5 razões comuns que fazem o amor acabar

O que faz uma pessoa deixar de amar alguém? Por que é tão difícil para nós aceitar isso? Responderemos a essas e outras perguntas neste artigo.
5 razões comuns que fazem o amor acabar

Última atualização: 31 Julho, 2021

O amor pode acabar. Deixar de amar, assim como se apaixonar, é algo natural. No entanto, é uma situação que sempre nos entristece. Deixar de amar alguém que tanto nos deu, com quem compartilhamos momentos, com quem criamos expectativas, nos mergulha numa tristeza que parece não ter fim.

O que aconteceu? É sobre isso que falaremos a seguir, pois há motivos pelos quais o fim de um relacionamento pode estar mais próximo do que pensamos.

Quais são as 5 causas que podem levar o amor a acabar?

Embora haja muitos motivos pelos quais você pode deixar de amar alguém, decidimos escolher 5 deles para discuti-los em maior profundidade. São causas bastante gerais e comuns, motivos que podem levar qualquer relacionamento ao término.

1. Os interesses não são mais os mesmos

O primeiro dos motivos surge quando os interesses mudam. De repente, um dos membros do casal quer ir morar no exterior ou ter filhos, quando durante todo esse tempo não expressava essa vontade. No momento em que as prioridades e os sonhos não são mais os mesmos, o vínculo se enfraquece.

Casal entediado com a rotina

2. O respeito foi perdido

O segundo motivo para deixar de amar alguém tem a ver com o respeito, algo que nunca deve ser perdido em um relacionamento (pelo menos se quisermos que ele seja saudável).

No momento em que começam os insultos, a outra pessoa é humilhada ou abusada verbalmente, não há mais espaço para o amor.

3. Ciúme excessivo e infundado

A terceira razão para deixar de amar é o ciúme. Qualquer tipo de ciúme entre o casal que se mantém ao longo do tempo e não se resolve é patológico.

Às vezes, requer a intervenção de um psicólogo profissional. Isso mina a relação, a enche de desconfiança e a prejudica até que tudo o que resta são seus fragmentos.

4. Falta de cuidado com o parceiro

A quarta razão para deixar de amar é o descuido, devido à vida cotidiana e ao hábito. A falta de atenção aos detalhes, a falta de vontade de querer surpreender, de comprar para o parceiro(a) algo que ele gosta em um determinado dia. Essa falta de cuidado com o outro encerrará o relacionamento e levará a uma progressiva diminuição do amor.

5. Necessidades não atendidas

Neste quinto motivo, deixar de amar alguém pode acontecer devido a necessidades não satisfeitas. Não estamos falando apenas de intimidade (falta de desejo sexual ou relações sexuais), mas de falta de abraços, escuta ativa, tempo compartilhado de qualidade. Se as necessidades não forem atendidas, o relacionamento se tornará frágil.

Dicas para quando o amor acabar

Algo que é muito importante ter em mente em qualquer relacionamento é que nada é seguro. Portanto, é preciso cuidar do parceiro(a), mimá-lo e zelar para que vocês construam um bom relacionamento.

No entanto, existem situações que não estão em nosso poder, como os interesses que mudam ou as necessidades que não são satisfeitas porque não são mais compatíveis. O que fazer nesses casos?

Aceitar que isso é normal

Já mencionamos isso no início. Aceitamos o amor, mas não a falta de amor. Temos uma grande rejeição em relação a isso por causa da dor que nos causa, mas não somos as únicas pessoas com quem isso acontece.

Além disso, embora não percebamos agora, encontraremos alguém com quem ficaremos entusiasmados quando nos curarmos.

Lidar com o luto

O luto dói. É como um espinho que se enfia e que tentamos arrancar. No entanto, entrar de cabeça em um outro relacionamento para não passar por ele é um erro.

A tristeza nos permite aceitar a falta do amor, lamentar a separação e nos concentrar em nós mesmos. Vamos colocar nossas emoções para fora e amar a nós mesmos mais do que nunca.

Evite o contato com seu parceiro

Silvia Congost, psicóloga especializada em dependência emocional, fala em contato zeroIsso é essencial para colocar distância e para que as feridas comecem a cicatrizar.

Muitos casais que não terminaram mal fazem isso para conseguir marcar uma distância e passar pela fase do luto.

Refletir em solidão

Fazer coisas sozinho

Quando estamos em casal, às vezes esquecemos o que gostamos de fazer sozinhos ou nos sentimos inseguros quando vamos ao cinema, passeamos, tomamos um drink em um bar sem ter alguém por perto.

É o momento de estar com nós mesmos, de fazer coisas por nós, de aproveitar o espaço que temos agora e o tempo que não temos mais que compartilhar com um parceiro. Agora, só nós somos importantes.

Se o amor acabar, não busque atalhos

Tendemos a simplificar o caminho quando ele deveria receber a importância que merece. Quando deixamos de amar alguém, não há atalhos, não há remédio rápido.

Há muita dor, mas no final, há um reencontro muito especial com nós mesmos que nos permitirá estar de novo com alguém e desfrutar do ato de amar novamente.

Pode interessar a você...
6 dicas para o relacionamento não cair na monotonia
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
6 dicas para o relacionamento não cair na monotonia

Quebrar a rotina é essencial para o relacionamento não cair na monotonia. Se você você está com dificuldade de fazer isso, não perca as nossas dica...



  • Bustos Caro, A. C. (2011). Cuando se acaba el amor: Estrategias de afrontamiento, duelo por pérdidas amorosas y crecimiento postraumático en estudiantes universitarios (Bachelor’s thesis, Quito: USFQ, 2011).
  • Carrasco, J. C. (2009). La violencia en el seno de las relaciones íntimas, analizadas por un psicólogo clínico. Pensamiento Psicológico6(13).
  • Charnay Rebolledo, M., & Henríquez Fierro, E. (2003). Prevalencia del deseo sexual inhibido en mujeres en edad fértil y factores relacionados. Ciencia y enfermería9(1), 55-64.