Mindfulness infantil: técnicas de aprendizagem para crianças

· 4 de setembro de 2018
As técnicas de mindfulness resultam em ideais para melhorar a concentração e a criatividade das crianças. Para obter excelentes resultados, é preciso praticar com paciência e constância.

mindfulness infantil é uma ótima técnica para aplicar nas crianças. Ela serve para ajudar a desenvolver a atenção plena, contribuindo para fundamentar as bases da inteligência emocional.

Ela também ajuda a controlar os problemas de conduta, como o transtorno de déficit de atenção (TDA), ou a impulsividade. Assim, as crianças aprendem a refletir antes de agir, pensando nas possíveis consequências dos seus atos.

O termo “mindfulness” se firmou no inglês, por tradução direta da palavra sati, que em pali designa uma prática essencial do budismo. Geralmente, o anglicismo é adotado por se considerar que nas respectivas línguas não há um equivalente.

No entanto, muitos preferem usar “atenção plena” no lugar desse estrangeirismo.

Mindfulness infantil: técnicas de aprendizagem para crianças

Jogos que usam mindfulness infantil

Com as técnicas do mindfulness infantil, a clareza emocional e mental é maior do que o que ajuda o desenvolvimento da inteligência emocional e cognitiva das crianças. A seguir, apresentamos algumas delas:

Atenção ao som

Essa atividade se realiza através de brinquedos, como uma caixa de música, que deve ser escondida em algum lugar para que a criança possa encontrá-la através do som emitido.

  • Peça para que ela escute atentamente e que levante as mãos quando o som tiver desaparecido por completo.
  • Nesse momento, ela deve ser capaz de identificar onde a caixa está escondida.

Essa técnica serve para desenvolver nas crianças a atenção auditiva e a identificação de sons, além de fazer com que ela tome consciência do momento que está vivendo.

O silêncio consciente 

Uma atividade perfeita para compartilhar com as crianças através de uma atitude presente, consciente e através do silêncio é resolver quebra-cabeças ou palavras-cruzadas. Isso permite que a criança preste atenção total à atividade que está desempenhando.

Além disso, a atividade também desenvolve habilidades cognitivas relacionadas com ela.

Respiração controlada

Para aplicar essa técnica, coloque a criança sentada em um local específico. Peça para que ela respire de maneira pausada e observe como seu abdômen se infla e se contrai. Depois que ela estiver mais calma, peça para que ela observe e descreva alguns dos objetos que estão ao seu redor.

Realize este exercício antes de comer e de dormir. Assim, você vai reforçar a atenção com disposição e ânimo para iniciar a atividade que será realizada.

Mãe aplicando mindfulness infantil na filhas

Desenvolva a introspecção

Em um lugar confortável, peça para que a criança feche os olhos por alguns minutos. Depois, peça para que ela descreva como se sente naquele momento e, qualquer que seja a resposta, diga que é normal.

Peça para a criança observar o ambiente e descrever o que vê. Se o sol está brilhando, de que cor são as nuvens, se parece que vai chover ou se há, talvez, uma tempestade. Lembre-se de que as respostas podem mudar ao longo do dia, mas são suficientes.

Explique que, assim como as coisas mudam ao longo do dia, o estado de espírito também muda e é preciso aceitar isso. Essa técnica vai ajudar você a aplicar a introspecção, para que as crianças identifiquem os estados de espírito que vão experimentar ao longo da vida.

Recomendações para o mindfulness infantil

Para que as práticas mencionadas funcionem bem, recomenda-se o seguinte:

Constância e paciência

Programe uma rotina fixa, com o mesmo horário todos os dias. Comece com sessões curtas de cinco minutos cada, dois a três dias por semana. Esse tempo será suficiente para crianças menores de cinco anos.

Seja constante e paciente, pois, no início, os resultados podem ficar aquém do esperado. Com a prática constante você verá os benefícios.

Escolha um bom lugar para praticar 

Escolha um ambiente tranquilo, livre de barulhos, onde não haja interrupções e que tenha uma temperatura confortável.

Depois de adquirir certa experiência, você poderá fazer os exercícios em espaços abertos.

O mindfulness infantil envolve fazer esportes

Atitude positiva no momento de realizar as práticas

Tanto os pais como os filhos devem estar em um clima lúdico, contentes e relaxados para criar um ambiente agradável. Se não estiverem nesse estado de espírito, é melhor adiar a atividade.

Aceitação dos resultados 

Valorize o esforço da criança com amor. Haverá dias em que a criança se sentirá muito disposta a colaborar, gerando bons resultados. Em outros dias, a criança estará distraída ou tensa e apresentará dificuldades. Nesses casos, continue dizendo à criança que ela está indo bem.

Aceite as coisas como elas são. É imprescindível manter uma atitude neutra. Não julgue, mas observe os resultados de maneira impessoal.

Alguns benefícios do mindfulness infantil

  • Melhora a concentração, a criatividade, a atenção e o aprendizado.
  • Aumenta o rendimento acadêmico.
  • Proporciona tranquilidade e equilíbrio quando a criança se sente aborrecida.
  • Fornece maior clareza em relação ao que está acontecendo ao redor e dentro de si.
  • Desenvolve capacidades, como a paciência e a empatia.
  • Melhora os sentimentos de compaixão e amabilidade.

Mindfulness: uma filosofia de vida 

Dentro das técnicas comprovadas usadas no mindfulness, existe uma filosofia de vida baseada no que se refere a viver o aqui e o agora. A atenção é completamente voltada ao que está acontecendo no momento. Assim, é possível se livrar de situações que causam bloqueios e a perda de controle.

Finalmente, considere a adoção de estratégias em relação às crianças para que elas dominem a atenção plena. Assim, elas irão desenvolver uma inteligência emocional positiva, de aceitação e aberta a mudanças.