Vitaminas para desinchar o abdômen

30 de janeiro de 2019
Utilize sempre que puder frutas e verduras frescas e orgânicas. Embora sejam um pouco mais caras, você pode se assegurar de que são 100% saudáveis.

As vitaminas têm ganhado cada vez mais destaque devido a seu sabor frutado, sua textura cremosa, seu aspecto irresistível e suas propriedades saudáveis. São a alternativa ideal para tomar no meio da manhã ou da tarde, substituindo alimentos ricos em farinhas, açúcares e produtos processados.

Neste artigo, compartilharemos as receitas de três vitaminas irresistíveis: uma amarela, uma verde e uma laranja, que, além de serem capazes de combater o inchado abdominal, melhorarão a função digestiva e o trânsito intestinal.

Vitaminas 100% saudáveis

As vitaminas são mais comumente preparadas com frutas frescas, congeladas ou concentradas (polpas), e misturadas com produtos lácteos ou sorvete.

Visto que neste artigo queremos apresentar receitas mais saudáveis sem perder o delicioso sabor, oferecemos algumas alternativas para que sejam as mais digestivas e leves possível:

  • Em vez de leite ou iogurte, usaremos uma bebida ou creme vegetal à base de arroz, aveia ou coco, que podemos encontrar em qualquer supermercado ou loja de produtos naturais;
  • Além disso, em vez de adoçarmos com açúcar, optaremos por xarope de agave, mel ou extrato de estévia refinado.
  • As frutas que usaremos serão frescas e, se possível, orgânicas.

O que nos oferecem?

Essas receitas nos oferecem grandes quantidades de frutas e/ou verduras que podemos modificar de acordo com nossa preferência.

São ricas em vitaminas, minerais e fibras. Além disso, são muito nutritivas e não engordam. Pelo contrário, nos ajudam a perder peso, já que saciam a fome.

Leia mais: Diferenças entre a fome real e a ansiedade por comida. Descubra-as!

São um aperitivo ideal, como já dito, para o meio da manhã e da tarde ou, inclusive, para surpreender convidados em ocasiões especiais.

Nesse caso, tentaremos servi-las em taças decoradas com algum dos ingredientes contidos e, opcionalmente, com um pouco de creme vegetal de arroz, aveia ou coco.

As vitaminas podem ser tomadas por pessoas de qualquer faixa etária. Para as crianças, são uma maneira original e nutritiva de ingerir frutas.

Tanto nesse caso como para pessoas que realizam esforços físicos importantes, podemos adicionar também frutos secos moídos para oferecer ao organismo a dose diária adequada de proteínas. A quantidade de ingredientes dependerá do número de porções.

Vitamina verde

as vitaminas

Os vegetais de folha verde são muito ricos em magnésio e fibras, nos ajudam a depurar o organismo e atuam como reguladores do sistema nervoso.

É uma maneira de “bebermos” uma boa “salada” em plena manhã, gozando do sabor doce de uma vitamina. Além disso, o abacate contido nessa receita, oferece à bebida uma textura cremosa e ácidos graxos essenciais para a saúde.

Se tomarmos essa vitamina pelas manhãs, melhoraremos o trânsito intestinal de maneira natural, sem a necessidade de ingerir laxantes.

Ingredientes

  • Abacate (incluindo, se quisermos, a raspa da semente);
  • Espinafre fresco;
  • Banana bem madura;
  • Bebida vegetal ou suco de maçã;
  • Xarope de agave, mel ou estévia;

Como já dissemos anteriormente, as quantidades de todas as receitas vão depender do número de porções e das preferências de cada um.

Bata bem todos os ingredientes até obter uma vitamina homogênea. Depois, sirva-a em um copo largo, decorado com uma rodela de maçã ou banana.

Vitamina amarela

as vitaminas

A vitamina amarela é um remédio ideal para melhorar nossa digestão, pois ajuda a evitar a retenção de líquidos, ativar nosso metabolismo e, inclusive, é positiva para dietas de emagrecimento.

Leia mais: Dietas de baixa caloria. Conheça-as!

Essa vitamina tem um sabor refrescante, tropical e levemente picante, ideal para épocas de calor. Precisamos adicionar à receita um creme vegetal para proporcionar a cremosidade ideal.

Ingredientes

  • Abacaxi bem maduro;
  • Suco de gengibre ou gengibre em pó;
  • Coco em pó (ou ralado);
  • Creme vegetal de aveia, arroz ou coco;
  • Estévia purificada.

Nessa receita, o ideal é utilizar a casca do abacaxi, afinal, ela contém muitas propriedades benéficas para a saúde.

Para isso, basta fervê-la por 15 minutos e deixá-la repousar por 5 minutos. Depois adicione-a aos demais ingredientes e bata tudo junto até obter uma vitamina homogênea.

Vitamina de laranja para desinchar o abdômen

as vitaminas

Essa vitamina é recomendada especialmente para pessoas que sofrem de problemas intestinais, tais como prisão de ventre, diarreia, colite, parasitas etc.

Além disso, seu sabor é delicioso e seus benefícios para a saúde são muitos.

Ingredientes

  • Mamão (incluindo algumas sementes, com propriedades antiparasitárias);
  • Manga;
  • Sementes de linhaça (colocadas de molho em um pouco de água durante uma noite. Essa água também será adicionada à vitamina);
  • Casca de uma laranja orgânica (usaremos apenas um pedacinho pequeno);
  • Xarope de agave, mel ou estévia purificada.

Bata os ingredientes até observar que as sementes do mamão e da linhaça estão bem trituradas. Se preferir, decore com um pouco de raspas de laranja ou um pedaço cortado da casca.

Imagens oferecidas por Emily Carlin, vanessayavonne e madlyinlovewithlife.

  • Yang, A. J., & Jain, N. B. (2017). Abdomen. In Pain Medicine: An Essential Review. https://doi.org/10.1007/978-3-319-43133-8_14
  • Kühn, J. P., & Lühken, C. (2014). The abdomen. In Whole-Body MRI Screening. https://doi.org/10.1007/978-3-642-55201-4