Tenha uma pele radiante com estes 6 peelings naturais

· 30 de abril de 2015
Se você tem a pele sensível, deve ter cuidado ao utilizar estes esfoliantes para que não causem irritação. Opte pelo de pepino para eliminar células mortas e impurezas.

Você sabia que existem várias receitas de peelings naturais que podem ser feitos em casa, com ingredientes econômicos e já presentes em nosso dia a dia? Livres de substâncias químicas, eles são seguros e não irão irritar a pele, como muitos produtos industrializados podem acabar fazendo.

Toda mulher quer ter uma pele jovem e radiante. Para alcançar este objetivo, muitas delas fazem uso de diversos cremes, cosméticos e peelings faciais caríssimos, que ainda por cima são repletos de componentes químicos e artificiais.

Neste artigo, ensinaremos a receita de 6 peelings naturais para quem quiser ter a pele mais jovem e macia. Se esse for o seu objetivo, não deixe de conferir!

Peelings naturais para uma pele jovem e macia

1. Peeling de pepino, aloe vera, camomila e gelatina

Na lista de peelings naturais esta é uma ótima opção para acalmar a pele. A camomila alivia enquanto o gel de aloe vera nutre e hidrata a pele. Já o pepino atua como um poderoso adstringente natural, que firma a pele e atenua rugas e linhas de expressão. Por fim, a gelatina possui colágeno e ajuda a fortalecer a pele.

Ingredientes

  • 1 pepino pequeno
  • 1/2 xícara de chá de camomila
  • 1 pacote de gelatina sem sabor
  • 1 colher de sopa de gel de aloe vera

Preparo

Primeiramente, descasque o pepino, tire as sementes e corte-o em pedaços. Em seguida, triture-os no processador, coe e reserve o suco para usar depois.

Em uma panela, coloque a gelatina e o chá de camomila (já feito anteriormente), e esquente a fogo lento, sem parar de mexer até que a gelatina se dissolva completamente. Em seguida, adicione o suco de pepino e o aloe vera e misture bem.

Deixe a preparação na geladeira por 25 minutos, até que fique firme, mas ainda líquida o suficiente para aplicar. Por fim, deixe agir por 20 minutos.

2. Peeling de aveia

peeling-aveia

Esta receita é perfeita para limpar a pele profundamente e eliminar as células mortas que se acumulam devido à exposição ao sol, poluição ou uso de maquiagem. A aveia ajuda a suavizar a pele e remover impurezas.

Veja também: Experimente este peeling feito naturalmente

Ingredientes

  • 2 colheres de farinha de aveia
  • 4 colheres de soro de leite

Preparo

Primeiramente, misture bem os dois ingredientes e aplique-os suavemente por todo o rosto, fazendo movimentos circulares e uma leve massagem. Em seguida, deixe agir por 10 minutos e, por fim, enxágue com água fria.

3. Peeling de tomate, laranja e limão

O objetivo desta receita é restaurar o pH da pele. O suco de laranja atua como um esfoliante natural, enquanto o tomate equilibra o pH e atua como um excelente remédio contra espinhas e cravos.

Ingredientes

  • 1 tomate
  • 1 colher de sopa de suco de laranja
  • 1 colher de sopa de suco de limão

Preparo

Primeiramente, descasque o tomate e coloque-o em um processador até se tornar uma pasta grossa. Em seguida, misture com o suco de limão e o suco de laranja. Deixe na geladeira por cerca de 20 minutos para aplicar a máscara geladinha.

Espalhe no rosto delicadamente, e deixe agir por cerca de 20 minutos. Por fim, enxágue com água fria e seque a pele suavemente com uma toalha.

4. Peeling de mamão papaia, abacaxi e mel

cenoura

O abacaxi e o mamão papaia contêm enzimas e ácidos naturais que eliminam as células mortas, ao mesmo tempo em que o mel hidrata profundamente a pele.

Ingredientes

  • 2 fatias de abacaxi
  • 1/2 papaia
  • 1 colher de sopa de mel

Preparo

Primeiramente, coloque o mamão e o abacaxi no processador e adicione o mel. Em seguida, misture bem para conseguir uma textura o mais homogênea possível.

Espalhe no rosto usando as pontas dos dedos e deixe agir entre 15 e 20 minutos. Por fim, enxágue alternando água morna e fria.

5. Peeling de morango, uva e iogurte

Outro peeling natural usando frutas, que contém ácidos capazes de esfoliar a pele. O iogurte acalma e o mel proporciona uma textura suave e macia.

Ingredientes

  • 1/4 xícara de morangos
  • 1/4 xícara de uvas
  • 1 colher de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa cheias de iogurte

Preparo

Primeiramente, esquente o mel durante alguns segundos no micro-ondas. Em seguida, coloque os morangos e as uvas no processador e misture até obter uma pasta densa. Acrescente o mel e o iogurte e misture até obter uma consistência homogênea.

Aplique na pele do rosto e deixe agir por 15 minutos. Por fim, enxágue com água morna e lave o rosto com água fria logo em seguida.

6. Peeling de açúcar e azeite de oliva

bicarbonato-de-sodio

Dentre os peelings naturais, esta receita é a mais simples de todas, mas nem por isso é menos eficaz. Ela permite limpar a pele e remover as células mortas, além de eliminar o excesso de oleosidade. O açúcar ainda promove uma suave esfoliação.

Não deixe de conferir: Como fazer um peeling facial com aspirina para ter uma pele bonita

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1/2 colher de sopa de suco de limão

Preparo

Primeiramente, misture os três ingredientes em um recipiente até que todos fiquem bem incorporados. Em seguida, aplique no rosto fazendo movimentos circulares e depois deixe agir por cerca de 10 minutos. Por fim, enxágue com água fria para fechar os poros.

  • VALIM, F. M., ALMEIDA, N. M., SERGIO, A. S., & de CARVALHO, A. A. (2014). TRATAMENTO FACIAL UTILIZANDO VINHO E ARGILA VERDE NO TRATAMENTO DE ACNE GRAU IE II. Revista de Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Verde, 3(2).
  • Corazza, S. (2010). Peeling e suas combinações.