Como fazer uma vitamina de banana com pasta de amendoim?

Vamos te ensinar a preparar um shake especial para atletas que pode ajudar a construir músculos, além de fornecer a energia necessária para os treinos.
Como fazer uma vitamina de banana com pasta de amendoim?

Última atualização: 27 Setembro, 2021

Esta vitamina de banana com pasta de amendoim fornecerá uma grande quantidade de nutrientes essenciais e calorias necessárias para as suas atividades. É uma receita útil no contexto da prática esportiva. Além disso, é muito fácil de fazer.

Ressalta-se que, no caso de pessoas sedentárias, é importante moderar a ingestão calórica ao longo do dia para não perder o equilíbrio energético. Portanto, a receita que vamos ensinar não seria muito adequada nesses casos, pois ultrapassa as necessidades de quem não pratica esportes.

Vitamina de banana e pasta de amendoim

Antes de mergulharmos na preparação, gostaríamos de falar sobre alguns dos benefícios da vitamina de banana com pasta de amendoim. A presença das oleaginosas como um dos principais ingredientes garante um elevado fornecimento de ácidos graxos insaturados, necessários para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

De acordo com um estudo publicado no Cochrane Database of Systematic Reviews, os ácidos graxos da série ômega 3 são capazes de modular a inflamação no corpo, o que tem um impacto positivo na saúde do coração. As oleaginosas são uma fonte desses nutrientes.

Por outro lado, a banana concentra uma grande quantidade de potássio. Este elemento tem a capacidade de ajudar a modular a pressão arterial, de acordo com uma pesquisa publicada no International Journal of Cardiology . Desta forma, podemos afirmar que este shake tem um caráter cardioprotetor.

Você também pode estar interessado: Shakes de proteína para aumentar a massa muscular

Ingredientes

  • 200 mililitros de leite.
  • Cubos de gelo.
  • 1 banana
  • 30 gramas de pasta de amendoim.
  • 1 colher de chá de cacau em pó puro.

Passo a passo

A preparação desta vitamina é muito simples. A primeira coisa a fazer é descascar a banana e picá-la, e depois colocar no copo do liquidificador com o resto dos ingredientes.

É importante que seja um eletrodoméstico potente, pois você também terá que bater os cubos de gelo. Será necessário processar os elementos por 5 minutos para obter uma textura homogênea.

Passado este tempo, sirva em copos e beba logo, pois a vitamina é suscetível à oxidação. Em qualquer caso, desde que mantida coberta e fria, ela pode durar algumas horas sem alterações significativas do ponto de vista nutricional ou organoléptico.

Ao servir, você pode adicionar um pouco mais de cacau em pó como decoração. Também é interessante incluir canela na receita, para dar sabor, fitonutrientes com capacidade antioxidante e aumentar a sensibilidade à insulina.

Vitamina de banana com pasta de amendoim e aveia

Um excelente complemento à receita que acabamos de mostrar é a aveia. Este cereal possui uma grande quantidade de fibras e é capaz de atrasar a taxa de absorção de carboidratos.

Ao mesmo tempo, foi demonstrado que os betaglucanos da aveia melhoram a saúde digestiva, graças ao efeito que exercem sobre a microbiota. Eles fermentam dentro do trato digestivo, servindo como substrato energético para as bactérias que o habitam.

A aveia melhora a textura desta vitamina de banana com pasta de amendoim, bem como o seu sabor. É um complemento sensacional, embora seja importante que seja bem triturada.

Incluí-la na receita é muito simples. No momento em que colocar todos os ingredientes no copo do liquidificador, adicione 40 gramas de flocos de aveia. É provável que, neste caso, seja necessário bater por mais tempo para conseguir uma melhor incorporação do cereal.

Prepare esta bebida energética

Como você viu, fazer este shake é muito simples e rápido. Você terá um aporte significativo de nutrientes, já que os ingredientes que o compõem contêm carboidratos, proteínas e gorduras de qualidade.

Claro, deve-se levar em consideração que se trata de um alimento com alta densidade energética. Introduzi-lo na dieta de uma pessoa sedentária poderia causar um desequilíbrio no balanço energético, o que se traduziria em ganho de peso.

De qualquer forma, se você pratica esportes com frequência, pode prepará-la sem medo de ganhar gordura. Na verdade, ela pode até ajudar a construir músculos.

Pode interessar a você...
5 vitaminas com banana e morangos para o café da manhã
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 vitaminas com banana e morangos para o café da manhã

As vitaminas com banana e morangos são uma das melhores opções depois dos sucos verdes. Elas são realmente deliciosas e muito nutritivas!



  • Abdelhamid AS, Brown TJ, Brainard JS, Biswas P, Thorpe GC, Moore HJ, Deane KH, AlAbdulghafoor FK, Summerbell CD, Worthington HV, Song F, Hooper L. Omega-3 fatty acids for the primary and secondary prevention of cardiovascular disease. Cochrane Database Syst Rev. 2018 Jul 18;7(7):CD003177. doi: 10.1002/14651858.CD003177.pub3. Update in: Cochrane Database Syst Rev. 2018 Nov 30;11:CD003177. PMID: 30019766; PMCID: PMC6513557.
  • Filippini T, Violi F, D’Amico R, Vinceti M. The effect of potassium supplementation on blood pressure in hypertensive subjects: A systematic review and meta-analysis. Int J Cardiol. 2017 Mar 1;230:127-135. doi: 10.1016/j.ijcard.2016.12.048. Epub 2016 Dec 21. PMID: 28024910.
  • Jayachandran M, Chen J, Chung SSM, Xu B. A critical review on the impacts of β-glucans on gut microbiota and human health. J Nutr Biochem. 2018 Nov;61:101-110. doi: 10.1016/j.jnutbio.2018.06.010. Epub 2018 Aug 10. PMID: 30196242.