O que fazer quando o parceiro não sabe o que quer?

22 de junho de 2020
Dar mais do que você recebe é uma das consequências de manter um relacionamento com alguém que não sabe o que quer. Isso provoca sofrimento e frustração. Portanto, fale claramente sobre o problema e tome uma decisão.

Iniciar um relacionamento envolve iniciar algo juntos. Para isso, é necessário que ambos olhem para a mesma direção. No entanto, o que acontece quando o parceiro não sabe o que quer? Como agir nessa situação?

Um projeto em comum

Quando uma relação começa, assumimos que ambos estão dando início a um projeto para o futuro juntos. Em outras palavras, um relacionamento é direcionado a um objetivo, há planos, uma projeção para o futuro em que vocês compartilham sonhos, responsabilidades e esforços.

No entanto, se o seu parceiro não sabe o que quer, esse projeto simplesmente não existe. Dessa forma, é praticamente inútil você tomar as rédeas de um relacionamento sozinho.

Na verdade, insistir em continuar um relacionamento com essas características só vai gerar frustração e até censuras por parte de ambos.

Quando o parceiro não sabe o que quer da relação

Casal com problemas de comunicação
A vida em casal é um projeto em comum voltado para o futuro. Se as coisas não estiverem claras, podem agir como fontes de estresse e frustração.

O que fazer quando o parceiro não sabe o que quer do relacionamento? Se este é o seu caso, você provavelmente está sentindo:

  • Dúvida. Tudo é confuso. Talvez um dia ele diga que quer um compromisso, mas no dia seguinte muda de ideia. Em alguns aspectos, seu relacionamento é sério, mas em outros é um “vamos ver no que dá”. Portanto, você vive em constantes altos e baixos que só criam dúvidas e insegurança.
  • Frustração. A indecisão de uma pessoa que não sabe o que quer pode causar frustração, estresse e sofrimento. Imagine confiar em alguém que não sabe o que fazer e, portanto, não retribui seus sentimentos. É realmente frustrante dar mais do que você recebe.
  • Falar sobre o futuro é desconfortável. Ele evita falar sobre o futuro juntos, seja a longo, médio ou curto prazo. Isso ocorre porque ele não tem certeza do que realmente quer e, portanto, pouco a pouco, talvez você também acabe evitando esse tipo de conversa.

Não deixe de ler: Quais são os sinais de insatisfação em um relacionamento?

O que fazer quando o parceiro não sabe o que quer?

Fale sinceramente

Não faz nenhum sentido guardar para si tanto sentimento de dúvida, frustração e até sofrimento. Portanto, a melhor opção é ter uma conversa sincera com seu parceiro e expressar claramente seus sentimentos, suas ideias e sonhos para o casal.

No entanto, você deve sempre ter em mente que, talvez, ele não compartilhe de seus planos e desejos, nem mesmo de seus sentimentos. Ninguém é obrigado a fazê-lo. Portanto, você deve estar preparada para ouvir algo que não quer.

Um relacionamento é um compromisso; há responsabilidades, compreensão e respeitoSe esses fatores não existem no seu relacionamento, este não é um relacionamento saudável.

Cuide de si mesmo

Problemas no relacionamento
O estresse gerado por essa situação coloca o relacionamento no caminho do fracasso. Amar a si mesmo é fundamental.

Como explicamos anteriormente, não é fácil se envolver em um relacionamento com uma pessoa que não sabe o que quer. De fato, dar mais do que você recebe pode ser frustrante. Portanto, você deve olhar para si e se perguntar se realmente vale a pena.

Se duas pessoas não compartilham a mesma visão de futuro juntos, o relacionamento está a caminho do fracasso. Afinal, um relacionamento é algo construído por duas pessoas. Portanto, é melhor você se cuidar, parar de dar mais do que aquilo que recebe e entender que seus caminhos são diferentes e que vocês desejam coisas distintas.

Portanto, fortaleça a sua autoestima. Um amor não correspondido ou uma separação mais dramática poderão fazê-la sofrer. Portanto, invista em si mesma e fortaleça a sua autoestima; essa é a chave.

Recomendamos que você leia: Tipos de separação que partem nossos corações

Não se esqueça do que você quer

Não se deixe levar pelos sentimentos de alguém que não sabe o que quer, e não se esqueça do que você realmente quer. Você deve ter clareza sobre o que deseja para o seu futuro, quais planos tem e como deseja se sentir com a pessoa que a acompanhará ao longo do caminho.

Portanto, não se deixe levar pelas ambivalências e indecisões do outro. Se alguém não for capaz de se comprometer, simplesmente não é a pessoa certa para manter um compromisso. Esta é uma lógica simples.

Em conclusão, você não deve se deixar levar por um relacionamento em que um dos membros não sabe o que deseja. Você acabará dando muito mais do que aquilo que recebe e, portanto, sofrendo e frustrando a si mesma. É melhor esclarecer as coisas e estabelecer o que é esperado do relacionamento. A partir daí, decida se vale a pena continuar ou não.

  • Emily A. Impett, Bonnie M. Le, Aleksandr Kogan, (2008) “When You Think Your Partner Is Holding Back: The Costs of Perceived Partner Suppression During Relationship Sacrifice.” Social Psychological and Personality Science
  • Rodríguez, E. M. (2016). 6 cualidades para alcanzar tus metas. Retrieved May 8, 2019, from https://lamenteesmaravillosa.com/6-cualidades-para-alcanzar-tus-metas/