Reduza os desejos por doce com estes 5 alimentos

Os alimentos com fibras dietéticas prolongam a sensação de saciedade e ajudam a restabelecer os níveis de glicose para reduzir os desejos por doce. Contamos quais são os mais destacados
Reduza os desejos por doce com estes 5 alimentos

Última atualização: 22 Maio, 2021

Existe uma interessante variedade de alimentos que ajudam a reduzir os desejos por doce. Mesmo que os açúcares tenha sido incluídos na alimentação durante muitos anos, seus efeitos negativos têm sido o motivo pelo qual muitos preferem excluí-los da dieta.

No entanto, abandonar esse ingrediente de um dia para o outro não é tão fácil quanto parece. Embora a força de vontade ajude muito, aqueles que tentam, frequentemente caem em episódios repetidos de ansiedade que os fazem sentir uma forte necessidade de comer doces novamente.

Portanto, para conseguir evitar ao máximo este ingrediente é essencial aplicar algumas estratégias que permitem controlar estes desejos. Conhece os alimentos aliados? Neste artigo compartilharemos em detalhes os 5 melhores. Consuma-os!

Por que os ataques de ansiedade pelo doce aparecem?

Desejos por doce
A dieta Sugar Busters propõe a eliminação de qualquer fonte de açúcares ou carboidratos refinados da dieta.

Os ataques de ansiedade pelo doce aparecem porque, em certos momentos do dia, o organismo experimenta uma queda em seus níveis de glicose no sangue. Ao cair neste estado, o cérebro envia sinais ao corpo indicando que necessita repor os açúcares.

Como consequência, desencadeia-se uma forte ansiedade para comer que nos conduz a ingerir todo tipo de doces. A razão pela qual preferimos esta variedade de alimentos é porque o açúcar supõe um fornecimento de glicose imediato que satisfaz o cérebro.

Agora, outro motivo pelo qual esta ansiedade aparece está relacionado com o estresse. Quando estamos expostos a situações estressantes aumenta-se a secreção de cortisol, que é o hormônio que nos prepara para reagir a situações de perigo.

Ao aumentar a demanda de energia no corpo, de novo aparece a necessidade de glicose e, portanto, sentimos a necessidade de consumir um alimento doce.

Além disso, alguns artigos científicos, como o publicado no British Journal of Sports Medicine, afirmam que o açúcar é capaz de gerar certo vício, o que aumenta o desejo pelo seu consumo.

O que ocorre no corpo ao comer doce?

O que acontece no corpo ao comer doces? Logo após proporcionar açúcar para o cérebro, aparece uma sensação de bem-estar e hiperatividade, porque se aumenta a secreção de endorfinas. No entanto, este efeito dura bem pouco, já que os alimentos com açúcar refinado contêm carboidratos de absorção rápida. 

Então, o excesso de açúcar no sangue causa uma hiperglicemia que faz o corpo reagir gerando insulina. Este processo ajuda a baixar a concentração de glicose, o que nos faz voltar ao ponto de partida.

O problema é que ocorre um ciclo vicioso que, com o tempo, torna a insulina mais ineficiente para restaurar a glicose no sangue. Consequentemente, distúrbios como resistência à insulina, obesidade e diabetes se desenvolvem, conforme afirma um estudo publicado na revista Nutrients.

Alimentos para reduzir os desejos por doce

A composição nutricional de alguns alimentos saudáveis pode ajudar a reduzir os desejos por doce sem afetar a saúde. Na verdade, alguns contam com propriedades que favorecem a regulação de glicose no sangue, o que reduz os riscos relacionados com a ingestão de açúcares refinados.

1. Canela

Canela

Esta especiaria contém óleos essenciais e compostos antioxidantes que protegem o organismo contra várias doenças. Há muito se destaca por sua capacidade de prevenir a diabetes e outros problemas metabólicos. Por isso, sua infusão é aconselhada para reduzir os desejos por doce nos momentos de ansiedade.

2. Abóbora

Tanto a polpa como as sementes de abóbora podem combater aquele desejo insaciável de ingerir doce. Sua principal vantagem se atribui ao seu teor de fibras dietéticas, um nutriente que faz com que os carboidratos sejam absorvidos pouco a pouco para evitar picos altos de glicose.

3. Cenoura

A cenoura é uma excelente aliada contra ataques de ansiedade alimentar. Não apenas evita que os açúcares se acumulem na corrente sanguínea, mas também favorece seu uso como fonte de “combustível” para as células.

4. Aveia

Um dos alimentos mais completos para qualquer dieta é a aveia. Na verdade, é conhecida como a “rainha dos cereais” devido as suas incríveis propriedades nutricionais. 

Seu consumo no café da manhã ou entre refeições não só aumenta o nível de energia, como também ajuda a reduzir os desejos por doce. Isso se deve principalmente ao seu conteúdo de fibra solúvel. Graças ao consumo dessa substância, ocorre um crescimento seletivo da bactéria no intestino. Ao mesmo tempo, a sensação de saciedade se prolonga e a curva de glicose se estabiliza, como afirma um estudo publicado na revista Nutrition Reviews.

5. Frutos secos

Frutos secos

As nozes, amêndoas e outras variedades de frutos secos trazem fibras dietéticas e proteínas para o organismo. Por isso, sua ingestão moderada é benéfica contra o desejo de comer açúcar. Além disso, previnem a prisão de ventre, reduzem o colesterol e apoiam a perda de peso.

Adicione alimentos à sua dieta para suprimir os desejos por doces

Não consegue reduzir os desejos por doce? Está consumindo açúcares em excesso? Não deixe de incluir estes alimentos em sua dieta. Como pode ver, são alternativas deliciosas e nutritivas que, ao invés de causar descontroles de açúcar, permitem regulá-lo.

Pode interessar a você...
Receitas para saciar a ansiedade por doces
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Receitas para saciar a ansiedade por doces

E quando bate aquela vontade incontrolável de comer doces, o que fazer? Conheça as melhores receitas saudáveis para para saciar a ansiedade por doc...



  • DiNicolantonio JJ., O’Keefe JH., Wilson WL., Sugar addiction: is it real? a narrative review. Br J Sports Med, 2018. 52 (14): 910-913.
  • Seo EH., Kim H., Kwon O., Association between total sugar intake and metabolic syndrome in middle – aged korean men and women. Nutrients, 2019.
  • Rebello CJ., O’Neil CE., Greenway FL., Dietary fiber and satiety: the effects of oats on satiety. Nutr Rev, 2016. 74 (2): 131-47.