Os benefícios de cozinhar a dois para o casal

16 Abril, 2020
Compartilhar tempo juntos é algo indispensável para fomentar os laços do casal. Praticar hobbies como o de cozinhar pode ser uma excelente opção para aproveitar o tempo livre e fortalecer os vínculos.
 

A alimentação não é apenas uma necessidade para o nosso organismo, é um verdadeiro prazer. Cozinhar a dois pode ser uma atividade com vários benefícios que acabará unindo ainda mais o casal. Na cozinha, podemos usar a imaginação e a criatividade, incluindo desde preparar uma noite romântica até abrir um negócio como casal. A seguir, vamos falar sobre os principais benefícios de cozinhar a dois. Confira!

Benefícios de cozinhar a dois

Você gosta de cozinhar? Então, descubra os benefícios de cozinhar a dois:

Passar mais tempo juntos

Sem dúvida, um dos problemas de muitos casais na nossa sociedade tão competitiva e capitalista é a falta de tempo para estar junto. Devido aos horários de trabalho, compromissos e questões que devem ser abordadas diariamente, muitos casais se veem apenas à noite.

Por esse motivo propomos que, no fim do dia, vocês cozinhem algo juntos em vez de se sentarem para assistir TV e pedir uma pizza. Embora esta última opção possa ser uma escolha muito confortável, deve ser tratada como uma exceção.

A atividade de cozinhar permitirá que vocês conversem, falem sobre o dia que tiveram e criem algo delicioso que os dois podem apreciar juntos. Se cozinhar for uma desculpa para passarem mais tempo juntos, tirem proveito disso!

Comer mais alimentos caseiros e menos industrializados

Casal cozinhando
Além de fortalecer o vínculo, cozinhar juntos fará com que vocês se esforcem para consumir alimentos mais saudáveis ​​e receitas caseiras.
 

Se vocês adotarem o bom hábito de cozinhar a dois, vão comer comida caseira com mais frequência. Assim, terão a garantia de poder consumir alimentos frescos e de qualidade, fortalecendo a saúde.

Não são necessárias grandes elaborações na cozinha para comer de modo saudável e delicioso. Basta evitar os alimentos industrializados e o junk food. Vocês podem recuperar receitas antigas das suas famílias ou ir mais longe, e começar juntos a desenvolver a imaginação e a ter ideias mais arriscadas na gastronomia.

Leia também: 6 exercícios em casal que podem ser feitos ao ar livre

Aprimore a criatividade de cada um e do casal

A criatividade não é um campo exclusivo das artes plásticas. Na cozinha, temos um universo infinito de possibilidades gastronômicas.

Existem muitos tipos de culturas culinárias que podemos pesquisar e adaptar aos nossos gostos. Vocês podem até mesmo criar uma rivalidade saudável, com uma competição para surpreender o outro com novos sabores.

Agradar e surpreender o parceiro cozinhando é um detalhe valorizado e muito apreciado. Dessa forma, também é possível distribuir melhor as tarefas e obrigações da casa. Nunca é tarde para colocar a mão na massa!

A melhor maneira de educar é pelo exemplo

Família comendo um doce gostoso
Cozinhar em família transmite valores positivos para os nossos filhos.
 

Se você tem filhos, sabe que eles são como esponjas que absorvem todos os seus hábitos, costumes e até palavras. Por esse motivo, é interessante que eles vejam seus pais cozinhando com frequência, e melhor ainda se ambos estiverem juntos. Assim, transmitimos a ideia de que eles também devem aprender a ser autossuficientes neste campo.

Cozinhar envolve esforço e dedicação diária. Se lhes atribuirmos algumas tarefas de casa na cozinha, eles serão mais comprometidos com as obrigações. Os valores da responsabilidade e da perseverança também são incentivados através de uma atividade diária essencial.

Leia também: Atividades agradáveis: a chave para o bem-estar do casal

Desconectar-se de outras atividades

Cozinhar a dois pode nos ajudar a desconectar de outras obrigações ou preocupações. Passar algum tempo juntos na cozinha cria laços, cumplicidades, gera novas histórias e ajuda a relaxar a mente após todo o estresse do trabalho.

Além disso, se cozinharmos à noite isso nos ajudará a nos desconectarmos do mau uso que costumamos fazer das tecnologias (televisão, computador, redes sociais, etc…) antes de dormir. Também é uma boa maneira de combater a insônia.

Em resumo, esses são alguns dos benefícios que podemos obter ao cozinhar a dois. Esse bom hábito nos ajudará a nos sentirmos melhor com nós mesmos e com os nossos parceiros, e também terá um impacto positivo e construtivo em toda a família.

 
  • Bove, C. F., & Sobal, J. (2006). Foodwork in Newly Married Couples. Food, Culture & Society. https://doi.org/10.2752/155280106778055118
  • Chonody, J. M., & Gabb, J. (2018). Understanding the Role of Relationship Maintenance in Enduring Couple Partnerships in Later Adulthood. Marriage and Family Review. https://doi.org/10.1080/01494929.2018.1458010
  • Kosta, R. (2013). Cookbooks, High-tech Kitchens, and Gender Culture: Addressing the Sugar and Spice in Contemporary Couple Relations. M/C Journal.