Qual é o significado de sonhar com a morte?

Quem nunca sonhou com a morte de si mesmo ou de outra pessoa? A seguir, descubra 6 interpretações de sonhar com a morte.
Qual é o significado de sonhar com a morte?

Última atualização: 29 Outubro, 2021

A ideia de que os sonhos podem ser interpretados por meio de símbolos é algo que sempre acompanhou a história da humanidade. Embora seja verdade que atingiu o auge como organização de um modelo com a psicanálise, na realidade quase todas as civilizações apostam nessa prática. Hoje, contamos o que significa sonhar com a morte, uma das experiências oníricas mais comuns.

Ao contrário da crença popular, nem todas as interpretações de sonhar com a morte são feitas a partir de uma perspectiva negativa. Claro, cada análise deve ser assimilada com cautela, pois muitas variáveis determinam o real significado dos sonhos. Vejamos seis possíveis interpretações que podem estar ocultas por trás dessa situação.

Interpretações de sonhar com a morte

Sonhar com a morte, por mais que seja apenas uma experiência irreal, é causa de muitas angústias. É possível que depois do sonho você acorde assustado, com medo e sofrendo de ansiedade.

Se o sonho for repetitivo, e não apenas uma experiência casual, é possível que seja um símbolo de algo que está muito além. Apresentamos 6 explicações possíveis para os sonhos envolvendo a morte que podem ajudá-lo a desvendar o mistério.

1. Medo da morte

Sonhar com a morte é comum em quem tem medo dela
A maioria das sociedades de hoje concebe a morte como algo negativo; então, o medo dela existe desde o momento em que a consciência se desenvolve.

Sim, parece uma interpretação muito óbvia, mas isso não significa que deva ser deixada de fora da nossa lista. O medo da morte é um dos medos mais comuns, que quando se torna crônico e afeta a qualidade de vida recebe o nome formal de tanatofobia.

De acordo com uma pesquisa de 2017 da Chapman University, até 20,3% dos americanos temem a morte. Esses dados nos permitem inferir os de outras partes do mundo. Além disso, alguns autores afirmam que a devoção a uma religião aumenta o medo de morrer.

Sonhar com a morte pode ser uma das muitas manifestações do seu medo dessa experiência. Esteja você ciente disso ou não, pode ser uma maneira de alertar a si mesmo de que esse dia chegará. Experiências próximas com a própria morte ou a morte de alguém próximo podem aumentar esse medo.

2. Angústia por algo desconhecido

A morte assusta as pessoas porque implica um encontro com o desconhecido. Isso também acontece com o medo do escuro. Não é que você tenha medo de saber o que é a morte, mas você tem medo de não saber o que é. Nessa ordem de ideias, o sonho pode ser interpretado com um sentido simbólico.

Sonhar com a morte pode, então, implicar angústia em relação ao desconhecido. Você está prestes a enfrentar algo importante em sua vida, algo sobre o que você está ciente e que lhe causa angústia. Pode ser um novo emprego, uma mudança, um novo relacionamento, um empreendimento ou qualquer tipo de experiência que envolva um certo nível de incerteza.

3. O fim de algo importante em sua vida

Outra das possíveis interpretações de sonhar com a morte é a simbologia de algo que está chegando ao fim. A morte implica o fim da vida, o ponto em que culmina qualquer tipo de experiência relacionada a ela.

Ao contrário da explicação anterior, em que você está prestes a começar algo novo, neste caso o sonho incorpora uma situação que você está prestes a deixar para trás. Você está terminando seu relacionamento por infidelidade, vai se mudar de uma cidade na qual mora há muito tempo, deixou o emprego que durante anos foi o dos seus sonhos ou qualquer tipo de situação semelhante.

4. Momentos de mudança ou transição

Para aqueles que acreditam que existe vida após da morte, ela não é o fim de algo, mas o começo. É uma fase de transição para o que é a verdadeira vida. Nisso se baseiam muitas teorias filosóficas, assim como as principais religiões.

A partir desses conceitos, sonhar com a morte pode ter relação com momentos de mudanças em sua vida. Os exemplos que demos são válidos para esta interpretação, mas também podem ser mais radicais, como uma mudança em suas crenças religiosas, seu físico ou suas idéias.

5. Perda da inocência

Sonhar com a morte pode ser a consequência de perder a sua inocência
Quando passamos por situações difíceis na vida e nossa maneira de ver o mundo muda, perdemos a nossa inocência. Essa importante transformação pode se manifestar nos sonhos.

Sonhar com a morte também pode estar relacionado à perda da inocência. Qualquer tipo de experiência que envolva um confronto direto com a inocência pode fazer estremecer todos os sentidos. No processo de assimilação, você pode ter sonhos relacionados à angústia envolvendo a morte.

Isso não deve ser entendido apenas do ponto de vista sexual. Você pode perder a inocência das suas idéias, suas ilusões, suas expectativas, a maneira como você concebe o mundo ou pensa que os outros são. Como essa perda sempre envolve surpresa e espanto, é natural que suas experiências de sonho também sejam afetadas.

6. Medo de algo que te machuca

Finalmente, sonhar com a morte também pode ser um símbolo de algo ou alguém que o magoa. A ideia material da morte, a típica figura encapuzada com uma foice, é frequentemente associada a dano, dor e sofrimento. Se aparecer em seus sonhos, pode ser a representação de algo ou alguém que o prejudica na vida real.

Não pense apenas em danos físicos, mas também emocionais. Alguém que o humilha, o menospreza, o insulta ou o desvaloriza também o magoa. Por analogia, você também pode sentir esse medo de lugares ou instituições (o lugar onde você trabalha, por exemplo).

Com esta última ideia, encerramos nossas 6 interpretações dos sonhos envolvendo a morte. Lembre-se de que todas essas explicações são de caráter geral, pois tomam como referência os símbolos a ela associados. Portanto, não são explicações particulares para o seu caso.

Com isso queremos dizer que você deve sempre contextualizar o objeto de ditas interpretações. Avalie cuidadosamente se elas se encaixam na sua experiência de vida, para evitar assimilar ideias não relacionadas. Lembre-se de que os sonhos não precisam necessariamente ter um significado oculto. “Um cigarro às vezes é um cigarro”, como Freud disse certa vez.

Pode interessar a você...
O que significa sonhar que você está sendo perseguido?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
O que significa sonhar que você está sendo perseguido?

Qual é o significado de sonhar que você está sendo perseguido? Descubra 6 interpretações possíveis para este sonho tão comum.



  • Ellis, L., Wahab, E. A., & Ratnasingan, M.  Religiosity and fear of death: a three‐nation comparison. Mental Health, Religion & Culture. 2013; 16(2): 179-199.