Tudo o que você precisa saber para realizar uma massagem de próstata

A massagem da próstata consiste em inserir um dedo ou objeto massageador através do reto e massagear a próstata. Ela possui benefícios médicos, dos quais falaremos a seguir.
Tudo o que você precisa saber para realizar uma massagem de próstata

Última atualização: 05 abril, 2022

A massagem de próstata é um procedimento no qual um dedo ou um objeto massageador é inserido através do reto para estimular esse órgão fibromuscular e glandular que produz o líquido seminal. O objetivo da massagem da próstata é liberar o excesso de fluido seminal da glândula.

Por esse mecanismo, a massagem da próstata ajuda a melhorar a inflamação e aliviar a pressão no trato urinário. Ela pode ser útil na hiperplasia prostática benigna, prostatite bacteriana crônica, síndrome da dor pélvica crônica, retenção urinária e disfunção erétil.

Também é usada para estimulação sexual, ajudando a alcançar a excitação. Durante o ato sexual, melhora a ereção e relaxa o reto antes do sexo anal.

Qual é o órgão envolvido na massagem de próstata?

A massagem prostática é realizada na próstata. Ela é um órgão sexual masculino que está localizado na pelve, atrás do púbis, na frente do reto e abaixo da bexiga.

Ela circunda a uretra do lado de fora de sua saída, abaixo do colo da bexiga. Por isso seu crescimento gera obstrução no trato urinário, com os consequentes sintomas urinários.

Sua forma é uma pirâmide invertida e o tamanho varia com a idade. Em um jovem adulto saudável é comparada ao tamanho de uma noz e pesa cerca de 20 gramas. À medida que a idade avança, a próstata aumenta de tamanho, em um processo chamado hiperplasia prostática benigna.

Este órgão faz parte dos sistemas urinário e reprodutivo. Participa fundamentalmente na produção do fluido seminal, que faz parte do sêmen e fornece o meio e os nutrientes para a sobrevivência dos espermatozoides.

Patologias relacionadas com a massagem de próstata

Algumas doenças estão associadas à melhora dos sintomas após a estimulação da próstata. Vejamos quais são:

Hiperplasia benigna da próstata

Esse distúrbio é o crescimento benigno da próstata que ocorre com o avançar da idade. Seus sintomas são os seguintes:

  • Aumento da frequência urinária à noite.
  • Dificuldade em iniciar a micção.
  • Jato urinário fraco.
  • Gotejamento pós-micção.
  • Impossibilidade de esvaziamento completo da bexiga.

Quando não tratada, a doença pode levar à incontinência urinária, disfunção sexual e inflamação aguda ou crônica (prostatite). Além disso, está associada ao aumento da frequência de infecções do trato urinário. No entanto, não tem nenhum risco relacionado ao câncer de próstata.

Problemas de próstata em um homem idoso.
Com o envelhecimento, os homens tendem a sofrer de hiperplasia da glândula, o que leva a problemas de micção.

Prostatite bacteriana crônica

A prostatite bacteriana crônica é causada pela persistência de bactérias no trato urinário. Geralmente ocorrem episódios assintomáticos alternados com sintomas semelhantes aos da hiperplasia prostática benigna.

Síndrome da dor pélvica crônica

Nesta síndrome há dor no períneo, acima ou abaixo do púbis, no pênis, escroto ou região inguinal. O desconforto pode ser contínuo ou intermitente. Está associada à disfunção erétil e sintomas semelhantes aos da hiperplasia prostática benigna.

Como é realizada a massagem de próstata?

A massagem da próstata é realizada inserindo um ou dois dedos através do reto. Esses dedos devem ser envoltos em uma luva de látex ou nitrila, previamente lubrificada.

Ou um massageador de próstata ou outro instrumento médico pode ser usado. As laterais do lóbulo da próstata são massageadas e depois o centro, sem pressionar vigorosamente o plexo nervoso.

E a massagem de próstata para fins sexuais?

Nesse caso, para realizar a massagem prostática, recomenda-se lavar bem as mãos, manter as unhas curtas para evitar escoriações e aplicar um lubrificante à base de água ou silicone.

Para ter maior excitação sexual e potencializar o orgasmo, busca-se através da estimulação digital (ou com um massageador) mover a glândula para cima e para baixo. Ao mesmo tempo, o pênis é estimulado.

Esta prática sexual não é recomendada em caso de fissuras anais ou hemorroidas.

O massageador de próstata é um instrumento projetado especificamente para isso. É por isso que sua forma é semelhante à de um dedo e possui uma curvatura suave que permite atingir efetivamente a glândula.

A massagem da próstata realmente mostrou ser benéfica?

Um estudo de 2009 com 115 homens descreveu a massagem de próstata manual ou com dispositivo, realizada por um médico ou em casa, como tendo benefícios potenciais na melhora da inflamação de órgãos e sintomas associados. Além disso, acredita-se que melhora a intensidade da ejaculação (mas não tem efeito sobre a disfunção erétil).

Entretanto, em estudo anterior, realizado em 2006 com 81 pacientes, foi descrito que não houve resposta significativa na melhora dos sintomas, principalmente nos casos de síndrome da dor pélvica crônica. Por esta razão, mais pesquisas analíticas são necessárias para estabelecer os riscos associados.

Massagem prostática na prática médica

Quando realizada por um médico, a massagem da próstata pode reduzir a inflamação da prostatite bacteriana crônica, em conjunto com antibióticos. Além disso, por contribuir para a descarga de fluidos sem a necessidade de orgasmos ou ejaculação, é utilizada para obtenção de fluido seminal para cultura, em caso de suspeita de prostatite bacteriana.

Possíveis riscos

Como o tecido ao redor da próstata e do reto é delicado, quando a massagem da próstata é realizada com muita frequência ou intensidade, pode causar fissuras, escoriações, dor ou desconforto. Por outro lado, pode piorar os sintomas das hemorroidas, aumentar o risco de infecção ou causar sangramento.

Também pode afetar a capacidade sexual do homem, pois a próstata é coberta por um plexo nervoso que se conecta com o corpo cavernoso do pênis. A estimulação vigorosa pode afetar a capacidade de manter uma ereção e causar dor.

Homem em consulta que receberá uma massagem na próstata.
A massagem da próstata realizada por um profissional é eficaz, embora a técnica adequada deva ser considerada.

Contraindicações da massagem prostática

A massagem prostática não deve ser realizada em homens com prostatite bacteriana aguda, pois aumenta a inflamação e promove a disseminação da infecção. Isso pode fazer com que as bactérias atinjam a uretra e viajem até os rins.

Além disso, não deve ser realizada em casos de suspeita de câncer de próstata, devido ao risco aumentado de metástase. Nem antes de uma avaliação urológica ou da coleta de uma amostra para o antígeno prostático, pois a estimulação pode causar um falso positivo.

Uma prática segura se feita por profissionais

A massagem da próstata demonstrou ser eficaz nas práticas sexuais para aumentar a excitação e a intensidade do orgasmo. Do ponto de vista médico, melhora os sintomas da prostatite bacteriana crônica e da hiperplasia prostática benigna.

No entanto, são necessários mais estudos para conhecer os benefícios médicos de fazê-la em casa. É preciso levar em consideração seus possíveis riscos, contraindicações e não abusar da frequência e intensidade de sua prática.

Pode interessar a você...
Saw palmetto para a próstata e o trato urinário
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Saw palmetto para a próstata e o trato urinário

Se você tem problemas de próstata, tente usar saw palmetto para a próstata e o trato urinário. Isso ajudará você a purificar a urina e melhorar sua...