Tratamentos caseiros para a colite ulcerativa

· 31 de janeiro de 2015
A água de arroz pode ajudar a reduzir e melhorar os sintomas da colite. Acrescente um copo a mais de água à cocção, coe o conteúdo e consuma em colheradas.

Quando falamos de colite, estamos nos referindo a uma complicação gastrointestinal que afeta principalmente o cólon, pois este se inflama por diferentes motivos, como por bactérias, vírus, fungos e causas emocionais, entre outras. Por isso, hoje falaremos sobre tratamentos caseiros para a colite ulcerativa.

Quando essa condição se manifesta, outros órgãos que estão direta ou indiretamente relacionados podem também correr riscos.

Os sintomas mais comuns das pessoas que sofrem de colite podem ser:

Descubra: 3 batidos caseiros para combater a retenção de líquidos

Existem alguns tratamentos caseiros que são muito eficazes para melhorar este problema, e claro, para eliminar os sintomas que aparecerem.

A seguir daremos algumas recomendações muito importantes para tentar evitar as complicações que podem surgir da colite:

Alimentação balanceada

Neste caso, a recomendação mais importante é tentar consumir a maior quantidade possível de alimentos naturais e frescos e com alto teor de fibras, os quais proporcionam ao organismo os nutrientes necessários sem precisar sobrecarregá-lo, evitando assim a irritação do sistema digestivo.

Alimetação balanceada para colite ulcerativa

É importante evitar ao máximo os alimentos apimentados, o álcool e o excesso de café.

Consumir chás de hortelã para a colite ulcerativa

A hortelã é excelente para contribuir com o funcionamento do sistema digestivo, pois as glândulas salivares aumentam sua produção, o que é muito útil neste processo. Da mesma forma que controla o sistema nervoso.

Recomendamos a leitura: 6 dicas para fortalecer seu sistema nervoso

O chá de gengibre para a colite ulcerativa

Gengibre para colite ulcerativa

O chá de gengibre é altamente recomendado para quem sofre de colite, pois ajuda a tratar a distensão abdominal, a diarreia e a dor que esta condição pode provocar.

Tisana de cevada para a colite ulcerativa

O consumo desta erva ajuda no bom funcionamento do intestino, além de ser uma excelente fonte de vitaminais e sais minerais, são essenciais para poder evitar os sintomas da colite.

Remédios caseiros para aliviar a colite ulcerativa

Limpar o intestino

  • Um dos tratamentos caseiros mais simples e eficaz é fazer uma mistura com duas colheres de vinagre de sidra de maça e duas de mel em um copo de água e tomar exatamente antes de consumir os alimentos, preferentemente três copos durante o dia.
  • Outro remédio para combater a colite é ferver durante 5 minutos uma xícara de água com uma pitada de raiz de alteia, deixar repousar e coar. Deve-se tomar somente uma xícara por dia durante várias semanas, não importa a hora.
  • Prepare uma vitamina à base de uma maçã, uma cenoura, um pepino e uma beterraba pequena com água mineral. Prepare e beba pela manhã e à tarde durante várias semanas.
  • Deixe de molho de um dia para o outro uma ou duas colheres de sementes de linhaça em meio copo de água, depois misture muito bem e tome em jejum, de preferência.
  • A água de arroz é outra boa opção para acabar com os sintomas da colite. Para fazer este remédio, você só precisa deixar ferver uma xícara de arroz em três de água durante vinte minutos. Deixe repousar e depois coe para em seguida tomar a água que resultou deste cozimento.
  • O chá de camomila ajuda a desinflamar o cólon. Você pode tomá-lo várias vezes ao dia.
  • Um excelente remédio caseiro para a colite é o suco de aloe vera, que pode ser preparado em casa ou pode conseguir um suco já preparado nas lojas de produtos naturais. Os cristais ou o gel desta planta ajudam a reparar a mucosa do cólon e de todo o aparelho digestivo em geral.
  • Para todas as pessoas propensas a padecer desta doença, é recomendável aumentar o consumo de maçãs e mamão, pois estas frutas contém substâncias que ajudam a aliviar a colite.