A falta de desejo sexual e o seu impacto nos relacionamentos

20 Junho, 2020
Esse é um problema do qual poucos falam, mas muitos casais sofrem com a falta de desejo sexual. Isso pode afetar negativamente o relacionamento de várias maneiras.

O sexo é uma parte fundamental dos relacionamentos amorosos. Por isso, a falta de desejo sexual pode ser um problema sério e a origem de outros confrontos que, embora não pareçam estar relacionados, surgem da falta de empatia e afinidade provocada pela insatisfação sexual.

A falta de desejo sexual é um problema mais comum do que imaginamos, embora muitos casais o mantenham entre quatro paredes. Um estudo recente revelou que 36% das mulheres e 31% dos homens têm falta de desejo sexual, com um agravamento ocorrendo a partir dos 40 anos.

Esse problema geralmente se reflete nos casamentos. “Um paciente típico costuma dizer que fazia sexo antes do casamento e que, após se casar, depois de alguns anos e sem motivo, não há mais desejo sexual”, explica o Dr. Bruce Carr, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

A falta de desejo sexual afeta não apenas a pessoa que sofre com ela e o relacionamento em si, mas também o outro membro do casal, que vê seus desejos sexuais insatisfeitos, se sente rejeitado e pode ter sua autoestima abalada.

O que causa a falta de desejo sexual?

Falta de desejo sexual
Segundo alguns médicos, é a partir dos 40 anos que a vida sexual do casal começa a se deteriorar.

A falta de desejo sexual pode ter sua origem em razões físicas ou psicológicas. O estresse da vida moderna afeta negativamente as relações sexuais. Portanto, as principais causas são a depressão e a fadiga.

O ressentimento é outra causa da falta de desejo sexual. A raiva contra o parceiro por alguma discussão, por ser muito dominante, muito passivo ou por sentir suas necessidades ignoradas também diminui a atração e, portanto, a vontade de fazer sexo.

Os traumas antigos, como o abuso sexual ou más experiências passadas, podem ressurgir e diminuir o apetite sexual sem que nos demos conta disso.

Entre as razões físicas estão a impotência do homem causada por problemas de saúde, dor nas áreas genitais devido a infecções, feridas, desequilíbrios endócrinos e alguns outros fatores.

Quando essas são as causas, é aconselhável ir ao médico para buscar o tratamento adequado, pois, além de afetarem o relacionamento, elas também podem ter outras consequências para a saúde geral.

Leia também: Transtorno do desejo sexual hipoativo em homens

Por que é importante recuperar o desejo sexual?

Benefícios do sexo
O sexo é uma expressão de sentimentos em relação ao outro, razão pela qual constitui uma parte fundamental do relacionamento do casal.

O sexo é uma parte muito importante do relacionamento. Os sentimentos em relação ao outro, e até em relação a si próprio, dependem em grande parte do sexo. Mesmo em casais mais velhos, o sexo é uma maneira de compartilhar, ser íntimo e de desfrutar de bons momentos juntos.

Algumas pessoas pensam que não fazer sexo é bom e que você pode construir um relacionamento com base em outras atividades compartilhadas em casal. A verdade é que, se os dois tiverem o mesmo sentimento e se houver um acordo sincero sobre isso, pode ser possível. Falar e comunicar as necessidades é importante para encontrar soluções juntos.

Você também pode pensar que está bem sem sexo, mas quando analisa o passado e lembra que o sexo foi algo apreciado e que intensificou ainda mais a parceria, é fácil ver a importância do sexo para um relacionamento. A dinâmica diária do relacionamento melhora quando a dinâmica sexual é ativa e satisfatória.

O que fazer para combater a falta de desejo sexual?

Consulte um médico

Consulta sobre sexualidade
Na presença de dúvidas ou de fatores fisiológicos que impeçam o sexo, consultar um especialista sempre será a melhor opção.

Se você notar que há uma causa física, como impotência ou dor, é sempre melhor descartar qualquer doença. Como vimos, algumas doenças físicas podem desempenhar um papel importante no desejo sexual. Portanto, uma avaliação médica permitirá descartar essas possibilidades.

Converse com o seu parceiro

Comunique as suas necessidades e pergunte quais são as dele. Falar abertamente sobre falhas e expectativas, bem como tentar encontrar uma solução entre vocês dois, comprometendo-se a trabalhar para melhorar o relacionamento, pode ser a melhor solução para qualquer problema.

Consulte um terapeuta de casais

A ajuda de terceiros, especialmente se for um profissional, ajuda a encontrar soluções. Dessa maneira, um terapeuta, seja especializado em terapia de casal ou individual, poderá ajudá-lo a encontrar as causas da falta de desejo sexual e a reviver o relacionamento.

Você pode se interessar: 5 plantas medicinais que ajudam a aumentar o desejo sexual

Tenha momentos íntimos com o seu parceiro

Jantar romântico
Para reacender a chama e buscar novos momentos de intimidade, vocês podem começar com atividades românticas que os dois apreciem.

Às vezes, o mais difícil é dar o primeiro passo. Uma rotina de abstinência é cômoda, mas perigosa. Acaricie seu parceiro, descubra pontos erógenos e tente iniciar um retorno a esses momentos de intimidade com muito amor.

Experimente coisas novas

Se a falta de desejo sexual for causada pela monotonia na relação, tente explorar novas posições e satisfazer desejos sexuais não realizados. Descubram novos interesses sexuais juntos para obter uma motivação extra.

Supere o medo

Pode ser que, depois de muito tempo sem fazer sexo com o seu parceiro, você tenha um certo medo de se aproximar. O sexo pode parecer estranho. Nesse caso, comece pouco a pouco. Carinho, toque, talvez a penetração seja um pouco forçada nesse momento, mas vocês podem masturbar um ao outro nas primeiras vezes e tentar manter uma relação sexual mais intensa pouco a pouco.

Reviva o relacionamento

Certamente, se o relacionamento está insatisfatório no âmbito sexual, é bem provável que também seja em outros aspectos. Talvez o casal se entenda, mas não compartilhe outras coisas da vida que são normais como casal. Planeje sair para jantar ou dançar, faça novamente outras atividades das quais vocês desfrutaram juntos no passado.

Por fim, recuperar os prazeres em comum e apreciá-los juntos vai ajudar a recuperar a atração e o desejo sexual.

  • Relationship between hypoactive sexual desire disorder and aging. Hayes RD1, Dennerstein L, Bennett CM, Koochaki PE, Leiblum SR, Graziottin A.
    Office for Gender and Health, Department of Psychiatry, The University of Melbourne, Australia (2007). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17081522
  • Low sexual desire disorder. Basson R. merckmanuals.com/home/women-s-health-issues/sexual-dysfunction-in-women/low-sexual-desire-disorder
  • Sexual desire disorder. (2017). psychologytoday.com/conditions/sexual-desire-disorder