Como lidar com o estresse adequadamente

· 4 de maio de 2019
Situações complicadas e problemáticas podem te consumir pouco a pouco se você não souber como lidar com elas internamente. Portanto, controlar o estresse é importante.

Embora um certo nível de estresse seja considerado benéfico para produzir cargas de energia que ajudam a superar situações difíceis, como um exame escolar ou responsabilidades de trabalho ou de casa, se não for controlado, pode ser prejudicial.

Felizmente, existem técnicas e hábitos para controlá-lo e impedir que ele nos paralise, nos faça reagir sem controle ou nos cause ansiedade e até desconfortos físicos.

Os problemas do estresse

Os problemas do estresse

O Dr. Hans Selye identificou 3 estágios do estresse que definem os diferentes estados em que vivemos quando nos expomos a situações estressantes:

1. O estado do alarme

É a resposta imediata a uma situação perigosa ou difícil. Nesse momento, o ritmo do coração aumenta, hormônios como o cortisol são liberados e o corpo recebe uma carga energética de adrenalina que o ajuda a reagir.

2. Estado de resistência

Após o primeiro impacto do estresse, é normal que o corpo relaxe e recupere seus níveis normais. No entanto, se não superarmos a situação de estresse, o corpo permanece em alerta e se acostuma a altos níveis de pressão arterial e hormônios.

3. Estado de exaltação

O estresse se torna crônico e o corpo exaure suas reservas para combatê-lo. Neste ponto, o impacto é sentido emocional e fisicamente com diferentes reações:

  • Exaustão
  • Depressão
  • Síndrome de Burnout
  • Ansiedade
  • Sistema imunológico enfraquecido
  • Afecções gastrointestinais e cardiovasculares

As situações estressantes, por vezes, invariavelmente nos acompanham, mas se nós encontrarmos uma maneira de lidar com ele, muitos dos seus efeitos negativos podem ser evitados ou pelo menos reduzidos.

Como lidar com o estresse?

Como lidar com o estresse?

A Associação Americana de Psicologia considera que existem diferentes tipos de estresse, e que não há uma metodologia uniforme para lidar com isso. Cada pessoa deve encontrar seu próprio caminho. A única coisa que se aplica a todos é descobrir o que causa o estresse para reduzir sua influência.

Aqui estão algumas recomendações:

Separa-se temporariamente da causa do estresse

Depois de identificar a situação que está te causando estresse, deixe-a de lado dentro do possível. Não se trata de evitar um problema que você tem a obrigação de resolver, mas de dar uma pausa tanto em relação ao tempo de atenção quanto de dedicação mental.

Não deixe de ler: Incríveis remédios naturais para aliviar o estresse

Faça exercício

Faã exercício para lidar com o estresse

Um estudo realizado com 288 famílias ao longo de 10 anos demonstrou que as famílias que se exercitam refletem menos ansiedade e superam mais facilmente os estágios iniciais do estresse do que aquelas que não praticam nenhuma atividade física.

Este é o produto de várias reações que ocorrem no corpo durante o exercício.

  1. Em primeiro lugar, o corpo libera endorfinas, que são analgésicos naturais produzidos pelo nosso corpo.
  2. Além disso, a atividade hormonal é reduzida com o exercício, então menos cortisol é liberado, que é um estimulante do estresse.
  3. Finalmente, o exercício facilita o sono para que o corpo e a mente tenham mais descanso.

Uma rotina diária de exercícios, como caminhar, dançar ou andar de bicicleta, por exemplo, ajudará a controlar o estresse.

Pratique ioga para lidar com o estresse

Dentro das rotinas de exercícios, poucas são tão eficazes quanto a ioga quando falamos de estresse. Além dos benefícios do exercício explicados acima, estudos mostraram que a ioga funciona como um antidepressivo e ansiolítico, além de relaxar a mente.

Além disso, a ioga favorece a concentração, por isso ajudará a separá-lo mentalmente da causa do estresse. Encontre um local adequado e dedique alguns minutos por dia para praticar e se desconectar.

Medite para lidar com o estresse

Para lidar com o estresse, medite

meditação também ajuda a relaxar o corpo e a mente . O foco na respiração ou no meio ambiente o forçará a afastar-se momentaneamente do problema causado pelo estresse e lhe dará uma nova perspectiva.

Experimente antidepressivos naturais

Infusões de ervas naturais, como a valeriana, chá verde ou erva-cidreira, tem efeitos comprovados na redução do estresse.

Confira também: Estresse, celular e horários: como afetam a relação

Faça atividades divertidas com a família ou amigos

Faça atividades divertidas com a família ou amigos

Qualquer atividade adicional que ajude a clarear os pensamentos é útil para lidar com o estresse. Se você focar sua atenção em algo diferente dos problemas, você dará um descanso valioso ao corpo e à mente. Se essa atividade for divertida, será mais útil, porque o riso ajuda a liberar o estresse.

Você também pode fazer outras atividades que proporcionem um descanso à mente e ao corpo. Ouça música, visite novos lugares na companhia de amigos ou familiares, pratique um hobby como pintar, escrever ou fazer artesanato. Fazer coisas diferentes e divertidas o levará para longe dos problemas.

Em conslsão, se nada disso funcionar, a ajuda profissional é sempre uma boa solução. Um terapeuta está preparado para lidar com problemas de estresse e para guiá-lo no melhor caminho para superá-lo.

  • Stressand the General Adaptation Syndrome. Hans Selye. Professor and Director of the Institute of Experimental Medicine and Surgery, Universite de Montreal, Montreal, Canada. British MEdical Journal. (1950). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2038162/pdf/brmedj03603-0003.pdf
  • Regular exercise, anxiety, depression and personality: A population-based study.Department of Biological Psychology, Vrije Universiteit, Amsterdam, The Netherlands. Volume 42, Issue 4, (2006), Pages 273-279. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0091743505002331
  • A systematic review of randomised control trials on the effects of yoga on stress measures and mood. Michaela C.Pascoea, . Institute of Neuroscience and Physiology, Dept. of Clinical Neuroscience and Rehabilitation, Sahlgrenska Academy at University of Gothenburg, Sweden. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S002239561500206X
  • Formulations of dietary supplements and herbal extracts for relaxation and anxiolytic action: Relarian.  Department of Biology, Adelphi University, Garden City, NY. (2009). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19865069
  • Neurochemical and behavioral effects of green tea (Camellia sinensis): a model study. Mirza B, Ikram H, Bilgrami, Haleem DJ, Haleem MA.(2013). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23625424
  • The effect of mirthful laughter on stress and natural killer cell activity.  Indiana State University School of Nursing, Terre Haute, Ind., USA. (2003). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12652882