Os tipos de queijos mais saudáveis

Os queijos são uma excelente fonte de cálcio e proteínas; uns são mais salgados e gordurosos que os outros. Neste artigo, vamos falar sobre sete tipos de queijos saudáveis e deliciosos.

São deliciosos, versáteis e estão presentes em muitos de nossos pratos. Trata-se de uma excelente fonte de cálcio e de proteínas, embora, em alguns casos, contenham muito sal ou gordura. Por isso, vamos explicar quais são os tipos de queijos mais saudáveis que existem. Para que nunca faltem na sua geladeira!

Comer queijo com moderação

Ninguém pode negar que os queijos são saborosos, saciantes e um complemento ideal para as nossas receitas. O que seria, por exemplo, das massas sem queijo ralado? Ou das tortas salgadas sem queijo gratinado?

Este derivado do leite é uma boa fonte de cálcio, além de proteínas e aminoácidos (entre eles o triptofano) por isso, é recomendado para qualquer idade. No entanto, como nem tudo é perfeito nesta vida, também contam com um alto teor de calorias e sódio. Por isso, devemos consumi-los moderadamente.

Em sua justa medida, os queijos são benéficos para a saúde. É claro que os mais saudáveis são os mais naturais e menos processados, com menos sódio. Em muitos casos, seu teor de sal vai depender do fabricante, mais do que do tipo de queijo.

Por exemplo, se você está fazendo dieta para perder peso, deve preferir os frescos e que têm menos gordura e sal, ao invés dos curados e processados. Também é possível encontrar variedades sem sódio ou com poucas calorias.

Por outro lado, os queijos feitos a partir de leite de ovelha ou de cabra tendem a ser mais saudáveis do que os feitos com leite de vaca. O motivo é o seguinte: o nosso sistema digestivo pode assimilar melhor os seus nutrientes. Além disso, contêm mais vitaminas e minerais.

Por sua vez, não devemos deixar de lado o fato de que a maioria dos queijos feitos com leite de vaca vêm de animais tratados com hormônios e alimentados de forma artificial (com grãos, e não com pasto).

Por isso, os queijos mais saudáveis são sempre os que procedem de fabricação familiar ou de uma empresa orgânica.

Quais são os queijos mais saudáveis?

Muitas vezes, quando fazemos dieta, achamos que os queijos são nossos principais inimigos por causa do seu teor de calorias, gorduras e sódio. No entanto, existem alguns queijos mais saudáveis do que outros. Vale a pena saber quais são para incluí-los (em pouca quantidade) na nossa alimentação diária. Recomendamos os seguintes:

1. Ricota

Ricota

A ricota contém muitas proteínas, vitaminas A e B e zinco. Além disso, tem pouco sódio e baixo teor de gordura. A ricota é obtida após o segundo processamento do soro de leite. É de cor branca, textura granulosa e tem um sabor suave. Você pode usar tanto para pratos salgados como doces. Na Itália, é um dos mais usados para recheios de massas.

2. Pecorino Romano

É outro dos tipos de queijo mais saudáveis, produzido com leite de ovelha. É duro, salgado e originário do Lácio (Itália). É usado frequentemente em molhos e gratinados e ralado em massas. É a variedade mais salgada dos queijos pecorinos (que incluem também o toscano e sardo).

3. Cottage

Queijo cottage

É elaborado com a coalhada de leite de vaca, e pode ter mais ou menos gordura, de acordo com a fabricação. Pode ser encontrado em várias apresentações: cremoso, batido, sem sódio ou sem lactose. Tem muitas proteínas e nutrientes, como por exemplo: cálcio, selênio e fósforo. Uma xícara de queijo cottage equivale a 28 gramas de proteínas. É muito indicado para quem procura perder peso.

4. Parmesão

Outro tipo de queijo italiano saudável, originário da região de Parma, na Itália (daí o nome). De consistência dura e granular, é feito a partir de leite de vaca, de preferência, dos animais da raça reggiana. O tempo de armazenamento não deve ser inferior a um ano. Os mais saborosos são os que passam três anos maturando.

Embora acredite-se que só serve para massas ou sopas, o parmesão pode ser servido como entrada ou sobremesa, cortado em cubos e acompanhado de carnes ou frutas. Em seu país de origem, é recomendado para mulheres grávidas, idosos, crianças e atletas. Por último, vale a pena destacar que é digerido muito melhor do que qualquer outro queijo.

5. Cheddar envelhecido

Queijo cheddar envelhecido

Ser intolerante à lactose pode ser um problema e um incômodo, já que muitos pratos hoje em dia são feitos com leite ou derivados (incluindo os queijos de todos os tipos). A boa notícia é que o cheddar envelhecido é um dos tipos de queijos mais saudáveis e que não tem tanta lactose. Você pode consultar um profissional para saber se pode experimentá-lo.

6. Feta

É produzido principalmente com leite de cabra e de ovelha. O sabor desse queijo salgado é único. Tem textura cremosa. Se quiser consumir o verdadeiro feta, você deve escolher produtos feitos na Grécia. Há também versões turcas, búlgaras, romenas e dinamarquesas de muito boa qualidade. Usado em saladas, combinado a azeite de oliva, tomate e pepino. É perfeito para o verão.

7. Queijo panela

Queijo panela em tábua de frios com uvas

Este queijo fresco, branco e macio, feito de leite de vaca pasteurizado, é um dos mais saudáveis que existem. Geralmente é servido como aperitivo, em pedaços pequenos, e tem a particularidade de absorver outros sabores como, por exemplo, o do alho. Tem muitas proteínas e, para que seja saudável, devemos escolher uma versão com pouco sódio e baixo teor de gordura.

Recomendados para você