O que significa sonhar que está grávida?

Você já sonhou que estava grávida? Conheça as explicações mais comuns que podem estar por trás dessa experiência.
O que significa sonhar que está grávida?

Última atualização: 10 Outubro, 2021

Sonhar que está grávida é um dos sonhos mais comuns entre as mulheres. Costuma-se pensar que só quem está grávida tem esse sonho, mas a verdade é que milhões de mulheres em todo o mundo podem perceber o contrário. Se você teve esse sonho várias vezes nos últimos meses, explicaremos o que significa sonhar que está grávida.

Todas as conclusões a que chegaremos em breve são feitas com base na interpretação dos sonhos. Embora você possa encontrar uma explicação satisfatória nelas, lembre-se que às vezes sonhar com a gravidez não esconde qualquer tipo de interpretação. Mesmo assim, nós a convidamos a explorar todas as maneiras que podem conectar essa experiência onírica com a realidade.

Possíveis interpretações ao sonhar que está grávida

Ao contrário da maioria dos sonhos, sonhar que está grávida é algo quase exclusivo das mulheres. Embora alguns homens possam ter essa experiência, a verdade é que é um sonho que, na maioria das vezes, corresponde ao sexo feminino. Algumas das suas possíveis interpretações são as seguintes.

Você está grávida

Sim, esta é uma explicação um tanto óbvia, mas não devemos deixá-la de fora por esse motivo. Sonhar que está grávida é uma forma da sua mente traduzir um acontecimento real em um sonho. Na verdade, há evidências de que as mulheres grávidas, principalmente as que estão na primeira gravidez, aumentam a produção de sonhos à noite.

Ou seja, uma mulher grávida tem um número maior de atividades oníricas do que outra que não está gestante. Já que sonhamos com base na realidade, é natural pensar que alguns desses sonhos são recriados em torno da gravidez. Muitos acreditam que sonhamos para ensaiar uma situação hipotética na mente que nos prepara para quando tivermos que enfrentar outra semelhante.

Nesse sentido, sonhar que está grávida pode ser uma forma de se preparar para os próximos meses. Por causa disso, você também pode sonhar que está dando à luz um bebê. Por meio dessas experiências, você se prepara do ponto de vista psicológico para tudo relacionado à gravidez.

Alguém perto de você está grávida

Se o caso anterior não se aplicar ao seu contexto, a resposta pode ser encontrada em uma amiga ou conhecida que está grávida. Nesses casos, a emoção ou a proximidade dessa experiência pode levá-la a sonhar que está grávida. Você pode até ter experiências oníricas sem que essa pessoa faça parte dos sonhos.

Quanto mais mulheres engravidaram nos últimos meses, maior a probabilidade de você ter esse tipo de sonho. Outra interpretação possível é que aqueles ao seu redor exigem que você passe por esse processo. Isso pode levá-la a sonhar que está grávida.

Mulher grávida
Se você está grávida ou alguém próximo a você está, você pode sonhar com isso.

Você tem medo de engravidar

Uma terceira explicação é encontrada no medo, rejeição e até repúdio à gravidez. Se gestar não faz parte do seu projeto de vida, se você é jovem demais para isso, não tem um parceiro estável ou não atingiu alguns objetivos, tudo isso pode se traduzir em sonhar com a gravidez como uma expressão de medo diante da experiência.

Também é possível que você tenha possíveis indícios de que está grávida. Nesse sentido, esses sinais podem ser transliterados da realidade para o mundo dos sonhos. É claro que esse tipo de experiência, mesmo que guardado apenas na sua mente, vai gerar ansiedade e estresse.

Você está prestes a iniciar um novo projeto

Deixando de lado as explicações materialistas, nos voltamos para aquelas que interpretam a experiência a partir de um prisma simbólico. Por exemplo, uma gravidez pode ser resumida como o nascimento de algo. É o crescimento de uma semente que, mais tarde, se tornará uma planta independente. Desse modo, sonhar que está grávida pode apontar nessa direção.

Você está prestes a iniciar um novo trabalho ou projeto pessoal, acabou de se mudar, inscreveu-se em um curso universitário, acabou de conhecer alguém. Tudo o que está relacionado a algo novo que entra em sua vida pode ser uma explicação satisfatória para esse sonho.

Você está prestes a assumir uma grande responsabilidade

Poucas coisas exigem tanta responsabilidade quanto uma gravidez e cuidar de um filho. Portanto, sonhar que está grávida pode estar relacionado a assumir uma grande responsabilidade. Adotar um animal de estimação, assumir uma posição importante no seu trabalho, cuidar de um idoso e até se tornar independente.

Medite sobre as coisas que você assumiu sob a sua responsabilidade que podem gerar um certo grau de preocupação ou ansiedade. Quanto mais importantes forem, mais impacto terão em sua vida.

Mulher grávida tendo insônia
As mulheres grávidas podem ter distúrbios do sono que se manifestam com mudanças na rotina, nos horários e até nos sonhos.

Sonhar que está grávida pode causar ansiedade

Todas as explicações anteriores são reforçadas se você sonhar com uma gravidez de gêmeos ou trigêmeos, pois é uma forma de aumentar a história por trás disso. Além do que já explicamos a você, propomos outras interpretações possíveis:

  • É uma maneira de dizer a si mesma que você está pronta para engravidar.
  • Aspirações para começar outra vida.
  • Estar aberto para experimentar mudanças ou novas experiências no futuro.
  • No momento, você está assumindo o papel de uma mãe para alguém.

Quando o sonho ocorre repetidamente, pode se tornar desagradável. Você pode acordar de manhã cedo com ansiedade ou medo, o que pode comprometer suas horas de descanso e seu rendimento durante o dia.

Nestes casos, é melhor que você procure um profissional de psicologia para que, juntos, vocês possam tentar desvendar o que está escondido por trás dos sonhos. A resposta pode estar na ordem do que apresentamos, mas também inclui dezenas de outras interpretações paralelas.

Pode interessar a você...
15 curiosidades sobre os sonhos que você precisa conhecer
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
15 curiosidades sobre os sonhos que você precisa conhecer

A seguir, apresentaremos algumas curiosidades sobre os sonhos que você vai gostar de conhecer. Você está pronto para se surpreender?



  • Sered, S., & Abramovitch, H. Pregnant dreaming: Search for a typology of a proposed dream genre. Social Science & Medicine. 1992; 34(12): 1405-1411.