A importância da família no crescimento de uma criança

· 27 de junho de 2018
A família, indistintamente de sua tipologia, é o pilar sobre o qual se sustenta o desenvolvimento de um indivíduo. Conheça os motivos pelos quais a família é tão importante na crianção das crianças.

A família tem uma grande incidência no desenvolvimento emocional e social de todo indivíduo. A família modela a nossa maneira de pensar, de tomar decisões, a forma de nos comportarmos e até nossa perspectiva de vida. O ambiente no qual uma criança cresce a define como pessoa. Por isso, a importância da família em seu desenvolvimento.

Ter uma família é um direito legítimo e fundamental da infância. O é porque através da família as crianças aprendem os princípios básicos de convivência e as habilidades necessárias para desenvolver seu potencial como indivíduo e enfrentar a vida de adulto na sociedade.

O que é a família?

É o primeiro ambiente onde o ser humano se relaciona com outras pessoas, no qual aprende valores, princípios, normas e noções sobre a vida. Também é o âmbito social onde as crianças obtêm segurança, respeito e amor. A família investe na edificação da identidade e da personalidade da criança.

O objetivo primordial da família deve ser preparar a criança para ter uma vida adulta de sucesso e feliz. Isso se consegue através de uma educação integral que lhe permita: enfrentar os problemas futuros da melhor maneira, conseguir uma segurança afetiva e econômica, respeitar aos demais, respeitar a si mesma e consolidar a sua autoestima.

Leia também: A importância de uma refeição em família

Tipos de famílias

Existem vários tipos de família. A classificação depende do perfil e da quantidade de seus integrantes. Uma família pode ser:

Família nuclear ou biparental

A refeição familiar ajuda no crescimento de uma criança

É formada por ambos progenitores e um ou mais filhos. É a família que a sociedade nos incentiva a construir. Conhecida comumente como família típica.

Família extensa

É aquela família em que os filhos vivem junto de outros parentes consanguíneos ou afins, tais como os avós, os tios, os primos. Esta família pode ou não incluir aos pais.

Família monoparental

Neste tipo de família o filho ou os filhos, são criados por um de seus progenitores, geralmente pela mãe. Mas existem casos nos quais os filhos são criados pelo pai. Algumas causas comuns são:

  • Falecimento durante o parto.
  • Separação dos pais.
  • Desinteresse para criar um filho.
  • Viuvez.

Família adotiva

O casal unido é importante no crescimento de uma criança
Acontece quando um casal decide acolher a uma criança que ficou sem família. A adoção acontece quando um casal não conseguiu ter descendentes ou, simplesmente, escolheu adotar.

Família de pais separados

Diferente das famílias monoparentais, os pais decidem viver separados, mas seguir cuidado de seus filhos, envolvendo em seu desenvolvimento e crescimento.

Família composta

Familia unida ajudando no crescimento das crianças

Este tipo de família acontece quando um ou ambos os pais têm um ou vários filhos de relações anteriores. Neste caso, as crianças têm de conviver com meios-irmãos.

Família homoparental

É composta por pais ou mães homossexuais que adotam um filho. Igualmente, uma família homoparental pode ser formada por duas mulheres que optaram pela fertilização in vitro para ter um ou vários filhos.

Qual é a importância da família no crescimento de um filho?

A educação começa em casa

Pai ajudando no crescimento de uma criança

As crianças passam a maior parte do seu tempo com os pais, desde o nascimento até aproximadamente os 4 anos. Nesse tempo, os pais ensinam a seus filhos hábitos, disciplina e valores. Enquanto que na escola, as crianças aprendem a desenvolver capacidades e obtêm conhecimentos.

Apoio incondicional

A família constitui um apoio sem igual para as crianças. É que a família estará sempre presente em seus dias mais felizes, mas também nos momentos mais difíceis, tais como as doenças e as decisões importantes. Sem importar a quantidade de amizades que a criança tenha, a família sempre estará aí para lhe dar seu apoio incondicional .

Tolerância para com os demais

Todos os integrantes da família são seres únicos com personalidades diferentes. Graças a isso, a criança aprende a coexistir com diferentes pessoas, respeitar e aceitar aos demais. Desta maneira, quando tiver de ir para fora não terá problemas de interagir com pessoas desconhecidas.

Aprender a compartilhar

Crescimento de crianças

Quando uma criança cresce com irmãos, a família serve para lhe ensinar a compartilhar; desde uma bala, seus objetos mais apreciados até o amor de seus pais. Desta maneira, a criança não será egoísta em suas interações futuras com a sociedade.

Definitivamente, mais além de sua tipologia, a importância da família está no afeto e no vínculo que existe entre seus membros. Isso vem sendo a força de cada membro, o laço que os une.