontrar um lugar que te inspire, onde você possa relaxar, ouvir os sons do ambiente e refletir com conforto.

Pode ajudar ter um caderno e um lápis à mão e anotar tudo que passar pela sua cabeça. Se você estiver inspirado o suficiente, você pode escrever um poema ou uma história. Em última análise, tudo que você faz para desestressar pode ajudar a recuperar a sua criatividade.

2. Cerque-se do que o inspira

Cercar-se de elementos que representam os objetivos que você deseja alcançar também pode despertar a criatividade. Você pode comprar livros, participar de palestras, assistir a vídeos, ouvir música… Qualquer coisa que desperte a sua imaginação pode ser enriquecedora.

Como despertar a criatividade?

Livros motivacionais e inspiradores, e até mesmo leituras sobre pessoas que superaram grandes obstáculos, podem despertar a sua imaginação. Frases motivacionais também ajudam. Você pode colocá-las onde você quiser, e lê-las pode ajudar a inspirá-lo quando você menos esperar.

3. Conecte-se com pessoas criativas

Conectar-se com pessoas criativas e inspiradoras vai ativar muito a sua criatividade. Tente se aproximar dessas pessoas espirituosas com boas ideias. As redes sociais podem ajudá-lo a contactar pessoas que se dedicam às mesmas atividades que você e que podem despertar a sua criatividade.

Criatividade no trabalho

Ao mesmo tempo, potencialize aqueles momentos com amigos e colegas quando, por exemplo, vocês buscam soluções para os seus problemas. Sem dúvida, isso ativará a sua criatividade e pensamento lateral.

4. Pratique a descoberta

Resolver um problema pode ser a fonte de muitas idéias. Portanto, busque no seu dia a dia coisas diferentes que você gostaria de mudar ou que gostaria de trabalhar de forma diferente. Tente estar em constante descoberta e você verá como as idéias começam a surgir quase sem esforço.

Essa prática exercitará seu pensamento criativo, a ponto de você poder observar necessidades potenciais e até ter ideias para resolvê-las.

5. Experimente essas formas naturais de aumentar a criatividade

  • O cheiro de alecrim vai ajudar a acelerar a sua mente.
  • Tomar uma xícara de café 30 minutos antes de estudar irá ajudá-lo a ter mais concentração e clareza.
  • Jogos de concentração e quebra-cabeças ajudarão a desenvolver o seu cérebro. Esses jogos têm dinâmicas destinadas a ativar o intelecto e a criatividade.
Quebra-cabeça

Essas dicas simples irão ajudá-lo a ter sucesso ao tentar despertar a sua criatividade. No entanto, lembre-se de que a criatividade não pode ser forçada. Deixe que isso aconteça naturalmente e, quando menos esperar, você poderá se sentir inspirado e ter ideias para ajudá-lo a atingir os seus objetivos.

Pode interessar a você...
Um elogio à rotina: menos rotinização e mais criatividade
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Um elogio à rotina: menos rotinização e mais criatividade

A rotina organiza as nossas vidas. No entanto, a rotinização, que é o abuso de hábitos e rituais, torna a vida muito monótona e sem cor.



  • Cóndor Chicaiza, A. G. (2016-12-16). La gimnasia cerebral como estrategia de apoyo para estimular la concentración en niños y niñas de 4 a 5 años en la escuela de Educación General Básica Leopoldo N. Chávez de la parroquia la esperanza cantón Pedro Moncayo provincia de Pichincha durante el año lectivo 2015- 2016 (Bachelor’s thesis). Recuperado de http://repositorio.utn.edu.ec/handle/123456789/578
  • Labarthe, José Tomás. (2018). Potenciando la creatividad humana: taller de escritura creativa Universidad Nacional de Rosario, Facultad de Humanidades y Artes, Centro Interdisciplinario de Estudios Etnolingüísticos y Antropológicos. http://rephip.unr.edu.ar/handle/2133/12783
  • Mihaly Csikszentmihalyi. Creatividad: el fluir y la psicología del descubrimiento y la invención. Barcelona : Paidós Ibérica, 1998. ISBN 84-493-0510-1
  • María Cristina Rinaudo. (2019). Notas de un enfoque creativo acerca de la creatividad. Reseña del libro Creatividad: el fluir y la psicología del descubrimiento y la invención, de Mihaly Csikszentmihalyi. RED: Revista de Educación a Distancia, ISSN-e 1578-7680, Vol. 19, Nº. Extra 1, 2019. https://dialnet.unirioja.es/servlet/autor?codigo=608822