6 dicas para recuperar o controle quando a vida não corre bem

· 30 de abril de 2018
O primeiro passo para recuperar o controle da sua vida é aceitar que você o perdeu para começar do zero e avançar rumo ao seu bem-estar.

Quando você não consegue recuperar o controle da sua vida, o mais simples a fazer é tentar negar a situação e fazer todo o possível para não ver mais o que está acontecendo.

O problema é que isso não resolve nada. De fato, o efeito pode ser pior em alguns casos, como se forem problemas financeiros ou de saúde.

Entendemos que recuperar o controle quando sua vida não corre bem parece impossível quando as dívidas se acumulam. A boa notícia é que você não está sozinho ou condenado a ver tudo o que ama desmoronar.

Coloque em prática as dicas a seguir e trilhe o seu caminho para sair daquele ponto em que está preso.

Como recuperar o controle sobre a sua vida

1. Comece a contar uma história diferente

Casal se divertindo em viagem

Pense por um momento e analise o que você diz aos outros quando eles perguntam sobre sua vida. Você costuma dizer a eles o quanto ela está ruim? Você sempre reclama ou está deprimido?

Se assim for, você deve saber que para recuperar o controle da sua vida, primeiro você deve mudar o seu diálogo interno e a forma como você se expressa sobre si mesmo.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre a “síndrome do impostor“. Neste caso, queremos incentivá-lo a realmente se tornar um impostor, mas com uma perspectiva positiva. Comece a contar sua história de acordo com seus triunfos e o futuro que você deseja.

É um processo complicado, por isso vai exigir um certo esforço. Quando você perceber que está retornando ao antigo hábito de falar negativamente, mude imediatamente sem hesitar ou dedique-se a analisar a situação.

2. Pense que tudo é possível

Pensar que é impossível sair de seus problemas é uma forma de autossabotagem. Claro, se você tem um sonho ou um objetivo muito grande, você não pode pensar em alcançá-lo em um período de tempo irreal.

O que você precisa é se convencer de que isso é possível, porque na maioria dos casos realmente é. Sua vida está indo mal porque você se afogou em dívidas?

Claro que pagar tudo de uma vez parece irrealista, mas, na realidade, você só precisa de uma estratégia que lhe permita atingir metas pequenas de cada vez.

3. Coloque um freio no desastre criando ordem

Mulher meditando

A situação que o levou a pensar em como recuperar o controle da sua vida certamente tem a ver com a falta de organização e planejamento.

Quando você se sentir fora de controle, a primeira coisa que você pode considerar é se afastar um pouco ou negar a situação.

O que você realmente precisa é trabalhar nessa situação para torná-la gerenciável de forma realista.

  • Comece listando os problemas que estão lhe afetando e identifique com quais deles você pode lidar sozinho e no momento.
  • Em seguida, analise se há alguém que possa aconselhá-lo com o que você não entende ou com o que está realmente fora de seu controle.

4. Adote pequenas mudanças todos os dias

Para recuperar o controle, você não pode esperar mudar seu comportamento de um dia para o outro. Mesmo que sejam coisas que você deve fazer, dê a si mesmo a oportunidade de avançar gradualmente, em vez de pensar o dia inteiro sobre suas obrigações.

  • Isso permitirá que você se adapte ao seu novo estilo de vida e adquira a mentalidade necessária para isso.
  • Quando você para de pensar em uma transformação total, pode se concentrar nos pequenos passos e em seu resultado positivo para a sua vida.

Com o tempo, ver esses resultados irá ajudá-lo a torná-los permanentes e a ter mais confiança em si mesmo.

5. Elimine as relações que o mantêm nesse ponto negativo

Mulher sem saber lidar com seus problemas

Você pode perder a visão real de quem você é e de seus objetivos por causa das pessoas ao seu redor. Pode ser que suas mensagens sejam negativas, que elas não se importem em ajudá-lo ou que elas simplesmente tenham valores e sonhos diferentes.

Se você perceber que o que está complicando o processo de recuperação do controle são certas pessoas, é hora de fugir.

No entanto, isso nem sempre significa que você precise cortar qualquer tipo de relacionamento com eles.

Às vezes isso pode ser impossível, porque se trata de um membro da família ou amigos de uma vida inteira. Nesse caso, tente traçar uma barreira para que suas atitudes ou comentários não o afetem.

Se você tiver dúvidas sobre se deve ou não continuar esse relacionamento, lembre-se de que os relacionamentos negativos são um fardo que causa problemas e sentimentos negativos.

O que você precisa para sair da situação que o afeta são pessoas que sejam um apoio para conversar e encontrar soluções. Só não espere que eles resolvam seus problemas.

6. Aceite sua responsabilidade

O último ponto para recuperar o controle quando as coisas estão dando errado é aceitar que foi sua responsabilidade chegar ao ponto em que você está.

Não importa o que seja, a realidade é que você deve ter tomado alguma decisão para chegar até esse ponto. Em alguns casos, você até pode ter tomado a decisão de não decidir.

Quando você faz isso, está no ponto exato para parar de se sentir como uma vítima e realmente encarar os problemas de frente.

Você já enfrentou uma situação em que perdeu as rédeas da sua vida? Você está nessa situação agora? O que você está fazendo para recuperar o controle?