Sofre de prisão de ventre? Mude seu café da manhã

· 10 de janeiro de 2017
Para evitar a prisão de ventre devemos ter uma dieta rica em fibras e começar nosso dia com alimentos que nos ajudem a favorecer o movimento intestinal.

Todos passamos por certas épocas em que surge um inimigo incômodo: a prisão de ventre. É quando ir ao banheiro se transforma em um pequeno inferno. Nos sentimos pesados, apáticos e com pouca energia.

A prisão de ventre ocasional é algo comum e que se associa ao sedentarismo, a determinados hábitos alimentares e, inclusive, à ingestão de alguns fármacos.

Entretanto, o problema se torna mais grave quando passamos para a prisão de ventre crônica, um problema que afeta, em maior quantidade, à população feminina.

De fato, estudos como o publicado na Revista da Sociedade Valenciana de Patologia Digestiva, nos indica que fatores como a própria anatomia das mulheres, suas mudanças hormonais, a gravidez ou o estresse determinam, em maior grau, seu desenvolvimento.

Assim, para evitar esse problema, o mais importante é cuidar diariamente de determinados hábitos que facilitarão nosso correto trânsito intestinal.

Agora, no momento em que a prisão de ventre se prolongue por mais de duas ou três semanas, é necessário consultar um especialista.

Aqui nós lhe proporemos que se você sofre com a prisão de ventre, comece com pequenas mudanças em seu café da manhã.

Nesse primeiro momento do dia nosso organismo está muito mais receptivo a determinados alimentos e pequenos remédios que agilizarão o trânsito intestinal.

Anime-se a anotar nossas dicas!

1. Azeite de oliva e limão para a prisão de ventre

A primeira proposta é tão simples quanto econômica: tomaremos em jejum uma colherzinha de azeite de oliva e o suco de um limão.

Esse remédio é interessante por atuar como um depurador muito potente capaz de eliminar as toxinas que sobram no corpo.

  • O azeite de oliva dispõe de uma textura e uma consistência ideal para estimular o trânsito e cuidar, por sua vez, do cólon. Hidrata por dentro e facilita o trânsito das fezes.
  • Tampouco você não pode se esquecer de que o azeite de oliva é um tipo de gordura monoinsaturada.

Combinado com o limão atua como um bom laxante que limpará as paredes dos intestinos para facilitar a correta absorção dos nutrientes.

Recomendamos ler também: 5 frutas maravilhosas para equilibrar seus níveis de colesterol

Ingredientes e modo de consumo:

  • Primeiramente, tome pela manhã meia colher (entre 5 e 7 gramas) de azeite de oliva extra virgem com meia colher (5 ml) de suco de limão.
  • Em seguida, tome essa colher em jejum e espere meia hora para começar a tomar seu café da manhã.
  • Por fim, nunca exceda essa dose e nem tome mais colheres ao dia.

2. Flocos de aveia ou pão integral

Copos de aveia para a prisão de ventre

É sabido que nos supermercados há muitas opções de cereais para serem escolhidas. A fibra é a chave apara combater a prisão de ventre e, por isso, é preciso escolher o cereal de melhor qualidade.

  • Tenha em conta que muitos cereais que existem nos supermercados levam muito açúcar e o conteúdo real de fibra pode ser pobre. Leia bem as embalagens antes de escolher um.
  • Por outro lado, a opção mais adequada é escolher algo natural. A aveia ou o pão de centeio são duas formas excepcionais de cuidar da saúde e evitar a prisão de ventre.

3. Aloe vera para a prisão de ventre

Aloe vera para a prisão de ventre

Se você nunca provou esse remédio, agora é o melhor momento.

A prisão de ventre é uma condição onde as fezes ficam um longo período de tempo no intestino grosso. Assim, caso passe vários dias sem ir ao banheiro, aparecerá a dor abdominal, náuseas, colite...

Algo tão simples como tomar diariamente essa bebida natural à base de aloe vera pode fazer um verdadeiro milagre. Tome nota de como deve ser preparado esse remédio.

Ingredientes

  • 1 colher de gel de aloe vera (15 g)
  • O suco de 2 laranjas

Preparo

  • Primeiramente, obtenha o suco das laranjas. Uma vez feito isso, acrescente a colher de gel de aloe vera e a dilua bem.
  • Se você preferir, no lugar das laranjas pode combinar, por exemplo, com o suco de limão, de pera ou com água morna.
  • Entretanto, caso tenha problemas renais, seja diabético, esteja grávida ou sofra de tireoide, não é adequado consumir a babosa.

Descubra: 9 maneiras diferentes de usar o limão

4. O kefir, um probiótico digestivo apto para intolerantes

O kefir é um alimento que vale a pena ser incluído em nossos desjejuns. É de fácil digestão e o mais importante é que não nos sentiremos mal, caso sejamos intolerantes à lactose.

  • Suas bactérias e suas leveduras formam uma enzima conhecida como lactase, que absorve a lactose. Além disso, como se já não bastasse, o kefir é rico em proteínas.
  • Assim, se combinarmos um pouco de kefir com umas frutas naturais conseguiremos um café da manhã muito mais adequado para combater a prisão de ventre.

5. As melhores frutas para combater a prisão de ventre

Papaia para combater a prisão de ventre

A fruta natural inteira (com casca, se possível) será sempre nossa melhor aliada na hora de evitarmos a prisão de ventre. Além disso, para aproveitar toda a sua fibra, nada melhor que preparar saladas simples com vários tipos de frutas.

Em seguida, indicamos quais são as mais adequadas para melhorar nosso trânsito intestinal:

  • Papaia
  • Pera
  • Morango
  • Ameixa
  • Abacaxi
  • Kiwi
  • Uva (com sua pele e suas sementes)
  • Figo

Por fim, não tenha dúvidas em começar seu café da manhã dessa maneira. Mesmo assim, lembre-se de beber muita água ao longo do dia e cuidar do consumo de fibra nas demais refeições do dia.

  • Ritter, M. R., Sobierajski, G. D. R., Schenkel, E. P., & Mentz, L. A. (2002). Plantas usadas como medicinais no município de Ipê, RS, Brasil. Revista brasileira de farmacognosia. São Paulo, SP. Vol. 12, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 51-62.
  • Mentz, L. A., & Schenkel, E. P. (1989). Plantas medicinais: a coerência e a confiabilidade das indicações terapêuticas. Caderno de farmácia. Porto Alegre, RS. Vol. 5, n. 1/2 (jan./dez. 1989), p. 93-119.