O que fazer quando o parceiro não sabe o que quer?

Dar mais do que você recebe é uma das consequências de manter um relacionamento com alguém que não sabe o que quer. Isso provoca sofrimento e frustração. Portanto, fale claramente sobre o problema e tome uma decisão.
O que fazer quando o parceiro não sabe o que quer?

Última atualização: 22 Junho, 2020

Iniciar um relacionamento envolve iniciar algo juntos. Para isso, é necessário que ambos olhem para a mesma direção. No entanto, o que acontece quando o parceiro não sabe o que quer? Como agir nessa situação?

Um projeto em comum

Quando uma relação começa, assumimos que ambos estão dando início a um projeto para o futuro juntos. Em outras palavras, um relacionamento é direcionado a um objetivo, há planos, uma projeção para o futuro em que vocês compartilham sonhos, responsabilidades e esforços.

No entanto, se o seu parceiro não sabe o que quer, esse projeto simplesmente não existe. Dessa forma, é praticamente inútil você tomar as rédeas de um relacionamento sozinho.

Na verdade, insistir em continuar um relacionamento com essas características só vai gerar frustração e até censuras por parte de ambos.

Quando o parceiro não sabe o que quer da relação

Casal com problemas de comunicação
A vida em casal é um projeto em comum voltado para o futuro. Se as coisas não estiverem claras, podem agir como fontes de estresse e frustração.

O que fazer quando o parceiro não sabe o que quer do relacionamento? Se este é o seu caso, você provavelmente está sentindo:

  • Dúvida. Tudo é confuso. Talvez um dia ele diga que quer um compromisso, mas no dia seguinte muda de ideia. Em alguns aspectos, seu relacionamento é sério, mas em outros é um “vamos ver no que dá”. Portanto, você vive em constantes altos e baixos que só criam dúvidas e insegurança.
  • Frustração. A indecisão de uma pessoa que não sabe o que quer pode causar frustração, estresse e sofrimento. Imagine confiar em alguém que não sabe o que fazer e, portanto, não retribui seus sentimentos. É realmente frustrante dar mais do que você recebe.
  • Falar sobre o futuro é desconfortável. Ele evita falar sobre o futuro juntos, seja a longo, médio ou curto prazo. Isso ocorre porque ele não tem certeza do que realmente quer e, portanto, pouco a pouco, talvez você também acabe evitando esse tipo de conversa.

Não deixe de ler: Quais são os sinais de insatisfação em um relacionamento?

O que fazer quando o parceiro não sabe o que quer?

Fale sinceramente

Não faz nenhum sentido guardar para si tanto sentimento de dúvida, frustração e até sofrimento. Portanto, a melhor opção é ter uma conversa sincera com seu parceiro e expressar claramente seus sentimentos, suas ideias e sonhos para o casal.

No entanto, você deve sempre ter em mente que, talvez, ele não compartilhe de seus planos e desejos, nem mesmo de seus sentimentos. Ninguém é obrigado a fazê-lo. Portanto, você deve estar preparada para ouvir algo que não quer.

Um relacionamento é um compromisso; há responsabilidades, compreensão e respeitoSe esses fatores não existem no seu relacionamento, este não é um relacionamento saudável.

Cuide de si mesmo

Problemas no relacionamento
O estresse gerado por essa situação coloca o relacionamento no caminho do fracasso. Amar a si mesmo é fundamental.

Como explicamos anteriormente, não é fácil se envolver em um relacionamento com uma pessoa que não sabe o que quer. De fato, dar mais do que você recebe pode ser frustrante. Portanto, você deve olhar para si e se perguntar se realmente vale a pena.

Se duas pessoas não compartilham a mesma visão de futuro juntos, o relacionamento está a caminho do fracasso. Afinal, um relacionamento é algo construído por duas pessoas. Portanto, é melhor você se cuidar, parar de dar mais do que aquilo que recebe e entender que seus caminhos são diferentes e que vocês desejam coisas distintas.

Portanto, fortaleça a sua autoestima. Um amor não correspondido ou uma separação mais dramática poderão fazê-la sofrer. Portanto, invista em si mesma e fortaleça a sua autoestima; essa é a chave.

Recomendamos que você leia: Tipos de separação que partem nossos corações

Não se esqueça do que você quer

Não se deixe levar pelos sentimentos de alguém que não sabe o que quer, e não se esqueça do que você realmente quer. Você deve ter clareza sobre o que deseja para o seu futuro, quais planos tem e como deseja se sentir com a pessoa que a acompanhará ao longo do caminho.

Portanto, não se deixe levar pelas ambivalências e indecisões do outro. Se alguém não for capaz de se comprometer, simplesmente não é a pessoa certa para manter um compromisso. Esta é uma lógica simples.

Em conclusão, você não deve se deixar levar por um relacionamento em que um dos membros não sabe o que deseja. Você acabará dando muito mais do que aquilo que recebe e, portanto, sofrendo e frustrando a si mesma. É melhor esclarecer as coisas e estabelecer o que é esperado do relacionamento. A partir daí, decida se vale a pena continuar ou não.

Pode interessar a você...
Hábitos de amor próprio que toda mulher deve adotar
Mejor con SaludLeerlo en Mejor con Salud
Hábitos de amor próprio que toda mulher deve adotar

Durante muitos séculos, as mulheres vem conquistando um papel mais igualitário na sociedade. Para isso, os hábitos de amor próprio seriam um começo.



  • Emily A. Impett, Bonnie M. Le, Aleksandr Kogan, (2008) “When You Think Your Partner Is Holding Back: The Costs of Perceived Partner Suppression During Relationship Sacrifice.” Social Psychological and Personality Science
  • Rodríguez, E. M. (2016). 6 cualidades para alcanzar tus metas. Retrieved May 8, 2019, from https://lamenteesmaravillosa.com/6-cualidades-para-alcanzar-tus-metas/