Suco verde para perder peso: é útil?
Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila
Um suco verde para perder peso, além de natural, é uma bebida que, incluída em uma dieta equilibrada e saudável, pode ajudar a reduzir os “quilos extras”. No entanto, é importante esclarecer que por si só ele não tem a capacidade de queimar gordura ou eliminar toxinas. A simples ingestão regular pode ser um bom suplemento para manter um peso saudável.
É útil preparar um suco verde para perder peso?
Para responder a essa pergunta, é importante eliminar algumas crenças falsas sobre o consumo de sucos. Por alguns anos, tanto o suco verde quanto outras bebidas semelhantes foram populares, pois muitas celebridades sugeriram que esse era o seu segredo para manter a forma.
Como resultado, dezenas de receitas foram compartilhadas, as quais prometiam eliminar alguns quilos em questão de semanas. Até dietas à base de sucos “milagrosos” foram projetadas para ajudar a perder peso quase instantaneamente. Bem, tudo isso foi negado e foi advertido que, pelo contrário, poderia se tornar prejudicial.
Um suco, seja verde ou de outra variedade, não pode, por si só, ajudar a perder peso. Embora seja composto de alimentos saudáveis, como frutas, verduras, sementes e especiarias, não possui propriedades suficientemente poderosas para combater o excesso de peso.
O que pode ser benéfico para o consumo é o fato de contribuírem para manter a sensação de saciedade, embora não tanto quanto as frutas e legumes em sua forma natural. Além disso, conforme detalhado em um estudo da Genetics and Molecular Biology, eles podem ajudar a melhorar a capacidade antioxidante, o que contribui para promover o bem-estar.
Leia também: Vitaminas e sucos verdes para o café da manhã
Suco verde para perder peso
Em suma, você pode preparar um suco verde para perder peso, mas deixando claro que não será uma bebida com efeitos milagrosos. Se você decidir experimentá-lo, poderá ingeri-lo, por exemplo, nos momentos de ansiedade em que a fome bate.
Assim, você terá uma sensação de saciedade em troca de poucas calorias e, além disso, fornecerá um “extra” de nutrientes ao seu corpo. O que acha de experimentar? Faça a seguinte receita.
Ingredientes
- Uma maça verde
- Uma banana madura cortada em pedaços
- Folhas de espinafre frescas e lavadas (60 g)
- 1 xícara de água ou leite natural de amêndoa (250 ml)
Preparação
- Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata.
- Tente consumi-lo preparado na hora. Se você deixar o tempo passar, a cor e o sabor poderão mudar.
- Caso o dia esteja muito quente, adicione gelo se você quiser.
- Não é recomendado adicionar adoçantes. Caso o sabor não seja doce o suficiente, adicione apenas uma ou duas gotas de estévia líquida.
Não deixe de ver: 6 benefícios do suco de pepino
Não podemos fingir que perderemos peso com um simples suco verde. Embora ainda seja uma bebida saudável, não possui “super propriedades”. Em geral, se queremos peso de forma saudável, é melhor manter uma dieta saudável e controlada em calorias. Além disso, não devemos nos esquecer a importância da atividade física.
Você está com sobrepeso ou obeso? Não deixe de se aconselhar com médicos ou nutricionistas. Eles são os únicos com o poder de ajudá-lo a obter um plano ideal de perda de peso de acordo com o seu caso.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Yuan L, Liu J, Zhen J, et al. Vegetable and fruit juice enhances antioxidant capacity and regulates antioxidant gene expression in rat liver, brain and colon. Genet Mol Biol. 2017;40(1):134–141. doi:10.1590/1678-4685-GMB-2016-0159
- Rogers PJ, Shahrokni R. A Comparison of the Satiety Effects of a Fruit Smoothie, Its Fresh Fruit Equivalent and Other Drinks. Nutrients. 2018;10(4):431. Published 2018 Mar 30. doi:10.3390/nu10040431
- Henning SM, Yang J, Shao P, et al. Health benefit of vegetable/fruit juice-based diet: Role of microbiome. Sci Rep. 2017;7(1):2167. Published 2017 May 19. doi:10.1038/s41598-017-02200-6
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.