Tratamento da arteriosclerose com remédios naturais

Embora a arteriosclerose exija tratamento médico e acompanhamento, existem alguns remédios naturais que podemos incluir em nosso dia a dia para melhorar essa condição.
Tratamento da arteriosclerose com remédios naturais

Última atualização: 31 Julho, 2019

A arteriosclerose é uma condição na qual a placa se acumula dentro das artérias. Isso pode causar vários problemas, como angina, ataque cardíaco, derrame, ou dormência nos membros.

A placa que permeia o interior das artérias é formada por colesterol e gordura, entre outras substâncias encontradas no sangue. Se não for tratada a tempo, esta placa endurece e estreita as artérias, dificultando a passagem do sangue.

Arteriosclerose e a má circulação 

Colesterol causa arteriosclerose

A arteriosclerose também é comumente conhecida pelo nome de “má circulação”. O sangue não circula fluentemente, e por isso as pessoas que sofrem com isso estão mais expostas a sofrer alguns dos problemas que já mencionamos.

A grande dificuldade da arteriosclerose é que ela não é detectada até que estejamos em uma idade avançada. A placa vai gradualmente se acumulando, e para endurecê-la precisa de um tempo relativamente longo.

Os tratamentos que os médicos geralmente recomendam podem variar de uma mudança de hábitos à uma angioplastia. Por isso, iremos falar sobre o tratamento da arteriosclerose com remédios naturais que também podem ajudar a combater essa condição. No entanto, estes não substituem qualquer tratamento aconselhado pelo médico.

Alimentos para a arteriosclerose 

A arteriosclerose pode ser prevenida ou combatida com certos alimentos. No entanto, temos que consumi-los regularmente para podermos beneficiar de tudo o que podem nos oferecer. Em seguida, vamos ver alguns que são muito bons para combater esta doença:

  • Alho: contém alicina, um componente que melhora a saúde dos vasos sanguíneos. Pode ser consumido cru, triturado ou amassado, ou adicionado a certos alimentos, como em receitas de vegetais, ou no molho de alho.
  • Gengibre: Tem múltiplos benefícios, e é ideal para ser consumido através de uma infusão. Também pode ser adicionado a outro tipo de chás, como a camomila.
  • Sementes: Elas têm propriedades anti-inflamatórias e podem nos ajudar se também sofrermos de diabetes ou obesidade. E podem ser incluídas em várias refeições, como saladas, massas ou iogurte.
  • Espinafre: É um dos alimentos mais recomendados para melhorar a arteriosclerose. Além disso, ajuda a limpar as artérias, por isso é essencial para evitar essa condição.

Embora esses alimentos sejam tratamentos naturais para a arteriosclerose, eles nunca devem substituir um tratamento médico. Pode ser uma ajuda ou uma maneira de preveni-la, mas você deve seguir as instruções do especialista em todos os momentos.

Tratamento da arteriosclerose com remédios naturais

Suco para combater areteriosclerose

Mencionamos uma série de alimentos introduzidos na dieta que podem nos ajudar a combater a aterosclerose. No entanto, vamos ver alguns remédios naturais que podem ser altamente eficazes:

  • Casca de limão ralada: Você pode polvilhar sobre sopas e saladas.
  • Dente de leão: Coloque algumas folhas secas em um copo com água fria, e deixe em repouso por pelo menos 2 horas. Depois, ferva um pouco, e beba. Duas xícaras devem ser consumidas por dia. Pode ser adoçado com mel, se necessário.
  • Infusão de salsa: É tomada como chá, derramando-se água quente sobre as folhas e deixando-se descansar por 15 minutos. Deve ser tomada pelo menos 2 vezes ao dia.
  • Açafrão: Ao ser consumido diariamente em risotos, paellas, pescados e outras refeições, ajuda a reduzir a placa que obstrui as artérias.
  • Berberina: Geralmente é obtida através de suplementos e impede a formação de placas nas artérias. Assim, reduz o endurecimento, se este já apareceu, e previne a má circulação.

Você conhece algum outro tratamento da arteriosclerose com remédios naturais que tenha te ajudado? É importante seguir as instruções do médico quando esta condição for detectada. Esses remédios naturais podem ajudar, mas não serão capazes de lidar com a condição de forma isolada.

Portanto, são um bom complemento e uma boa maneira de evitar que esse problema se mantenha longe de nós. Nós encorajamos você a consultar com seu médico sobre os remédios naturais mencionados aqui, e descobrir todos os benefícios que eles podem trazer para combater a arteriosclerose.