Suflê de presunto e queijo: prepare essa delícia!

· 12 de março de 2019
O suflê de presunto e queijo é uma receita mais simples do que parece. Não requer muito tempo e podemos adaptá-la a nossos gostos e necessidades facilmente.

O suflê de presunto e queijo é uma receita típica da gastronomia francesa cujos ingredientes principais são ovos e lácteos. Em francês a grafia é soufflé, que significa “inflado” ou “soprado”. De fato, isso faz referência ao aumento que a massa experimenta ao ser assada e depois descende, pouco a pouco, depois de servida.Trata-se de uma comida que pode ser tanto doce quanto salgada, já que admite diversos ingredientes e combinações. Assim, há suflês vegetais, de peixe, de mariscos, de chocolate, de caramelo, de frutas, etc. A seguinte receita contém presunto e queijo, dois ingredientes ricos em proteínas que, com certeza, te oferecerão um bom nível de energia.

Confira também: Receitas com brócolis para se apaixonar

Suflê de presunto e queijo, uma receita muito fácil de preparar

Para preparar este suflê não é preciso ser um especialista culinário, assim que, não se dê por vencido antes de tentá-lo.

As técnicas que devem ser realizadas são muito simples. No fim, o que se deve conseguir durante o cozimento no forno é uma textura suave e uma cobertura inflada de cor dourada. Cabe destacar que, algumas vezes, a cobertura tosta um pouco mais do que gostaríamos. Isso é completamente normal.

O importante é que se dê a oportunidade de preparar este delicioso alimento que não só te saciará, mas que te deixará um bom sabor na boca. Tanto quanto para repetir. Ainda assim, queremos te recomendar que o acompanhe por uma guarnição de salada de beterraba caso o sirva em um almoço. Te encantará!

Ingredientes

O suflê de presunto e queijo é uma comida realmente deliciosa cujos ingredientes podem se ajustar aos nossos gostos; por exemplo, pode-se variar o tipo de queijo ou combinar dois tipos de um mesmo suflê. Por outro lado, pode-se adicionar o presunto york ou presunto de peru, ainda que também admite toucinho. Na receita que vamos compartilhar, usaremos presunto york.

  • 7 ovos
  • ½ xícara de manteiga (100 g)
  • 2 copos de leite (400 ml)
  • 2 colheres de sopa de farinha (20 g)
  • 1 xícara de queijo gruyère (200 g)
  • 2 bandejas de presunto york (200 g)
  • Condimentos: sal e pimenta
  • Opcional: ervas provinciais
Ovos para o suflê de presunto e queijo

Preparo

  1. Em primeiro lugar, rale o queijo gruyère. Reserve em um prato.
  2. Coloque para pré-aquecer o forno a 200ºC.
  3. Em uma panela, funda a manteiga. Uma vez que estiver pronta, adicione as duas colheres de sopa de farinha. Não se esqueça que é preciso mexer constantemente para que não forme grãos
  4. Pouco a pouco, adicione o leite na panela. Continue mexendo tudo para que se misture bem todos os ingredientes.
  5. Por outro lado, despedace o presunto como puder. Ao terminar, deverá misturá-lo com o queijo gruyère ralado.
  6. Em seguida, tempere a mistura de presunto e queijo com sal e pimenta.
  7. Separe as gemas das claras e bata-as com a ajuda de uma espátula. Este passo é muito importante, já que é o que ajuda o suflê a adquirir corpo. Atenção, as claras devem estar em ponto de neve.
  8. Adicione as gemas à mistura de manteiga e farinha, depois as claras e finalmente, o presunto e o queijo.
  9. Deve-se mexer de forma envolvente para que os ingredientes se distribuam de forma uniforme.
  10. Unte o molde com gordura para suflê e adicione a mistura completa, quente.
  11. Leve ao forno por uns 40 – 45 minutos. Conforme o tempo passe, o suflê de presunto e queijo vai adquirindo um tom cada vez mais dourado e começará a desprender um aroma muito agradável.
  12. Quando tirar do forno, pode-se decorar com ervas provinciais e sirva imediatamente.

Últimas considerações

O suflê de presunto e queijo pode ser servido como um primeiro ou como um segundo prato. Cabe destacar que a receita que acaba de ver pode ser servida para um total de três ou quatro convidados. Claro, se o número de convidados variar, deverá fazer os ajustes de forma proporcional.

Não deixe de ler: Tortilha light de grão-de-bico e cogumelos

Mulher tirando o suflê de presunto e queijo do forno

Ainda que esta receita possa prescindir do presunto para se adaptar às dietas vegetarianas, não chega a ser apta para veganos porque contém vários produtos derivados de animais. Para conseguir uma adaptação vegana, substitua os ovos por farinha de grão de bico. Os demais derivados lácteos podem ser substituídos por tofu ou nata vegetal.

Um bom substituto para o presunto pode ser a soja texturizada ou champignons. Tudo dependerá de nosso gosto.