Ajude seu filho a alcançar os objetivos

· 2 de outubro de 2018
Ao ajudar seu filho a alcançar seus objetivos está lhe dando uma das lições mais importantes da vida, a qual lhe permitirá tomar boas decisões para se sentir pleno e satisfeito. No entanto, como podemos ajudá-lo neste aspecto?

Por que é importante ajudar seu filho a alcançar os objetivos? Ser pai ou mãe implica mais do que alimentar ou dar um teto para as crianças. O verdadeiro objetivo dos pais é fornecer o necessário para que o filho consiga ser autossuficiente, tome boas decisões e alcance sua plenitude.

No entanto, em certas ocasiões nos esquecemos que as crianças crescerão e viverão sua própria vida. É importante mostrar que eles serão o próprio motor que os impulsionará para alcançar suas metas, apesar das circunstâncias da vida.

Como é evidente, desejamos vê-los entusiasmados, felizes e satisfeitos. Se esse for o seu caso, é importante considerar como ajudar seu filho a alcançar seus objetivos.

Como ajudar seu filho a alcançar os objetivos

Educar os filhos requer ensiná-los a definir o que é que querem ser e os meios pelos quais podem alcançar suas metas. É sua responsabilidade ensinar a eles a planejar o futuro. Para isso deve permitir que ele seja consciente de quem ele é, de suas habilidades, das dificuldades ou possibilidades na hora de construir seu próprio projeto vital.

Não perca essas 9 regras para educar filhos fortes

Ajudar os filhos a se educar pode fazer com que eles alcancem os objetivos

O projeto de vida é um planejamento e uma busca que é elaborada com a finalidade de resolver as necessidades humanas de uma pessoa no futuro. Este inclui aspectos como a qualidade de vida, educação, família, parceiro, desenvolvimento profissional, religião, postura política, etc.

Realizar o projeto de vida em idades bem precoces pode ser muito complexo posto que a identidade e personalidade ainda não estão bem definidos.

No entanto, neste artigo nos concentramos em dois aspectos muito importantes que irão ajudar seus filhos a tomarem decisões importantes no futuro: a constância e o esforço.

Ensine o valor do esforço

De acordo com a especialista Ma. Consolación Calderón España, em seu artigo “A educação da constância: Valor fundamental na formação da pessoa”, a criança aprende hábitos desde a infância.

A autora cita um fragmento do Tratado da educação feminina de São Jerônimo que diz: “Procure com que sinta prazer pelo que é a força de recitar de modo que não seja trabalho e sim prazer, não necessidade e sim vontade”. Em outras palavras, necessita-se esforço para alcançar metas, mas deve-se trabalhar com prazer e não por obrigação.

O esforço é estar consciente que, para poder alcançar uma meta, é necessário trabalhar duro de maneira contínua. Se não nos esforçamos, poucas vezes conseguiremos alcançar qualquer objetivo. Contudo, é preciso ter um motivo claro, entusiasmo e força de vontade para não se perder no caminho.

Como podemos ajudá-lo a alcançar os objetivos com esforço?

Em primeiro lugar, é vital que deixe seu filho desenvolver vontade própria e autoconhecimento; desta forma poderá se comprometer com os objetivos que se proponha. Além disso, será mais simples trabalhar com ele neste aspecto.

Parabenize seu filho quando ganhar e alcançar os objetivos

Outro passo importante é definir objetivos de acordo com sua idade e capacidade tanto a curto quanto a médio prazo. Estas medidas servirão para que a criança conheça a satisfação “demorada” e não só a instantânea. No entanto, ambas devem ser relacionar com o esforço.

Também devemos ensiná-lo com disciplina. Com isso não queremos dizer para ser autoritário e inflexível. Simplesmente deve ser firme e exigir que cumpra com o que tenha prometido anteriormente. Deste modo seu filho desenvolverá auto exigência para alcançar qualquer meta. Por outro lado, não se acostumará a uma vida cômoda, sem compromissos.

A constância

Se adicionarmos um pouco ao pouco e o fazemos assim com frequência, rapidamente chegará a ser muito. 

– Hesíodo –

A constância é a virtude que permite agir com perseverança nas decisões, ações ou propósitos apesar das dificuldades. Uma pessoa que está decidida, age com determinação, combate o medo, a frustração e o desânimo. Por esta razão a constância é uma das melhores atitudes para ajudar seu filho a alcançar os objetivos.

Como ensinar a constância

Um dos pontos mais importantes para desenvolver a constância é a paciência. Sem ela, seu filho poderá se desesperar ao não obter os resultados imediatamente ou até mesmo se frustrar. Por isso, mostre ao seu filho que pode alcançar seus objetivos aos poucos, passo a passo, como afirmava Hesiodo.

Encoraje seu filho a alcançar os objetivos

Outra forma na qual podemos ajudar nosso filho é propondo a prática de um esporte ou atividade que requeira constância. Ele mesmo irá perceber que, se treinar e praticar, pode melhorar seu desempenho de maneira progressiva.

Além disso, é importante animá-lo e não permitir que desista ante as dificuldades. Pode reforçar seu comportamento ao celebrar seus pequenos avanços. Ambas ações têm muito valor.

Te interessará ler: A importância da família no crescimento de uma criança

Suas palavras e seu exemplo são muito importantes para ajudar seu filho a alcançar os objetivos. Dê a ele a oportunidade de sentir satisfação por seu esforço e constância. Desta maneira, dará a ele um modelo para seguir superando desafios ao longo da vida.