Tenha uma pele radiante com estes 6 peelings naturais

Se você tem a pele sensível, deve ter cuidado ao utilizar estes esfoliantes para que não causem irritação. Opte pelo de pepino para eliminar células mortas e impurezas.

Última atualização: 29 Janeiro, 2021

Você sabia que existem várias receitas de peelings naturais que podem ser feitos em casa, com ingredientes econômicos e já presentes em nosso dia a dia? Livres de substâncias químicas, eles são seguros e não irão irritar a pele, como muitos produtos industrializados podem acabar fazendo.

Toda mulher quer ter uma pele jovem e radiante. Para alcançar este objetivo, muitas delas fazem uso de diversos cremes, cosméticos e peelings faciais caríssimos, que ainda por cima são repletos de componentes químicos e artificiais.

Neste artigo, ensinaremos a receita de 6 peelings naturais para quem quiser ter a pele mais jovem e macia. Se esse for o seu objetivo, não deixe de conferir!

Peelings naturais para uma pele jovem e macia

1. Peeling de pepino, aloe vera, camomila e gelatina

Na lista de peelings naturais esta é uma ótima opção para acalmar a pele. A camomila alivia enquanto o gel de aloe vera nutre e hidrata a pele. Já o pepino atua como um poderoso adstringente natural, que firma a pele e atenua rugas e linhas de expressão. Por fim, a gelatina possui colágeno e ajuda a fortalecer a pele.

Ingredientes

  • 1 pepino pequeno
  • 1/2 xícara de chá de camomila
  • 1 pacote de gelatina sem sabor
  • 1 colher de sopa de gel de aloe vera

Preparo

Primeiramente, descasque o pepino, tire as sementes e corte-o em pedaços. Em seguida, triture-os no processador, coe e reserve o suco para usar depois.

Em uma panela, coloque a gelatina e o chá de camomila (já feito anteriormente), e esquente a fogo lento, sem parar de mexer até que a gelatina se dissolva completamente. Em seguida, adicione o suco de pepino e o aloe vera e misture bem.

Deixe a preparação na geladeira por 25 minutos, até que fique firme, mas ainda líquida o suficiente para aplicar. Por fim, deixe agir por 20 minutos.

2. Peeling de aveia

Esta receita é perfeita para limpar a pele profundamente e eliminar as células mortas que se acumulam devido à exposição ao sol, poluição ou uso de maquiagem. A aveia ajuda a suavizar a pele e remover impurezas.

Veja também: Experimente este peeling feito naturalmente

Ingredientes

  • 2 colheres de farinha de aveia
  • 4 colheres de soro de leite

Preparo

Primeiramente, misture bem os dois ingredientes e aplique-os suavemente por todo o rosto, fazendo movimentos circulares e uma leve massagem. Em seguida, deixe agir por 10 minutos e, por fim, enxágue com água fria.

3. Peeling de tomate, laranja e limão

O objetivo desta receita é restaurar o pH da pele. O suco de laranja atua como um esfoliante natural, enquanto o tomate equilibra o pH e atua como um excelente remédio contra espinhas e cravos.

Ingredientes

  • 1 tomate
  • 1 colher de sopa de suco de laranja
  • 1 colher de sopa de suco de limão

Preparo

Primeiramente, descasque o tomate e coloque-o em um processador até se tornar uma pasta grossa. Em seguida, misture com o suco de limão e o suco de laranja. Deixe na geladeira por cerca de 20 minutos para aplicar a máscara geladinha.

Espalhe no rosto delicadamente, e deixe agir por cerca de 20 minutos. Por fim, enxágue com água fria e seque a pele suavemente com uma toalha.

4. Peeling de mamão papaia, abacaxi e mel

O abacaxi e o mamão papaia contêm enzimas e ácidos naturais que eliminam as células mortas, ao mesmo tempo em que o mel hidrata profundamente a pele.

Ingredientes

  • 2 fatias de abacaxi
  • 1/2 papaia
  • 1 colher de sopa de mel

Preparo

Primeiramente, coloque o mamão e o abacaxi no processador e adicione o mel. Em seguida, misture bem para conseguir uma textura o mais homogênea possível.

Espalhe no rosto usando as pontas dos dedos e deixe agir entre 15 e 20 minutos. Por fim, enxágue alternando água morna e fria.

5. Peeling de morango, uva e iogurte

Outro peeling natural usando frutas, que contém ácidos capazes de esfoliar a pele. O iogurte acalma e o mel proporciona uma textura suave e macia.

Ingredientes

  • 1/4 xícara de morangos
  • 1/4 xícara de uvas
  • 1 colher de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa cheias de iogurte

Preparo

Primeiramente, esquente o mel durante alguns segundos no micro-ondas. Em seguida, coloque os morangos e as uvas no processador e misture até obter uma pasta densa. Acrescente o mel e o iogurte e misture até obter uma consistência homogênea.

Aplique na pele do rosto e deixe agir por 15 minutos. Por fim, enxágue com água morna e lave o rosto com água fria logo em seguida.

6. Peeling de açúcar e azeite de oliva

Dentre os peelings naturais, esta receita é a mais simples de todas, mas nem por isso é menos eficaz. Ela permite limpar a pele e remover as células mortas, além de eliminar o excesso de oleosidade. O açúcar ainda promove uma suave esfoliação.

Não deixe de conferir: Como fazer um peeling facial com aspirina para ter uma pele bonita

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1/2 colher de sopa de suco de limão

Preparo

Primeiramente, misture os três ingredientes em um recipiente até que todos fiquem bem incorporados. Em seguida, aplique no rosto fazendo movimentos circulares e depois deixe agir por cerca de 10 minutos. Por fim, enxágue com água fria para fechar os poros.

Pode interessar a você...
Mejor con SaludLeerlo en Mejor con Salud
Os melhores peelings caseiros

Os peelings caseiros são uma esfoliação da capa externa da pele, que realizamos para eliminar células mortas que se acumulam.



  • VALIM, F. M., ALMEIDA, N. M., SERGIO, A. S., & de CARVALHO, A. A. (2014). TRATAMENTO FACIAL UTILIZANDO VINHO E ARGILA VERDE NO TRATAMENTO DE ACNE GRAU IE II. Revista de Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Verde, 3(2).
  • Corazza, S. (2010). Peeling e suas combinações.