Remédios naturais para limpar os rins

· 24 de janeiro de 2014
A água do mar contém todos os minerais que o nosso organismo precisa na proporção certa. Além disso, é um regulador de todos os líquidos do nosso corpo.

Os rins são órgãos vitais e imprescindíveis para a vida. Dentre suas funções, destaca-se a de manter o sangue limpo e equilibrado. Pensando nisso, hoje falaremos sobre alguns remédios naturais para limpar os rins.

Alguns sintomas, como a falta de energia, retenção de líquidos, bolsas debaixo dos olhos, pálpebras inflamadas, dores lombares ou problemas com o cabelo, alguns tipos de surdez ou dor nos joelhos, nos indicam que os rins não estão funcionando bem.

A seguir, apresentaremos algumas dicas e remédios para manter os rins saudáveis.

Alimentos prejudiciais

Existem alguns alimentos que debilitam a função dos rins:

  • Leite e derivados lácteos
  • Açúcar branco
  • Sal
  • Alguns medicamentos

O consumo de proteína deve ser limitado, principalmente a de origem animal, já que sobrecarrega os rins.

Recomendamos a leitura: 5 conselhos para ter rins saudáveis

para limpar os rins

Beber água para limpar os rins

É preciso tomar água ao longo do dia, entre as refeições, segundo nossas necessidades, ritmo de vida, época do ano, etc. Também não se deve abusar da água, exceto quando os rins estiverem inflamados. Mas tente manter o corpo sempre bem hidratado.

É muito importante beber água morna, em jejum, para pôr o organismo em funcionamento.

Suar

O suor funciona como um terceiro rim, já que nos ajuda a eliminar líquidos e assim evita a sobrecarga sobre este órgão. Para suar, o ideal é realizar exercícios habitualmente.

Para aqueles que têm dificuldade para suar de maneira natural, infusões quentes de gengibre são boas pedidas, pois serão de grande ajuda.

Calor

Os rins são, junto com o fígado, os órgãos do corpo que necessitam de mais calor, principalmente no inverno, já que possuem uma tendência natural a se esfriarem.

Por isso, devemos proteger bem a região ou aplicar bolsas térmicas de água quente, que desempenharão a função de aquecê-la.

Também podemos massagear a região com óleo essencial de zimbro, previamente misturado com um pouco de óleo vegetal de babosa.

Esse óleo, além de tratar dos rins e fornecer calor, é energizante, melhora a circulação e potencializa a cura de infecções intestinais.

Plantas medicinais

Recomendamos o consumo constante de infusões de:

  • Cavalinha: além de ser rica em minerais como o silício, esta planta nos ajuda a eliminar líquidos e, ao mesmo tempo, contribui para desinflamar os rins.
  • Uva-ursina: é boa por excelência na prevenção e tratamento de infecções urinárias recorrentes.
  • Raiz de bardana: é ótima para limpar os rins, além de ajudar também o fígado e a vesícula. Suas folhas também são antibióticas.
  • Arenaria: ajuda a dissolver e eliminar cálculos renais.

Caldos de cebola

Devem ser tomados quando acharmos conveniente. Ele nos beneficiará com as propriedades medicinais da cebola, que ajuda a limpar e desinflamar os rins.

Ferva a cebola com água e beba a goles curtos ao longo do dia.

caldo-cebola-Lablascovegmenu

A melancia para limpar os rins

A melancia é uma fruta excelente para o rim graças ao seu alto teor de água. Ajuda a limpar o sangue e eliminar o excesso de líquidos. Podemos comê-la diretamente ou batida com as sementes, em forma de um suco delicioso e refrescante.

melancia-robbplusjessie

O salsão

É um grande depurativo e alcalinizante, que também ajuda a eliminar os cálculos renais. Pode ser cozido em caldos de verduras e sopas ou cru, em vitaminas ou saladas.

Descubra: 5 bebidas à base de ervas para prevenir pedras nos rins

Água do mar para limpar os rins

A agua do mar funciona como um suplemento natural muito equilibrado. Mesmo que seja salgada, contém todos os minerais que nosso organismo necessita em sua proporção certa, e, além disso, é reguladora dos líquidos de nosso corpo.

Assim, se houver líquido em excesso em nosso corpo, a água do mar funciona como um diurético, e se faltar líquido, ela nos hidrata. Mas claro, esta não é aquela água retirada diretamente do mar.

A água do mar utilizada como base de medicamentos deve passar por uma série de testes de padrão, logo, esta deve ser comprada em lojas naturais ou farmácias.

É recomendável tomar uma colher de sopa antes das refeições.

Envoltório para limpar o rim

Para realizar esta técnica, precisaremos da ajuda de outra pessoa. Deite em uma cama ou tapete, forrados com uma toalha em baixo.

A pessoa que for ajudar, deverá colocar uma capa de toalhas secas sobre todo o seu corpo e depois uma segunda capa de toalhas molhadas com água quente por cima e, por fim, uma última capa de toalhas secas.

Todas as regiões do corpo devem ficar bem quentes e cobertas pelas toalhas; não podem sobrar regiões frias ou expostas, nem correntes de ar.

Você deve ficar assim durante 45 minutos para que sue e libere os rins das sobrecargas.

Cuidado com a hipertensão arterial

A pressão arterial alta pode danificar os pequenos vasos sanguíneos existentes nos rins, nesse caso, os vasos danificados não conseguem filtrar corretamente as toxinas do sangue.