Cólon irritável: alimentos a serem evitados

30 de dezembro de 2018
Nosso intestino tem dificuldade em absorver alimentos gordurosos, por isso, é aconselhável minimizar seu consumo caso haja um quadro de cólon irritável.

O cólon irritável ou colite é uma doença que ataca o intestino grosso causando inflamação, dores muito fortes, diarreia e, inclusive, sangramento. É uma doença que pode chegar a causar úlceras cancerosas. Por causa dessa doença, o organismo rejeita alguns alimentos, intensificando os sintomas desse problema.

Embora não exista uma cura real para o cólon irritável, existem alguns tratamentos que podem te proporcionar uma vida mais digna. Neste artigo, queremos apresentar uma lista dos alimentos que devem ser evitados para melhorar sua qualidade de vida e evitar mais desconfortos.

Alimentos a serem evitados por quem sofre de cólon irritável

Chocolate

Derivado da semente seca do cacau, tem como propriedade estimular tanto o sistema nervoso como o sistema digestivo que, no caso de sofrer cólon irritável, sofre com cólicas e diarreia.

Grãos e leguminosas

Este grupo compreende o feijão, a ervilha, os ovos, a lentilha e o grão-de-bico. Por seu alto conteúdo em ferro e fibras solúveis, se tornam alimentos intolerantes para os pacientes com cólon irritável, causando prisão de ventre e cólicas.

Lácteos

Os produtos lácteos devem ser evitados caso haja um quadro de cólon irritável

Um dos principais inimigos do sistema digestivo daquelas pessoas que sofrem de cólon irritável. Por seu alto conteúdo em lactose, são difíceis de digerir por esses pacientes.

Leia também: Quais são os produtos lácteos com menos lactose?

Frutas cítricas

Por exemplo, o limão, a laranja e a tangerina, causam incômodos nos pacientes com cólon irritável. No entanto, não causam incômodos na mesma proporção que outros alimentos. Recomenda-se evitar seu consumo.

Gorduras

Neste grupo de gorduras podemos mencionar todas as frituras. Embora o leite já tenha sido mencionado, é importante saber que ele também contém uma alta porcentagem de gordura, a qual é difícil de ser absorvida pelas paredes do intestino.

Banana

As pessoas que sofrem de cólon irritável devem evitar o consumo da banana

A banana verde é rica em potássio e carboidratos. É um dos alimentos que vão contra o bom funcionamento do cólon, pois pode ocasionar prisão de ventre, causando dificuldade na hora de evacuar e, na maioria das ocasiões, sangramento.

Alimentos conservados

Ao falar de conservantes, devemos mencionar os alimentos processados, alimentos enlatados e sucos de caixinha que, para que não percam a validade, apresentam um alto teor de conservantes. Como resultado, se tornam um inimigo para o cólon irritável.

Álcool

As bebidas alcoólicas são verdadeiras inimigas do cólon irritável, por serem um irritante gastrointestinal. Por isso, é recomendável que pessoas que sofrem desta síndrome não ingiram bebidas como: vinho, cerveja, rum, uísque e similares, já que podem agravar a sintomatologia de sua doença.

Refrigerantes

Os refrigerantes devem ser evitadas pelas pessoas que sofrem de cólon irritável

Os refrigerantes constituem parte dos alimentos não recomendados. Podem provocar inflamação estomacal pelo alto grau de gases. Portanto, os pacientes devem evitá-los.

Não deixe de ler: Saiba como os refrigerantes fazem mal para o nosso corpo

Cafeína

Dentro deste grupo não somente falamos do café, também podemos mencionar os energéticos, já que contêm altas porcentagens de cafeína que não proporcionam nenhum valor nutritivo para o organismo. Em geral, essas bebidas causam prisão de ventre e perda rápida de água.

Para se ter em mente…

Embora a lista seja um pouco extensa e possa te levar a pensar que todos os alimentos são ruins para os pacientes com cólon irritável, é preciso ver de outra maneira. Graças a isso podemos elaborar uma dieta adequada que melhore a qualidade de vida.

No entanto, é preciso procurar novas formas de preparação de alimentos para reduzir os efeitos (ou que pelo menos causem menos danos a nosso organismo) do cólon irritável ou da colite.

Um exemplo muito claro pode ser o leite livre de lactose. Desta forma, a absorção pelas paredes do intestino se torna mais fácil. Além disso, a nível de alimentação, cada vez mais dispomos de novas alternativas.

  • Burriel, JI García, A. Pereda Pérez, and Sociedad Española de Gastroenterología. “Trastornos intestinales funcionales (equivalentes del colon irritable).” Anales de Pediatría. Vol. 57. No. 3. Elsevier Doyma, 2002.
  • Rodríguez Magallán, Alfredo, et al. “Tratamiento del colon irritable con lidamidina y psicoterapia de apoyo.” Rev Gastroenterol Mex 62.1 (1997): 7-13.
  • Schmulson, M. “Síndrome de colon irritable:¿ Hay una terapéutica eficaz.” Valdovinos M, Milke P, Uscanga L. Gastroenterología, Hepatología y Nutrición Basadas en Evidencias. México: Masson (2002).