9 regras para educar filhos fortes

· 11 de setembro de 2018
Existem regras para educar filhos fortes, essas regras ajudarão você a ensiná-los a enfrentar situações da vida de uma maneira mais séria e responsável.

Educar filhos fortes é uma tarefa difícil para os pais, pois não há manual ou guia para fazê-lo. Eduque-os desde cedo para serem pessoas fortes, felizes e bem-sucedidas.

O que são regras?

Elas são um conjunto de normas ou diretrizes estabelecidas para a realização de uma atividade ou um procedimento. Um exemplo de regras são as ortográficas, que determinam que a escrita é correta.

Regras para educar filhos fortes

Ao falar em regras para educar filhos fortes, existem algumas normas que você pode colocar em prática com seus filhos.

1. Ensine aos seus filhos que existem limites

Explique aos seus filhos que existem limites e que as ações têm consequências. Quando não obedecerem as instruções, não serão capazes de realizar as atividades que desejam. Educar filhos fortes se consegue parabenizando seu bom comportamento e corrigindo os maus.

Regras para educar filhos fortes: pônha limites

2. Reforçar as coisas boas ajuda a educar filhos fortes

Quando seu filho resolver um problema sem sua ajuda, demonstre com um gesto amável ou de carinho que você está orgulhoso dele. Abrace o seu filho e diga a ele o quão maravilhoso, inteligente e capaz ele é, aumentando sua autoestima.

Leia também: 8 coisas que um pai deve fazer para que sua filha se transforme em uma mulher forte

3. Seja o exemplo dos seus filhos

Os filhos muitas vezes imitam os comportamentos dos pais, sejam eles bons ou maus. Por isso é importante que sempre reforcemos bons hábitos e bons costumes.

Você deve praticá-los diariamente e, aos poucos, os seus filhos serão mais fortes, respeitarão as regras e aprenderão os hábitos corretos.

4. Deixe-os assumir riscos

Alguns pais muitas vezes são superprotetores com seus filhos, até mesmo protegendo-os de situações que devem experimentar para crescerem. Consequentemente, a criança se queixará de tudo o que lhe acontece, e sempre desejará receber conforto.

Certamente devemos apoiá-los de maneira física e emocional, mas até certo limite, já que as crianças devem resolver da melhor maneira as situações que lhes são apresentadas, dessa forma se educam filhos fortes.

5. Comunique-se com os filhos

Com uma palavra, um olhar, ou um simples gesto, expressamos o que sentimos às crianças. É por isso que devemos sempre ter tempo para conversar com elas.

9 regras para educar filhos fortes: Comunique-se

Deixe que seus filhos expliquem como se sentem, seus medos e temores. Pergunte-lhes o que pensam sobre um assunto, com essa ação você demonstrará que os ouve, e que a opinião deles é importante.

6. Admita que você errou

É importante que você admita e peça desculpas quando cometer erros com seus filhos. Pedir desculpas às crianças por um erro cometido não significa demonstrar fraqueza.

Pelo contrário, você mostrará a eles que sabe reconhecer seus erros. Você também pode ensinar-lhe que as pessoas podem cometer erros, e a importância de reconhecê-los e corrigi-los.

7. Evitar as comparações cria filhos fortes

Há situações em que, sem perceber, os pais comparam seus filhos com seus irmãos, parentes, ou amigos. Evite frases como: sua irmã é mais inteligente do que você, sua prima pode, e você não.

Diga coisas como: “Você pode dançar como sua irmã, você é tão forte quanto seu amigo”. Assim, você conseguirá reverter o sentimento de frustração do seu filho, e irá encorajar ele para tentar novamente. Lembre-se de que cada criança é única, nem todo mundo age da mesma maneira.

8. Você é seu pai, não um amigo

É verdade que deve haver confiança entre pais e filhos, no entanto as crianças precisam saber que o relacionamento que têm com os pais deve ser diferente daquele que têm com os amigos.

9 regras para educar filhos fortes: Apoie seu filho

Elas devem saber que você está em um escalão superior, que cuidará delas e as protegerá, sempre que seguirem as regras. Ser um bom pai não é aprovar constantemente as ações dos filhos, é ensinar e aconselhar quando precisam.

Você estaria interessado em ler: O que é uma família disfuncional e como ela pode afetar os filhos?

9. Apoie seu filho para que reconheça suas emoções

Como pais, sempre pensamos que os filhos devem estar constantemente felizes, pois são crianças e não precisam se preocupar com nada. Elas são como os adultos, sentem diversas emoções. Por esta razão, crianças fortes devem ser educadas para que possam diferenciar os sentimentos e lidar com eles.

Com a constante mudança da sociedade, deve-se educar filhos fortes para que possam tolerar as diferentes situações que lhes forem apresentadas durante o curso de suas vidas.

Para conseguir isso, além de dar-lhes uma boa educação acadêmica, eles devem aprender a gerenciar emoções durante a infância, para que possam ser pessoas bem-sucedidas.