5 valores básicos para um relacionamento amoroso

Existem alguns valores básicos que todo relacionamento deve ter para que funcione bem. Sem eles, será normal que o vínculo termine com o tempo.
5 valores básicos para um relacionamento amoroso

Última atualização: 26 Agosto, 2021

Para que um vínculo de amor funcione bem, uma boa comunicação e um plano de vida comum são importantes. No entanto, não devemos esquecer os valores básicos que devem estar sempre presentes em um relacionamento.

Se os valores básicos não forem compartilhados, o sentimento de infelicidade não demorará muito para aparecer. Embora seja verdade que aqueles que vamos mencionar devem estar em todos os relacionamentos, sempre há exceções. Na verdade, não existem duas pessoas com relacionamentos idênticos.

Valores necessários para um relacionamento funcionar

Algo muito importante em que a psicóloga Silvia Congost insiste é que na relação de casal os valores mais importantes devem coincidir, como é o caso da fidelidade e do respeito. Na verdade, existem valores inegociáveis, que são aqueles que, quando não são compartilhados, acabam levando a relação ao seu fim.

1. Amor

Parece o mais óbvio, certo? Um dos valores necessários para um relacionamento funcionar é que exista amor.

Este, em algumas ocasiões, não é o caso. Às vezes há dependência emocional ou o relacionamento tem o objetivo de deixar o ex-parceiro com ciúmes. Às vezes, a outra pessoa é usada.

Além disso, independentemente das diferenças que possam surgir, uma vez que somos duas pessoas diferentes, o amor ainda estará lá. Mas, é claro, deve ser amor verdadeiro, não outra causa subjacente vestida ou disfarçada de amor.

2. Respeito

Outro dos valores necessários para um relacionamento dar certo é o respeito. É possível discutir, comunicar ao nosso parceiro algo que não gostamos ou ficar com raiva, mas nunca devemos ser desrespeitosos.

Fazer uma crítica ao seu jeito de ser, insultá-lo ou zombar dele é não respeitar o parceiro. Com o tempo, isso acabará com o relacionamento.

Apoio no casal como valor básico
O apoio e o respeito do casal permitem sustentar relacionamentos de longo prazo.

3. Suporte

Embora a família e os amigos sejam um grande apoio, o mesmo deve acontecer com a pessoa que escolhemos como parceiro. Devemos sentir que ele está lá para nos ajudar, independentemente das decisões que tomarmos em relação às nossas próprias vidas.

Por exemplo, vamos imaginar que decidimos investir em um projeto ou mudar de emprego e nossos planos não deram certo. Nosso parceiro deve nos apoiar antes e depois do resultado. Nós, obviamente, devemos fazer o mesmo.

4. Generosidade

A generosidade também faz parte dos valores básicos que devem estar presentes em qualquer relacionamento que funcione bem. Deve haver uma divisão equilibrada. Em um relacionamento, ambas as pessoas devem dar e receber.

5. Comunicação

Por fim, um dos últimos valores básicos para uma relação amorosa é a comunicação. Sem dúvida, ela é a chave, mas nem todo tipo de comunicação nos ajudará. A única válida é a assertiva, na qual expressamos o que gostamos e o que não gostamos, o que pensamos e o que não pensamos sobre um fato, uma decisão ou uma forma de agir.

Um exemplo de comunicação assertiva no relacionamento é, se nos incomoda que a outra pessoa se atrase para os compromissos, dizer-lhe que sabemos que ela não está fazendo de propósito, mas que isso nos incomoda. Em vez de recriminar, é fundamental ser assertivo.

Casal cozinhando
A comunicação assertiva é a base para compartilhar mais e melhor como casal.

Outras dicas sobre valores essenciais para fazer um relacionamento funcionar

A verdade é que descobrir os valores básicos que um bom relacionamento deve ter é muito importante. Mas que outras dicas devemos ter em mente? A confiança também é fundamental.. Na verdade, se não confiamos na pessoa que escolhemos para estar ao nosso lado, por que continuamos com ela? Isso não faz sentido.

A comunicação com o parceiro é essencial para esclarecer os valores que podem ser negociáveis, como a fidelidade. Muitos casais têm relacionamentos abertos ou nos quais podem conhecer outras pessoas de uma forma romântica. É importante discutir esses tópicos para ver se os valores correspondem.

Outra dica para um relacionamento dar certo é sentir admiração pela outra pessoa. Isso é algo que não podemos forçar, então se não admiramos nosso parceiro, devemos começar a pensar se devemos continuar com o relacionamento.

Agora que sabemos de tudo isso, esta pode ser uma excelente oportunidade para refletir sobre nosso relacionamento como casal.

Pode interessar a você...

8 passos para reinventar a relação do casal
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
8 passos para reinventar a relação do casal

Quando a convivência do casal já não é mais a mesma, pode ser necessário reinventar a relação para evitar a separação. Saiba mais aqui!



  • Callejón-Chinchilla, M. D., & Gila-Ordóñez, J. M. (2018). Necesidad de trabajar las relaciones de pareja saludable desde contextos socio-educativos. Sophia14(1), 31-38.
  • Herrera, A. B. (2019). Cómo buscar y encontrar pareja estable y amorosa. Tus psicólogos en CDMX: Irradia Terapia.
  • Iglesias-García, M. T., Urbano-Contreras, A., & Martínez-González, R. A. (2019). Escala de Comunicación autopercibida en la relación de pareja (CARP). Anales de Psicología/Annals of Psychology35(2), 314-322.