Quando seus sonhos falam de sua própria saúde

8 de junho de 2014
Os sonhos recorrentes, como o de cair no vazio ou ser perseguido, revelam aspectos internos de nossa personalidade que talvez não queiramos reconhecer.

Você pode se surpreender, mas o mundo dos sonhos é, em certas ocasiões, um reflexo do nosso emocional, onde os medos, as ansiedades e o estresse se traduzem em imagens oníricas que muitos de nós compartilhamos igualmente.

Por exemplo, quem nunca sonhou que caia no vazio? Neste artigo, explicaremos qual é a relação entre esse e outros sonhos muito comuns com a nossa saúde.

Em primeiro lugar, dormir exerce um efeito reparador em nosso organismo. Não precisamos dormir apenas para o físico, mas o nosso cérebro se mantém incrivelmente ativo enquanto descansamos para organizar lembranças, informações e pensamentos.

Se sofremos de insônia, por exemplo, é comum que tenhamos problemas de concentração e de memória. Mas, ainda existem dados mais interessantes: nossos sonhos podem nos falar sobre nossa própria saúde emocional. Assim, basta saber como interpretá-los.

O que são os sonhos emocionais?

Mulher deitada em um parque pensando na influência de suas emoções em seus sonhos

Em nosso dia a dia, enfrentamos múltiplas situações das quais, talvez, não estamos totalmente conscientes.

Muitas pessoas sofrem pressões no trabalho, não se sentem reconhecidas, e preferem seguir a vida como se não dessem importância a esses detalhes.

Em casa também existem problemas e, às vezes, as pessoas optam por não expressarem o que sentem a respeito desses problemas, guardando-os. Como resultado, todas essas situações se traduzem em ansiedades internas, em dimensões não encaradas que se instalam em nosso subconsciente.

Nossa saúde emocional requer que possamos enfrentar todas essas situações, nos pede equilíbrio e tranquilidade. Mas, no momento em que nossa vida se nutre de preocupações, surge o estresse,  associado a dores de cabeça e mal-estar, por exemplo. Dessa forma, tudo isso pode ser refletido em nossos sonhos.

Os sonhos são uma via perfeita para dar canal a essas emoções. Nossos medos e problemas aparecem representados por imagens oníricas que quase todas as pessoas já compartilharam. Dessa forma, nossa saúde emocional encontra seu cenário particular nesses instantes noturnos, quando estamos submersos na inconsciência.

Enfrentamos nossos medos cara a cara, que geralmente aparecem disfarçados em figuras metafóricas. Então, vamos falar mais a fundo sobre isso!

Leia também: Você sabia que existem diferentes tipos de insônia?

Explicação para os sonhos mais recorrentes

1. Sonhar com perseguições

Sonhos com ser perseguido

Você já sonhou com isso alguma vez? Esse é um dos sonhos mais comuns!

Estamos andando por uma rua, ou em um cenário familiar e sentimos a presença de alguém atrás de nós. Não é necessariamente uma pessoa, às vezes, pode ser um animal ou uma presença indeterminada.

A explicação pode ser dada por nosso medo de enfrentar algo em nossa vida. Ou algo que estamos escondendo e não conseguimos dizer. Por exemplo, pessoas que desejam exigir algum direito de seus superiores no trabalho ou que queiram dizer algo a seus parceiros e não conseguem.

2. Sonhar que caímos

Sonhos com cair

Esse é outro sonho muito comum e recorrente.

Em algumas ocasiões é um sonho breve, que inclusive faz com que nos levantemos suando e com a respiração ofegante. Andamos e de repente caímos de um precipício ou aparece um vazio sob nossos pés. O que isso significa?

Esses sonhos geralmente nos mostram que estamos passando por situações de estresse em nossa vida. Ou seja, os nervos estão à flor da pele e seu organismo reage.

Se isso acontecer com frequência devemos começar a considerar que algo precisa de mudança em nossa vida, para que nos sintamos melhor.

3. Sonhar que estamos presos

Sonhos com ficar preso

Sem saber como, nos vemos presos em lugares pequenos, asfixiantes. Não encontramos uma saída e, como resultado, começa a faltar ar, sentimos taquicardias, cansaço e medo.

Se acaso esses episódios já aconteceram com você em um sonho, pare e faça a seguinte pergunta: Existe algum problema te preocupando muito?

Pode ser que esse tipo de preocupações nos prenda e nos faça sentir “asfixiados”.

4. Sonhar que saímos nus de casa ou que os dentes caem

Esse tipo de sonho está associado a uma baixa autoestima, ou a falta de confiança em nós mesmos. Esses sonhos em que, de repente, e sem entendermos, saímos de casa nus, estão relacionados com esse tipo de realidade.

O mesmo acontece com respeito a queda dos dentes. Sonharmos que falamos frente a frente com alguém e que de repente nossos dentes caem pode significar que nos sentimos vulneráveis com algo que nos ocorreu, por exemplo.

Leia também: 5 técnicas para dormir melhor

5. Sonhar com desastres naturais

Sonhos com furacão

Tormentas, incêndios, ventos intensos capazes de derrubar casas e árvores. Por que esse tipo de sonho ocorre? A explicação é que tais sonhos são reflexos típicos de ansiedade.  Mas, possivelmente seja um estado de ansiedade muito elevado, onde nos sentimos frágeis frente a tudo o que nos cerca.

Esses elementos da natureza representam nossa realidade, aquilo que está nos prejudicando: o trabalho ou problemas pessoais, por exemplo. É talvez o tipo de sonho mais preocupante, pois é onde nos vemos mais frágeis e vulneráveis.