Prevenção das rugas prematuras no rosto

· 27 de junho de 2014
Além dos motivos que você já conhece, como a falta de hidratação e o excesso de sol, o estresse e o álcool também podem determinar o surgimento das rugas.

Muitas podem ser as causas pelas quais as pessoas começam a sofrer com as rugas prematuras em seu rosto, isto é, antes de chegar à velhice. Desde a falta de vitaminas até o tabaco, passando pela pouca umectação à contaminação ambiental.

Saiba como prevenir o aparecimento precoce das rugas e aparentar um rosto bonito em qualquer idade.

A culpa é só da genética?

Alguns sortudos não têm rugas até depois dos 60 anos, mas nem rodos têm essa sorte. Os genes são os responsáveis (em parte) pela aparência de nossa pele, porém também o ambiente, a alimentação, a atividade física, os hábitos, etc. exercem influência sobre ela.

Não existe nenhum milagre nem fórmula mágica (por mais que queiram vender isso em cremes ou loções), mas sim alguns procedimentos para melhorar o aspecto geral da pele.

arrugas2

A pele quando é jovem é caracterizada por uma boa textura, firmeza e umidade natural. Conforme vai passando o tempo, a derme é afetada por vários fatores.

Leia também: Rotina para cuidar da pele à noite: dicas úteis

Os fatores que mais afetam a saúde da pele e, consequentemente, permitem que as rugas apareçam antes do tempo são:

  • O estado geral de saúde (isso repercute na pele).
  • O equilíbrio mental (está comprovado que o estresse, a depressão e a tristeza envelhecem e afetam a pele).
  • A falta de vitaminas na dieta.
  • O consumo excessivo de vários produtos (encabeçam essa lista o álcool, a cafeína, o açúcar refinado e o tabaco).
  • Muita exposição ao sol (e, sobretudo, nos horários não permitidos, como ao meio-dia em pleno verão).
  • A contaminação ambiental (viver em uma cidade grande, caminhar pelas avenidas repletas de carros, etc.).
  • O descuido com a pele (não hidratar, lavar e umectá-la).
  • As dietas incorretas (essas que se dizem milagrosas e que prometem o emagrecimento de 20 quilos em uma semana).
  • Não beber água suficientemente (em média: 2 litros no inverno e 3 no verão diariamente).

arrugas3

Como evitar que apareçam rugas prematuras no rosto?

Com estas dicas, você aparentará boa saúde em sua pele, mais jovem, natural e sem imperfeições tão antiestéticas como as rugas (sobretudo as rugas prematuras, porque não demonstram experiência, mas sim descuido).

Conheça: O protetor solar de acordo com o tipo de pele

Dicas

  • Cuide da pele do rosto: faça limpezas profundas uma vez por semana e outras mais “básicas” todas as noites, quando você eliminará as toxinas que se acumularam (smog, fumaça de cigarro, maquiagem, etc.). Nas manhãs, um bom hidratante com protetor solar para sair às ruas. Escolha um tratamento caseiro, sabonetes e produtos neutros e faça uso diário deles.
  • Tenha cuidado com sua alimentação: o que você come repercute na aparência de sua pele. Há alguns alimentos que são recomendados para evitar o envelhecimento como aqueles que contêm muita quantidade de vitamina C, porque ajudam a criar mais elastina e colágeno. Além dos populares “antioxidantes”, como o espinafre, o tomate, o brócolis, o abacate, a uva, etc.
  • Proteger a pele dos raios UV: a derme sofre muito com o sol, sobretudo a do rosto que é a que está mais exposta durante todo o ano. Diariamente recebe agressões externas dos raios ultravioletas, que são muito prejudiciais. Caso queira evitar que as rugas apareçam antes da hora, procura não se expor muito ao sol e, se o fizer, não hesite em colocar um bom fator de proteção de pelo menos 30 FPS.
  • Deixe de fumar: esse é um de tantos problemas de saúde que o cigarro gera nas pessoas. O tabaco é muito prejudicial para a pele porque a fumaça contém toxinas que a danificam, o que ocasiona o envelhecimento prematuro. As pessoas que fumam têm sempre a pele mais “apagada” ou com rugas. Além disso, em volta dos lábios se formam mais rugas devido à aspiração que realizam ao fumar.

Tratamentos caseiros e naturais contras as rugas prematuras

  • Misture levedura de cerveja com água e iogurte ou gérmen de trigo. Passe nas linhas de expressão com pequenas massagens. Deixe secar e depois enxágue.
  • Passe óleo de rícino sobre o entorno dos olhos, de forma delicada, para combater os “pés de galinha”.
  • Massageie todos os dias as rugas com óleo de abacate ou manteiga de cacau.
  • Corte pela metade várias uvas verdes e retire as sementes. Passe-as em volta dos lábios e dos olhos. Deixe que o suco seque antes de aplicar a maquiagem. Você também pode fazer uma batida com as uvas e aplicar no rosto, lavando depois de 20 minutos.
  • Misture duas colheres de vinagre de maça, três colheres de mel e meia colherzinha de pólen de abelha. Umedeça bem o rosto com água morna (não se esqueça do pescoço) e cubra com essa preparação. Espere cinco minutos e enxágue.
  • Prepare um creme antirrugas caseiro com três colheres de azeite de oliva, meia colherzinha de manteiga de cacau, uma colher de cera de mel e duas colheres de água de rosas. Esquente em banho-maria a cera, o azeite e a manteiga. Quando derreterem, retire do fogo e deixe esfriar. Adicione a água de rosas mexendo bem até obter uma massa homogênea. Aplique durante a noite nas áreas onde começaram a aparecer as pequenas rugas prematuras.