Soldados de Pavia: uma receita fácil para amar o bacalhau

Se você quer preparar o bacalhau de uma forma diferente e saborosa, não pode perder a receita que vamos mostrar.
Soldados de Pavia: uma receita fácil para amar o bacalhau

Última atualização: 25 maio, 2022

Preparar soldadinhos de Pavia é fácil. Com apenas alguns ingredientes, você conseguirá um excelente resultado que conquistará os amantes do bacalhau, um peixe muito benéfico para a saúde. Pode ser incluído na dieta com frequência, pois fornece nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Como preparar soldadinhos de Pavia?

Antes de começar, lembre-se de que a presença regular de peixes na dieta é recomendada pela maioria dos especialistas em nutrição. Desta forma, é possível prevenir algumas patologias complexas, como as cardiovasculares.

Nesse sentido, a receita do soldado de Pavia pode ser uma boa alternativa para complementar a dieta de forma muito saudável.

Ingredientes

Se você quiser preparar soldados de Pavia, precisará dos seguintes produtos:

  • 1 quilo de bacalhau dessalgado
  • 2 ovos
  • 200 gramas de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento químico
  • 100 mililitros de cerveja
  • azeite de oliva extra virgem
  • 2 dentes de alho
  • salsa fresca
  • Sal

Passo a passo

  1. Descasque e pique finamente os dentes de alho. Você pode até esmagá-los em um almofariz.
  2. Despeje o resultado em uma tigela funda e adicione também os ovos.
  3. Bata vigorosamente até que ambos os ingredientes estejam devidamente integrados.
  4. Em seguida, adicione a cerveja e, posteriormente, a farinha. Esta etapa deve ser realizada progressivamente.
  5. Coloque o fermento na tigela e termine de mexer tudo bem.
  6. Polvilhe a salsinha picadinha e cubra a mistura com filme plástico para que descanse por pelo menos 15 minutos na geladeira.
  7. Quando o tempo passar, aqueça o azeite de oliva extra virgem em uma panela.
  8. Corte os lombos de bacalhau em palitos não muito grossos e cubra-os com a massa preparada.
  9. Você também pode adicionar um pouco de sal se o peixe estive na água por muito tempo.
  10. Em seguida, coloque os palitos na frigideira e frite-os até ficarem dourados na superfície. Coloque-os em papel de cozinha para escorrer o excesso de óleo e coma!
Como preparar almôndegas de peixe?
Os soldados de Pavia são um aperitivo de bacalhau empanado muito comum tanto em Madrid como em algumas áreas da Andaluzia.

Benefícios do bacalhau

Descubra os benefícios de incluir o bacalhau no contexto de uma alimentação variada e equilibrada. Será fundamental evitar deficiências de nutrientes essenciais, pois, caso contrário, a eficiência dos processos fisiológicos vitais pode ser prejudicada.

Em primeiro lugar, o bacalhau é uma fonte de proteína de alto valor biológico. Estes têm todos os aminoácidos essenciais e uma boa pontuação em termos de digestibilidade. Esses nutrientes fazem com que a massa muscular funcione adequadamente ao longo do tempo. Previnem o catabolismo e a gênese de patologias complexas como a sarcopenia. Isso é evidenciado por pesquisas publicadas na revista Nutrients.

A redução do consumo de carne pode ser feita comendo peixe.
O bacalhau fornece ômega 3 à dieta, um ácido graxo essencial que previne processos inflamatórios.

Por outro lado, estamos falando de um peixe que concentra ácidos graxos de boa qualidade em seu interior. Um exemplo deles seria o ômega 3. Esses elementos conseguem ajudar a modular os processos inflamatórios no ambiente interno. A manutenção de um alto consumo demonstrou ajudar a prevenir o desenvolvimento de problemas cardiovasculares, por isso é altamente recomendável manter uma boa saúde.

Em relação aos micronutrientes, seria importante destacar a presença de iodo. Este mineral é essencial na fisiologia da glândula tireoide, conforme indicado pela pesquisa publicada na revista Physiological Research.

Prepare soldadinhos de Pavia em casa de forma simples

Como você viu, é fácil preparar soldadinhos de Pavia em casa com poucos ingredientes e em poucos minutos. É uma receita muito bem aceita em todo o mundo, e que os amantes do bacalhau amarão. É fundamental aumentar a presença desse tipo de alimento na dieta, pois consegue exercer muitos benefícios no funcionamento do corpo.

Para finalizar, deve-se notar que não basta melhorar a dieta para manter uma boa saúde ao longo dos anos. Também será necessário promover outros hábitos de vida. Dentre eles, destaca-se a prática regular de atividade física.

Pode interessar a você...
Salada de grão-de-bico e berinjela
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Salada de grão-de-bico e berinjela

Muitos de nós associamos as leguminosas a pratos quentes, como ensopados e cozidos, mas você já imaginou comer uma salada de grão-de-bico e berinje...



  • Prokopidis, K., Cervo, M. M., Gandham, A., & Scott, D. (2020). Impact of Protein Intake in Older Adults with Sarcopenia and Obesity: A Gut Microbiota Perspective. Nutrients12(8), 2285. https://doi.org/10.3390/nu12082285
  • Innes, J. K., & Calder, P. C. (2020). Marine Omega-3 (N-3) Fatty Acids for Cardiovascular Health: An Update for 2020. International journal of molecular sciences21(4), 1362. https://doi.org/10.3390/ijms21041362
  • Bílek, R., Dvořáková, M., Grimmichová, T., & Jiskra, J. (2020). Iodine, thyroglobulin and thyroid gland. Physiological research69(Suppl 2), S225–S236. https://doi.org/10.33549/physiolres.934514