Sentar no chão: benefícios e cuidados

Você sabia que sentar no chão pode ser benéfico para a sua saúde? Confira algumas orientações e recomendações para esta prática.
Sentar no chão: benefícios e cuidados

Última atualização: 18 Junho, 2021

Quanto tempo do seu dia você passa sentado? Provavelmente muito. Na verdade, se pensarmos em todos os momentos que passamos nessa posição, não poderíamos nem mesmo calcular. A realidade é que isso tem seus riscos e benefícios quando o fazemos em uma cadeira, mas o que podemos dizer sobre o hábito de sentar no chão?

Sim, existem pessoas que se sentam no chão. Existem até culturas e países onde essa posição é normal. No entanto, há todo um debate em torno desta postura. É importante destacar os detalhes para entender a maneira mais correta de se sentar.

Efeitos na saúde de sentar em uma cadeira

Permanecer muito tempo sentado afeta a saúde. Lembre-se de que estamos usando menos energia do que quando estamos em movimento. É justamente por isso que doenças como a obesidade, hipertensão, diabetes e níveis elevados de colesterol estão associadas ao tempo que passamos nessa posição.

Ainda são necessários mais estudos a esse respeito, mas as evidências mostram que o movimento é necessário, mesmo em baixa intensidade. Isso reduz o risco de eventos cardiovasculares maiores, como ataque cardíaco ou derrame.

Os benefícios de sentar no chão

Há um debate constante sobre esta posição. Pode não ser muito confortável no início, mas tem um impacto positivo no corpo. Vejamos alguns dos benefícios de sentar no chão.

1. Você se mantém mais ativo

Sentar no chão ou ficar agachado ativa mais os músculos. Isso evita dores nas costas. Não é a cura mágica para problemas na região lombar, mas ajuda, desde que você respeite a simetria do eixo do corpo.

Mulher de cócoras
Na gravidez e no parto, a posição de cócoras pode trazer benefícios para a mãe e o feto.

2. O corpo é projetado para defecar assim

Esta é a afirmação que alguns defendem. Estar agachado permite um ângulo melhor entre o intestino grosso, o reto e o ânus. Assim, as fezes saem com mais facilidade, pois nesta posição os esfíncteres e o assoalho pélvico se equilibram.

3. Recomendado no período expulsivo do parto

Quando a mulher está agachada, isso permite uma maior abertura para a passagem do bebê. Essa postura é uma das mais utilizadas no mundo animal no momento do parto, já que o diâmetro da pelve se expande com mais facilidade.

Não é só isso, mas por estar em posição vertical, a gravidade ajuda, diminuindo os esforços para empurrar. Além de auxiliar nas contrações, a posição favorece a pressão do feto sobre o colo do útero, o que contribui para um parto mais simples e fluido. Outra vantagem é que essa posição ajuda a reduzir as lacerações dos tecidos moles.

4. Melhora a postura e a dor no pescoço

Sentar no chão ajuda a aliviar a pressão do pescoço, já que essa posição mantém os tecidos conjuntivos elásticos e flexíveis, ao contrário do que acontece estando em uma cadeira, que os endurece.

Precauções ao sentar no chão

Nem tudo é positivo. Agachar-se ou sentar no chão pode levar a certos tipos de problemas aos quais devemos prestar atenção. Vejamos quais são.

1. Ficar de joelhos

Ajoelhar exerce pressão sobre os joelhos e as articulações do tornozelo. Se você sentir dor ou dormência nas extremidades, tente ficar de joelhos com um dos pés no chão.

2. Equilíbrio

Ao ajoelhar-se há menos estabilidade, uma vez que os glúteos ficam acima do solo. Se houver qualquer tipo de dificuldade para se manter estável, segure-se na parede ou no sofá e mude de posição se houver dor.

3. Como sentar de pernas cruzadas

Sentar com as pernas cruzadas pode piorar problemas como dor lombar e má postura. Mas se você decidir fazer isso, não se curve e mantenha sua coluna em uma posição neutra. Coloque o peso nos quadris, e não nos seus pés.

Posições para sentar no chão

Existem várias posições para sentar no chão e testar os benefícios dessa postura. Estas são apenas algumas:

1. De joelhos

Levante-se e passe uma perna atrás do corpo, transferindo o peso para a perna da frente. Abaixe lentamente o joelho de trás em direção ao chão e mantenha os dedos dos pés no chão com o tornozelo flexionado.

Coloque os ombros sobre os quadris e abaixe o joelho da frente até o chão. Afaste os joelhos na largura dos ombros e descanse os glúteos sobre os calcanhares.

2. Com as pernas cruzadas

Sente-se no chão. Dobre os joelhos e mova-os para fora. Coloque um pé sob o joelho oposto e, em seguida, transfira o peso para os quadris em vez de para os pés. Coloque a barriga sobre os quadris.

Uma forma de reduzir a pressão sobre os quadris é sentar-se na borda de um cobertor dobrado ou em almofadas.

3. Sente-se curvado

Esta posição pode ajudar com doenças no joelho ou tornozelo. Tente sentar no chão dobrando os joelhos e apoiando os pés no piso. Coloque os pés mais separados do que a largura do quadril e mantenha a barriga sobre os quadris.

4. Agachamento

Fique em pé com os pés separados na largura do quadril. Coloque os pés no chão e abaixe os glúteos lentamente até quase tocarem o chão. Mantenha os ombros e o peito retos.

Sentar no chão em ambiente natural
Sentar no chão em ambientes naturais favorece a conexão com o meio ambiente.

Não deixe de ler: 4 posturas que devemos corrigir

Sentar no chão tem algum efeito colateral?

Como em tudo, deve-se tomar precauções e ter consciência dos possíveis problemas que você poderia sofrer ao sentar-se no chão. Nessa posição, o peso do corpo está focado nas extremidades inferiores, de modo que há pressão nos joelhos e tornozelos. Esse peso pode diminuir a circulação nas extremidades inferiores.

Se você tiver alguma contraindicação médica, como problemas nos quadris, joelhos e tornozelos, é melhor evitar esta posição. Fazer isso pode enfraquecer ainda mais as articulações. Além disso, haverá problemas na hora de se levantar novamente.

Portanto, sentar-se no chão pode ser benéfico para a sua saúde se você souber como fazê-lo e adotá-lo como um bom hábito para cuidar do seu corpo.

Pode interessar a você...
Afinal, qual é a postura correta?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Afinal, qual é a postura correta?

Se sentar "mal" realmente causa dor? Para responder a isso, primeiramente é preciso saber qual é a postura correta. Confira neste artigo!



  • Laskowski E. ¿Cuáles son los riesgos de estar sentado mucho tiempo? [Internet]. Mayo Clinic. 21/08/2020 [Consultado 24/01/2021]. Disponible en https://www.mayoclinic.org/es-es/healthy-lifestyle/adult-health/expert-answers/sitting/faq-20058005
  • Lugones M. El parto en diferentes posiciones a través de la ciencia, la historia y la cultura. Revista Cubana de Ginecología y Obstetricia 2012;38(1):134-145.
  • Romero Añanca, Katia, and Milagros Yenifer Vargas Baca. “Relación entre los partos verticales y desgarros perineales en pacientes atendidas en el Centro de Salud de Belenpampa, enero a junio–2018.” (2018).