A importância de se lembrar dos sonhos

· 14 de maio de 2015
Se os nossos sonhos são recorrentes, eles podem nos indicar algum conflito que nos mantém bloqueados. Os diferentes personagens que aparecem neles representam alguns aspectos do nosso ser, tanto positivos quanto negativos.

Os sonhos fornecem muitas informações sobre nós mesmos que podem ser boas para a nossa vida diária. Por isso, é bom se lembrar dos sonhos recorrentes, das pessoas que aparecem neles e a sua simbologia.

Neste artigo,  explicaremos quais tipos de sonhos podemos ter e como podemos lembrar deles com facilidade, assim como as dicas fundamentais para interpretá-los.

Aprender com os sonhos

Os sonhos são um meio pelo qual nosso subconsciente pretende pôr em evidência algum conflito interno que temos. Podem ser grandes conflitos que tenham nos marcado internamente, mas também são pequenas questões do dia a dia que tenhamos deixado sem resolver.

Nem todos os sonhos são iguais. Alguns são muito rápidos e só lembramos deles quando acordamos, enquanto outros podem nos impressionar muito até o ponto de nos lembrarmos muitos anos depois. Durante o sonho, o sentimento de que aquilo era realmente real é grande.

Geralmente, são aspectos que reprimimos de uma forma ou de outra, e é muito importante estarmos conscientes deles.

lembrar dos sonhos

Um processo pessoal

Quem decide mergulhar no mundo dos sonhos tem muito que ganhar, mas não é um percurso fácil. O subconsciente vai nos mostrar questões que em muitos casos não queríamos ver tão claramente.

Os pesadelos tendem a ser nossos próprios medos e frustrações e nos permitem ver claramente quais são nossos pontos fracos. E quem gosta de ver a própria vulnerabilidade?

Esse é um processo pessoal que exige coragem, mas que pode ter como resultado um importante crescimento pessoal.

Como se lembrar dos sonhos?

Não podemos interpretar os sonhos se primeiramente não conseguirmos nos lembrar deles pela manhã. Aqui estão algumas dicas para conseguir se lembrar dos sonhos:

  • Dedique um momento antes de deitar a alguma atividade relaxante que não ocupe a mente. Você pode ler algo sobre os sonhos, meditar, fazer alongamentos, tomar um banho, etc.
  • Logo antes de dormir, concentre-se em si mesmo e em sua respiração. Pode inclusive relaxar as partes do corpo que sentir tensas.
  • Se você tiver que trabalhar no dia seguinte, use um alarme discreto inicial que te permita acordar lentamente. Depois de uns minutos, você poderá colocar um alarme mais forte.
  • Deixe por perto um caderninho para começar a escrever logo depois de se levantar.
lembrar dos sonhos

O que escrever sobre o sonho?

É muito importante tentar escrever sobre os sonhos com todos os detalhes possíveis. Você pode colocar um título e escrever também as emoções que tiver sentido.

Leia também: Ajude os seus filhos a controlar as emoções desde pequenos

Tome nota também dos personagens, lugares, símbolos, etc.

Como interpretar os sonhos?

O segredo para interpretar os sonhos é compreender que tudo o que acontece, na verdade, é com você.

Os diferentes personagens que intervêm nele, apesar de serem pessoas que talvez você conheça, representam alguns aspectos de você mesmo, tanto positivos quanto negativos.

Dedique um momento de cada dia para buscar a simbologia de seus sonhos. Existem muitas páginas na internet que ajudarão a decifrar o significado dos números, das cores, dos animais, etc.

Você também pode compartilhar os sonhos com as pessoas de quem você gosta, já que às vezes outras pessoas podem enxergar certas questões com mais clareza. No entanto, tudo deve ser feito com muito respeito.

Os sonhos recorrentes

Dê mais importância aos sonhos que se repetem de forma habitual. Eles são, precisamente, os que estão mostrando um conflito que está bloqueado.

Leia mais: Evite conflitos externos que levam a conflitos internos

Existem temas que se repetem com frequência em muitas pessoas, inclusive em crianças pequenas, como, por exemplo, os seguintes:

  • Alguém nos persegue ou quer nos atacar.
  • Situações embaraçosas que nos envergonham.
  • Tentamos subir em um trem ou outro transporte, mas nunca o alcançamos.
lembrar dos sonhos

Enfrentar o sonho

Nesses casos nos quais vivemos uma situação repetidamente, devemos lutar para compreender o significado real daquilo que está acontecendo e conscientizar nossa mente de que devemos enfrentar nosso perseguidor, superar a situação embaraçosa, lutar contra nosso atacante ou alcançar o transporte. 

Possivelmente, enquanto estivermos escrevendo sobre o sonho, sentiremos o desejo de superar essa situação, o que pode nos ajudar na próxima ocasião.

 Imagens por cortesia de Rigmarole, surfzone, Relaxing Music e Torbein Rønning.

  • Winson, J. (1990). The meaning of dreams. Scientific American. https://doi.org/10.1038/scientificamerican1190-86

  • Domhoff, G., & Hall, C. (1996). Finding meaning in dreams: A quantitative approach. Biological Cybernetics. https://doi.org/10.1029/93JE03097