10 valores que você deve ensinar aos seus filhos

Há muitos valores que você deve ensinar aos seus filhos para que cresçam com a capacidade de tomar suas próprias decisões e de se desenvolverem em seu ambiente social. Nós diremos quais são os mais importantes.
10 valores que você deve ensinar aos seus filhos

Última atualização: 23 Agosto, 2018

Os pais desempenham um papel de liderança no processo de formação de seus filhos. Desde os primeiros anos de vida, eles são responsáveis ​​por ensinar o que é certo e o que é errado. Embora o aprendizado continue por muitos anos, é essencial saber quais valores que você deve ensinar aos seus filhos.

Essas qualidades não são apenas determinantes para o desenvolvimento do comportamento da criança, mas também afetam sua autoestima e a capacidade de se destacar em um ambiente social. Além disso, são virtudes que duram por toda a vida e que fazem parte da personalidade de cada um.

No entanto, devemos lembrar que as crianças aprendem principalmente através do exemplo. Portanto, antes de tentar ensinar sobre responsabilidade, gentileza ou qualquer outro valor, é essencial que os pais apliquem esses valores em suas vidas diárias.

Não faz sentido tentar que uma criança aprenda “algo de bom” se não puder ver esse comportamento refletido em sua família. Portanto, não se trata apenas de ensinar cada valor, mas de proporcionar significado com a prática. Quais são os valores que você deve ensinar aos seus filhos?

Valores que você deve ensinar aos seus filhos

1. Honestidade

A honestidade é um valor que deve ser aprendido desde a infância. É provável que em algum momento as crianças escolham mentir ou encobrir suas ações para evitar punições. É exatamente nesse momento que você precisa ensinar a ela a importância de dizer a verdade para ser uma pessoa confiável.

Mãe e filha se abraçando

2. Tolerância

Em um mundo cheio de tantas diferenças, a tolerância se destaca entre os valores fundamentais. É importante que as crianças compreendam e aceitem diferentes opiniões, culturas, raças ou religiões. Entender que nem todos são iguais é básico para conseguir relacionamentos humanos saudáveis.

3. Respeito

Um dos primeiros valores que você deve ensinar aos seus filhos é o respeito. Essa virtude é essencial para o desenvolvimento humano na comunidade. É importante que, durante os primeiros anos de vida, ele aprenda a não levantar a voz, respeite os idosos e obedeça às regras da casa.

4. Responsabilidade

O ensino da responsabilidade em crianças implica fazê-las entender que tudo tem consequências positivas e negativas e que todos devem assumir suas ações. A princípio, o desenvolvimento desta virtude servirá para cumprir certas tarefas e obrigações.

5. Gentileza

A gentileza é uma qualidade que fortalece as relações sociais e familiares. Portanto, as crianças devem aprender a ser gentis com os outros, mesmo em seus dias “ruins”. Elas devem entender que estar de mau humor não é desculpa para deixar de ser gentil e educado com os outros.

Crianças tomando sorvete

6. Caráter

A formação do caráter não é alcançada da noite para o dia e exige muito aprendizado. No entanto, é um dos valores que você deve ensinar aos seus filhos para que eles aprendam a tomar suas próprias decisões, sempre respeitando os outros e a si mesmos.

7. Autoestima

Uma boa autoestima será determinante em muitas áreas da vida do seu filho. O amor próprio afeta a capacidade de viver sem tantas pressões ou dificuldades. Portanto, a criança deve aprender a se aceitar e não tolerar determinados comportamentos dos outros.

8. Cooperação

Ensinar as crianças sobre a cooperação é induzi-las a trabalhar em equipe quando necessário. O fato de aprenderem a unir forças para alcançar seus objetivos ensina a elas que, em algum momento, precisarão de uma “mão amiga” para viver.

9. Empatia

Desenvolver a empatia em crianças é estimular sua sensibilidade. Em outras palavras, você estará ajudando o pequeno a se colocar no lugar do outro, fazendo com que ele tente imaginar e sentir o que a outra pessoa sente. Embora essa virtude possa se desenvolver espontaneamente, às vezes é necessário fortalecê-la.

Filho abraçando sua mãe

10. Perdão

Aprender a reconhecer os próprios erros, desculpar-se e saber perdoar são qualidades essenciais no processo de formação da criança. A princípio é um pouco complexo que elas possam entender isso, pois passam por um estágio de egocentrismo em que não conseguem aceitar que estão erradas.

No entanto, falar com eles com amor e falar sobre o significado do perdão fará com que entendam pouco a pouco o quanto isso é importante para as suas vidas. Desta forma, no futuro, evitarão ressentimentos ou outros sentimentos prejudiciais.

Você já ensinou esses valores para os seus filhos? Não se esqueça de que você deve colocá-los em prática todos os dias. Sem dúvida, eles são o caminho para evitar que os “contravalores” assumam o comportamento da criança.

Pode interessar a você...
Como ter sucesso na educação emocional dos filhos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como ter sucesso na educação emocional dos filhos

Ensine seus filhos a lidar bem com as suas emoções e com as emoções dos outros; uma receita para uma educação emocional bem-sucedida.



  • Faula Bravo, K. M., & Liberio Guerrero, M. E. (2016). Influencia del proceso de apropiación de los valores honestidad y responsabilidad en el comportamiento social de los niños de cinco años de la escuela de educación básica fiscal Dr. Juan Tanca Marengo de la parroquia Febres Cordero, distrito 4 Portete, de la ciudad de Guayaquil (Bachelor’s thesis, Guayaquil: ULVR, 2016.). http://repositorio.ulvr.edu.ec/handle/44000/1556
  • Hernández, I. (2004). Educar para la tolerancia: una labor en conjunto. Revista Mexicana de Ciencias Políticas y Sociales, 47(191), 161-174. https://www.ssoar.info/ssoar/handle/document/59388
  • Uranga-Alvídrez, M. S., Rentería-Soto, D. E., & González-Ramos, G. J. (2016). La práctica del valor del respeto en un grupo de quinto grado de educación primaria. Ra Ximhai, 12(6), 187-204. https://www.redalyc.org/pdf/461/46148194012.pdf
  • García, A. R. (2013). El Educación Emocional, El Autoconcepto, La Autoestima Y Su Importancia En La Infancia. Edetania. Estudios y propuestas socioeducativas, (44), 241-257. https://revistas.ucv.es/index.php/Edetania/article/view/210