Reduza os desejos por doce com estes 5 alimentos

29 de março de 2019
Os alimentos com fibras dietéticas prolongam a sensação de saciedade e ajudam a restabelecer os níveis de glicose para reduzir os desejos por doce. Contamos quais são os mais destacados

Existe uma interessante variedade de alimentos que ajudam a reduzir os desejos por doce. Mesmo que os açúcares foram incluídos na alimentação durante muitos anos, seus efeitos negativos têm sido o motivo pelo qual muitos preferem excluí-los da dieta.

Por isso, para conseguir evitar ao máximo este ingrediente é essencial aplicar algumas estratégias que permitem controlar estes desejos. Conhece os alimentos aliados? Neste artigo compartilharemos em detalhes os 5 melhores. Consuma-os!

Por que os ataques de ansiedade pelo doce aparecem?

Mulher com doces na mão

Os ataques de ansiedade pelo doce aparecem porque, em certos momentos do dia, o organismo experimenta uma queda em seus níveis de glicose no sangue. Ao cair neste estado, o cérebro envia sinais ao corpo indicando que necessita repor os açúcares.

Como consequência se desencadeia uma forte ansiedade para comer que nos conduz a ingerir todo tipo de doces. A razão pela qual preferimos esta variedade de alimentos é porque o açúcar supõe um fornecimento de glicose imediato que satisfaz o cérebro.

Agora, outro motivo pelo qual esta ansiedade aparece está relacionado com o estresse. Quando estamos expostos a situações estressantes aumenta-se a secreção de cortisol, que é o hormônio que nos prepara para reagir a situações de perigo.

Ao aumentar a demanda de energia no corpo, de novo aparece a necessidade de glicose e, portanto, sentimos a necessidade de consumir um alimento doce.

Não deixe de ler: Receitas para saciar a ansiedade por doces

O que ocorre no corpo ao comer doce?

Mulher resistindo a ansiedade por doce

Logo após proporcionar açúcar para o cérebro, aparece uma sensação de bem-estar e hiperatividade porque se aumenta a secreção de endorfinas. No entanto, este efeito dura bem pouco, já que os alimentos com açúcar refinado contêm carboidratos de absorção rápida. 

Então, o excesso de açúcar no sangue causa uma hiperglicemia que faz o corpo reagir gerando insulina. Este processo ajuda a baixar a concentração de glicose, o que nos faz voltar ao ponto de partida.

Por outro lado, se produz um círculo vicioso que, com o tempo, faz com que a insulina seja mais ineficiente para restabelecer a glicose no sangue. Como consequência, são desenvolvidos transtornos como a resistência à insulina, obesidade e diabetes.

Alimentos para reduzir os desejos por doce

Certamente, a composição nutricional de alguns alimentos saudáveis pode ajudar a reduzir os desejos por doce sem afetar a saúde. Na verdade, alguns contam com propriedades que favorecem a regulação de glicose no sangue, o que reduz os riscos relacionados com a ingestão de açúcares refinados.

1. Canela

Canela sacia a ansiedade por doce

Esta maravilhosa especiaria contém óleos essenciais e compostos antioxidantes que protegem o organismo contra várias doenças. Há muito se destaca por sua capacidade de prevenir a diabetes e outros problemas metabólicos. Por isso, sua infusão é aconselhada para reduzir os desejos por doce nos momentos de ansiedade.

2. Abóbora

Tanto a polpa como as sementes de abóbora podem combater aquele desejo insaciável de ingerir doce. Sua principal vantagem se atribui ao seu teor de fibras dietéticas, um nutriente que faz com que os carboidratos sejam absorvidos pouco a pouco para evitar picos altos de glicose.

Pode te interessar: 8 razões para evitar a comida processada

3. Cenoura

Cenouras saciam a ansiedade por doce

Este conhecido vegetal é um excelente aliado contra as crises de ansiedade pela comida. Não só evita que se acumulem açúcares na corrente sanguínea, como também favorece sua utilização como fonte de “combustível” para as células.

4. Aveia

Um dos alimentos mais completos para qualquer dieta é a aveia. Na verdade, é conhecida como a “rainha dos cereais” devido as suas incríveis propriedades nutricionais. Seu consumo no café da manhã ou entre refeições não só aumenta o nível de energia, como também ajuda a reduzir os desejos por doce.

5. Frutos secos

Frutos secos saciam a ansiedade por doce

Sem dúvida, as nozes, amêndoas e outras variedades de frutos secos trazem fibras dietéticas e proteínas para o organismo. Por isso, sua ingestão moderada é benéfica contra o desejo de comer açúcar. Além disso, previnem a prisão de ventre, reduzem o colesterol e apoiam a perda de peso.

Não consegue reduzir os desejos por doce? Está consumindo açúcares em excesso? Não deixe de incluir estes alimentos em sua dieta. Como pode ver, são alternativas deliciosas e nutritivas que, ao invés de causar descontroles de açúcar, permitem regulá-lo.

  • Fairburn, Christopher. La superación de los atracones de comida. Paidós, 1998.
  • Gómez Sánchez, Rosario, et al. “Prevalencia de los trastornos alimentarios en una muestra universitaria: Ansiedad como factor de modulación.” Index de Enfermería 19.2-3 (2010): 124-128.
  • Rodríguez, Sonia, José L. Mata, and Silvia Moreno. “Psicofisiología del ansia por la comida y la bulimia nerviosa.” Clínica y Salud 18.1 (2007): 99-118.